O desenvolvimento motívico como processo e ferramenta de ensino e auxílio à improvisação jazzística em combo no ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Andreia Maria da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17438
Resumo: A prática de música de conjunto na área específica do Instrumento/Jazz revela-se fundamental para o desenvolvimento técnico e expressivo dos alunos. No caso particular da disciplina de Combo, disciplina dos cursos secundário e profissional de música em vigor nas escolas de música do nosso país, os alunos são convidados não só à prática da música de conjunto pré-determinada em partitura, mas ainda à prática da improvisação. Neste sentido, questionámo-nos se a aplicação de uma estratégia específica – o desenvolvimento motívico - poderia, ou não, desenvolver de forma mais significativa as competências e os conteúdos musicais adquiridos por esses mesmos alunos na referida disciplina. Esta dissertação pretende assim mostrar de que forma o desenvolvimento motívico e a aplicação e uso de motivos melódicos e rítmicos na prática da improvisação e na prática da música de conjunto, podem ser utilizados como ferramenta de auxílio à improvisação em grupo. Simultaneamente, também se pretende verificar da importância que o desenvolvimento motívico tem no desenvolvimento da capacidade de improvisação destes mesmos alunos. Este projeto também averiguará de que forma esta ferramenta pode ser utilizada em aulas de grupo, especificamente em aulas de combo. Na aplicação desta investigação, podemos determinar e analisar a evolução dos alunos, e o uso que estes fazem destas ferramentas enquanto improvisam e realizam a sua prática instrumental. Esta investigação foi implementada a um total de 12 alunos do curso profissional de instrumentista jazz do Conservatório de Música de Coimbra (CMC), alunos esses que foram distribuídos por um grupo de experimental (onde implementamos a metodologia desenvolvida), e por um grupo controlo. Como ferramentas de obtenção de dados foram efetuados três momentos de avaliação os quais foram apreciados por um júri composto por três elementos da especialidade. Foram ainda elaboradas entrevistas semi-estruturadas a 4 professores da área do Jazz de forma a indagar e perceber sobre a pertinência deste estudo.
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