Um exemplo em avaliação de língua portuguesa a partir da noção de gênero discursivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Vânia
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/533
Resumo: Apresento um exemplo de avaliação em língua portuguesa para candidatos ao ensino superior concebida segundo a noção de ensino via gêneros discursivos. O objetivo é mostrar a aplicação, a operacionalização de uma perspectiva teórica para o ensino de língua materna sugerida pelos documentos oficiais que fixam os parâmetros educacionais no Brasil, e cuja implementação ainda é restrita. Os dados provêm de provas do processo vestibular da Universidade Federal de Goiás, as quais avaliam conhecimento lingüístico, leitura e produção de texto. - This paper presents an example of evaluation in Portuguese language for candidate in higher education designed according to the notion of teaching via genres. The goal is to show the application of a theoretical approach to the teaching of language suggested by official documents that set out the educational parameters in Brazil and whose implementation is still restricted. The data comes from evidence in the proceeding vestibular in Federal University of Goias, which evaluates linguistic knowledge, reading and text production.
id RCAP_5fc90ecbe7b4a40d53514629f6311c3a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/533
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um exemplo em avaliação de língua portuguesa a partir da noção de gênero discursivoAvaliaçãoLíngua portuguesaGênero discursivoApresento um exemplo de avaliação em língua portuguesa para candidatos ao ensino superior concebida segundo a noção de ensino via gêneros discursivos. O objetivo é mostrar a aplicação, a operacionalização de uma perspectiva teórica para o ensino de língua materna sugerida pelos documentos oficiais que fixam os parâmetros educacionais no Brasil, e cuja implementação ainda é restrita. Os dados provêm de provas do processo vestibular da Universidade Federal de Goiás, as quais avaliam conhecimento lingüístico, leitura e produção de texto. - This paper presents an example of evaluation in Portuguese language for candidate in higher education designed according to the notion of teaching via genres. The goal is to show the application of a theoretical approach to the teaching of language suggested by official documents that set out the educational parameters in Brazil and whose implementation is still restricted. The data comes from evidence in the proceeding vestibular in Federal University of Goias, which evaluates linguistic knowledge, reading and text production.Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémGalvão, Vânia2011-08-25T10:01:38Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/533porGalvão,V. (2011). Um exemplo em avaliação de língua portuguesa a partir da noção de gênero discursivo. Revista Interacções,19(7),156-1731646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:29:26Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/533Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:05.497741Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um exemplo em avaliação de língua portuguesa a partir da noção de gênero discursivo
title Um exemplo em avaliação de língua portuguesa a partir da noção de gênero discursivo
spellingShingle Um exemplo em avaliação de língua portuguesa a partir da noção de gênero discursivo
Galvão, Vânia
Avaliação
Língua portuguesa
Gênero discursivo
title_short Um exemplo em avaliação de língua portuguesa a partir da noção de gênero discursivo
title_full Um exemplo em avaliação de língua portuguesa a partir da noção de gênero discursivo
title_fullStr Um exemplo em avaliação de língua portuguesa a partir da noção de gênero discursivo
title_full_unstemmed Um exemplo em avaliação de língua portuguesa a partir da noção de gênero discursivo
title_sort Um exemplo em avaliação de língua portuguesa a partir da noção de gênero discursivo
author Galvão, Vânia
author_facet Galvão, Vânia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão, Vânia
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Língua portuguesa
Gênero discursivo
topic Avaliação
Língua portuguesa
Gênero discursivo
description Apresento um exemplo de avaliação em língua portuguesa para candidatos ao ensino superior concebida segundo a noção de ensino via gêneros discursivos. O objetivo é mostrar a aplicação, a operacionalização de uma perspectiva teórica para o ensino de língua materna sugerida pelos documentos oficiais que fixam os parâmetros educacionais no Brasil, e cuja implementação ainda é restrita. Os dados provêm de provas do processo vestibular da Universidade Federal de Goiás, as quais avaliam conhecimento lingüístico, leitura e produção de texto. - This paper presents an example of evaluation in Portuguese language for candidate in higher education designed according to the notion of teaching via genres. The goal is to show the application of a theoretical approach to the teaching of language suggested by official documents that set out the educational parameters in Brazil and whose implementation is still restricted. The data comes from evidence in the proceeding vestibular in Federal University of Goias, which evaluates linguistic knowledge, reading and text production.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-25T10:01:38Z
2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/533
url http://hdl.handle.net/10400.15/533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Galvão,V. (2011). Um exemplo em avaliação de língua portuguesa a partir da noção de gênero discursivo. Revista Interacções,19(7),156-173
1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137021793402880