Humor em curto-circuito: a ironia e os efeitos do ridículo no documentário brasileiro contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Paula
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/616
Resumo: Esta pesquisa visa à análise dos documentários brasileiros Violência S. A. (Newton Cannito, Eduardo Benaim e Jorge Jafet, 2005); Jesus no Mundo Maravilha (Newton Cannito, 2007); Um lugar ao sol (Gabriel Mascaro, 2009); Pacific (Marcelo Pedroso, 2009); Banco imobiliário (Miguel Antunes Ramos, 2016) e Turn off (Carlos Segundo, 2013). Ao voltar o olhar para esses filmes, que apresentam asserções irônicas sobre questões sociais e/ou o discurso de seus entrevistados, a pesquisa pretende refletir sobre temas caros ao campo do documentário. Os principais temas que serão discutidos são: as estratégias discursivas que divergem da tradição dos “discursos de sobriedade”; as especificidades do contrato estabelecido entre o documentarista e os atores sociais de documentários irônicos e a utilização da ironia e do ridículo para o retrato de inimigos e de vítimas sociais.
id RCAP_5fd2235acb3108aac1337d37d883937b
oai_identifier_str oai:doc.ubi.pt:article/616
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Humor em curto-circuito: a ironia e os efeitos do ridículo no documentário brasileiro contemporâneoHumor em curto-circuito: a ironia e os efeitos do ridículo no documentário brasileiro contemporâneoHumor em curto-circuito: a ironia e os efeitos do ridículo no documentário brasileiro contemporâneoHumor em curto-circuito: a ironia e os efeitos do ridículo no documentário brasileiro contemporâneohumor, cinema brasileiro, documentário, ironia, ridículohumor, cinema brasileiro, documentário, ironia, ridículohumor, cinema brasileiro, documentário, ironia, ridículoEsta pesquisa visa à análise dos documentários brasileiros Violência S. A. (Newton Cannito, Eduardo Benaim e Jorge Jafet, 2005); Jesus no Mundo Maravilha (Newton Cannito, 2007); Um lugar ao sol (Gabriel Mascaro, 2009); Pacific (Marcelo Pedroso, 2009); Banco imobiliário (Miguel Antunes Ramos, 2016) e Turn off (Carlos Segundo, 2013). Ao voltar o olhar para esses filmes, que apresentam asserções irônicas sobre questões sociais e/ou o discurso de seus entrevistados, a pesquisa pretende refletir sobre temas caros ao campo do documentário. Os principais temas que serão discutidos são: as estratégias discursivas que divergem da tradição dos “discursos de sobriedade”; as especificidades do contrato estabelecido entre o documentarista e os atores sociais de documentários irônicos e a utilização da ironia e do ridículo para o retrato de inimigos e de vítimas sociais.Esta pesquisa visa à análise dos documentários brasileiros Violência S. A. (Newton Cannito, Eduardo Benaim e Jorge Jafet, 2005); Jesus no Mundo Maravilha (Newton Cannito, 2007); Um lugar ao sol (Gabriel Mascaro, 2009); Pacific (Marcelo Pedroso, 2009); Banco imobiliário (Miguel Antunes Ramos, 2016) e Turn off (Carlos Segundo, 2013). Ao voltar o olhar para esses filmes, que apresentam asserções irônicas sobre questões sociais e/ou o discurso de seus entrevistados, a pesquisa pretende refletir sobre temas caros ao campo do documentário. Os principais temas que serão discutidos são: as estratégias discursivas que divergem da tradição dos “discursos de sobriedade”; as especificidades do contrato estabelecido entre o documentarista e os atores sociais de documentários irônicos e a utilização da ironia e do ridículo para o retrato de inimigos e de vítimas sociais.Esta pesquisa visa à análise dos documentários brasileiros Violência S. A. (Newton Cannito, Eduardo Benaim e Jorge Jafet, 2005); Jesus no Mundo Maravilha (Newton Cannito, 2007); Um lugar ao sol (Gabriel Mascaro, 2009); Pacific (Marcelo Pedroso, 2009); Banco imobiliário (Miguel Antunes Ramos, 2016) e Turn off (Carlos Segundo, 2013). Ao voltar o olhar para esses filmes, que apresentam asserções irônicas sobre questões sociais e/ou o discurso de seus entrevistados, a pesquisa pretende refletir sobre temas caros ao campo do documentário. Os principais temas que serão discutidos são: as estratégias discursivas que divergem da tradição dos “discursos de sobriedade”; as especificidades do contrato estabelecido entre o documentarista e os atores sociais de documentários irônicos e a utilização da ironia e do ridículo para o retrato de inimigos e de vítimas sociais.Esta pesquisa visa à análise dos documentários brasileiros Violência S. A. (Newton Cannito, Eduardo Benaim e Jorge Jafet, 2005); Jesus no Mundo Maravilha (Newton Cannito, 2007); Um lugar ao sol (Gabriel Mascaro, 2009); Pacific (Marcelo Pedroso, 2009); Banco imobiliário (Miguel Antunes Ramos, 2016) e Turn off (Carlos Segundo, 2013). Ao voltar o olhar para esses filmes, que apresentam asserções irônicas sobre questões sociais e/ou o discurso de seus entrevistados, a pesquisa pretende refletir sobre temas caros ao campo do documentário. Os principais temas que serão discutidos são: as estratégias discursivas que divergem da tradição dos “discursos de sobriedade”; as especificidades do contrato estabelecido entre o documentarista e os atores sociais de documentários irônicos e a utilização da ironia e do ridículo para o retrato de inimigos e de vítimas sociais.DOC On-lineDOC On-lineDOC On-lineDOC On-line2019-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/616oai:doc.ubi.pt:article/616DOC On-line; n. 25: DOCUMENTÁRIO E ATIVISMO | Documental y activismo | Documentary and activism | Documentaire et activismDOC On-line; n. 25: DOCUMENTÁRIO E ATIVISMO | Documental y activismo | Documentary and activism | Documentaire et activismDOC On-line; n. 25: DOCUMENTÁRIO E ATIVISMO | Documental y activismo | Documentary and activism | Documentaire et activismDOC On-line; n. 25: DOCUMENTÁRIO E ATIVISMO | Documental y activismo | Documentary and activism | Documentaire et activism1646-477Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/616http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/616/378Copyright (c) 2019 DOC On-lineinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Paula2022-12-03T05:25:36ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Humor em curto-circuito: a ironia e os efeitos do ridículo no documentário brasileiro contemporâneo
Humor em curto-circuito: a ironia e os efeitos do ridículo no documentário brasileiro contemporâneo
Humor em curto-circuito: a ironia e os efeitos do ridículo no documentário brasileiro contemporâneo
Humor em curto-circuito: a ironia e os efeitos do ridículo no documentário brasileiro contemporâneo
title Humor em curto-circuito: a ironia e os efeitos do ridículo no documentário brasileiro contemporâneo
spellingShingle Humor em curto-circuito: a ironia e os efeitos do ridículo no documentário brasileiro contemporâneo
Gomes, Paula
humor, cinema brasileiro, documentário, ironia, ridículo
humor, cinema brasileiro, documentário, ironia, ridículo
humor, cinema brasileiro, documentário, ironia, ridículo
title_short Humor em curto-circuito: a ironia e os efeitos do ridículo no documentário brasileiro contemporâneo
title_full Humor em curto-circuito: a ironia e os efeitos do ridículo no documentário brasileiro contemporâneo
title_fullStr Humor em curto-circuito: a ironia e os efeitos do ridículo no documentário brasileiro contemporâneo
title_full_unstemmed Humor em curto-circuito: a ironia e os efeitos do ridículo no documentário brasileiro contemporâneo
title_sort Humor em curto-circuito: a ironia e os efeitos do ridículo no documentário brasileiro contemporâneo
author Gomes, Paula
author_facet Gomes, Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Paula
dc.subject.por.fl_str_mv humor, cinema brasileiro, documentário, ironia, ridículo
humor, cinema brasileiro, documentário, ironia, ridículo
humor, cinema brasileiro, documentário, ironia, ridículo
topic humor, cinema brasileiro, documentário, ironia, ridículo
humor, cinema brasileiro, documentário, ironia, ridículo
humor, cinema brasileiro, documentário, ironia, ridículo
description Esta pesquisa visa à análise dos documentários brasileiros Violência S. A. (Newton Cannito, Eduardo Benaim e Jorge Jafet, 2005); Jesus no Mundo Maravilha (Newton Cannito, 2007); Um lugar ao sol (Gabriel Mascaro, 2009); Pacific (Marcelo Pedroso, 2009); Banco imobiliário (Miguel Antunes Ramos, 2016) e Turn off (Carlos Segundo, 2013). Ao voltar o olhar para esses filmes, que apresentam asserções irônicas sobre questões sociais e/ou o discurso de seus entrevistados, a pesquisa pretende refletir sobre temas caros ao campo do documentário. Os principais temas que serão discutidos são: as estratégias discursivas que divergem da tradição dos “discursos de sobriedade”; as especificidades do contrato estabelecido entre o documentarista e os atores sociais de documentários irônicos e a utilização da ironia e do ridículo para o retrato de inimigos e de vítimas sociais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/616
oai:doc.ubi.pt:article/616
url http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/616
identifier_str_mv oai:doc.ubi.pt:article/616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/616
http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/616/378
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 DOC On-line
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 DOC On-line
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
publisher.none.fl_str_mv DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
dc.source.none.fl_str_mv DOC On-line; n. 25: DOCUMENTÁRIO E ATIVISMO | Documental y activismo | Documentary and activism | Documentaire et activism
DOC On-line; n. 25: DOCUMENTÁRIO E ATIVISMO | Documental y activismo | Documentary and activism | Documentaire et activism
DOC On-line; n. 25: DOCUMENTÁRIO E ATIVISMO | Documental y activismo | Documentary and activism | Documentaire et activism
DOC On-line; n. 25: DOCUMENTÁRIO E ATIVISMO | Documental y activismo | Documentary and activism | Documentaire et activism
1646-477X
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301617965531136