Um exemplo em avaliação de língua portuguesa a partir da noção de gênero discursivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/533 |
Resumo: | Apresento um exemplo de avaliação em língua portuguesa para candidatos ao ensino superior concebida segundo a noção de ensino via gêneros discursivos. O objetivo é mostrar a aplicação, a operacionalização de uma perspectiva teórica para o ensino de língua materna sugerida pelos documentos oficiais que fixam os parâmetros educacionais no Brasil, e cuja implementação ainda é restrita. Os dados provêm de provas do processo vestibular da Universidade Federal de Goiás, as quais avaliam conhecimento lingüístico, leitura e produção de texto. - This paper presents an example of evaluation in Portuguese language for candidate in higher education designed according to the notion of teaching via genres. The goal is to show the application of a theoretical approach to the teaching of language suggested by official documents that set out the educational parameters in Brazil and whose implementation is still restricted. The data comes from evidence in the proceeding vestibular in Federal University of Goias, which evaluates linguistic knowledge, reading and text production. |
id |
RCAP_5fc90ecbe7b4a40d53514629f6311c3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/533 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um exemplo em avaliação de língua portuguesa a partir da noção de gênero discursivoAvaliaçãoLíngua portuguesaGênero discursivoApresento um exemplo de avaliação em língua portuguesa para candidatos ao ensino superior concebida segundo a noção de ensino via gêneros discursivos. O objetivo é mostrar a aplicação, a operacionalização de uma perspectiva teórica para o ensino de língua materna sugerida pelos documentos oficiais que fixam os parâmetros educacionais no Brasil, e cuja implementação ainda é restrita. Os dados provêm de provas do processo vestibular da Universidade Federal de Goiás, as quais avaliam conhecimento lingüístico, leitura e produção de texto. - This paper presents an example of evaluation in Portuguese language for candidate in higher education designed according to the notion of teaching via genres. The goal is to show the application of a theoretical approach to the teaching of language suggested by official documents that set out the educational parameters in Brazil and whose implementation is still restricted. The data comes from evidence in the proceeding vestibular in Federal University of Goias, which evaluates linguistic knowledge, reading and text production.Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémGalvão, Vânia2011-08-25T10:01:38Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/533porGalvão,V. (2011). Um exemplo em avaliação de língua portuguesa a partir da noção de gênero discursivo. Revista Interacções,19(7),156-1731646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:29:26Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/533Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:05.497741Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um exemplo em avaliação de língua portuguesa a partir da noção de gênero discursivo |
title |
Um exemplo em avaliação de língua portuguesa a partir da noção de gênero discursivo |
spellingShingle |
Um exemplo em avaliação de língua portuguesa a partir da noção de gênero discursivo Galvão, Vânia Avaliação Língua portuguesa Gênero discursivo |
title_short |
Um exemplo em avaliação de língua portuguesa a partir da noção de gênero discursivo |
title_full |
Um exemplo em avaliação de língua portuguesa a partir da noção de gênero discursivo |
title_fullStr |
Um exemplo em avaliação de língua portuguesa a partir da noção de gênero discursivo |
title_full_unstemmed |
Um exemplo em avaliação de língua portuguesa a partir da noção de gênero discursivo |
title_sort |
Um exemplo em avaliação de língua portuguesa a partir da noção de gênero discursivo |
author |
Galvão, Vânia |
author_facet |
Galvão, Vânia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galvão, Vânia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Língua portuguesa Gênero discursivo |
topic |
Avaliação Língua portuguesa Gênero discursivo |
description |
Apresento um exemplo de avaliação em língua portuguesa para candidatos ao ensino superior concebida segundo a noção de ensino via gêneros discursivos. O objetivo é mostrar a aplicação, a operacionalização de uma perspectiva teórica para o ensino de língua materna sugerida pelos documentos oficiais que fixam os parâmetros educacionais no Brasil, e cuja implementação ainda é restrita. Os dados provêm de provas do processo vestibular da Universidade Federal de Goiás, as quais avaliam conhecimento lingüístico, leitura e produção de texto. - This paper presents an example of evaluation in Portuguese language for candidate in higher education designed according to the notion of teaching via genres. The goal is to show the application of a theoretical approach to the teaching of language suggested by official documents that set out the educational parameters in Brazil and whose implementation is still restricted. The data comes from evidence in the proceeding vestibular in Federal University of Goias, which evaluates linguistic knowledge, reading and text production. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-25T10:01:38Z 2011 2011-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/533 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Galvão,V. (2011). Um exemplo em avaliação de língua portuguesa a partir da noção de gênero discursivo. Revista Interacções,19(7),156-173 1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137021793402880 |