Relação entre a percepção da autoeficácia académica e o engagement de estudantes de engenharia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Alexandra Ribeiro
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro, Almeida, Leandro S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/32004
Resumo: A autoeficácia refere-se às crenças que o indivíduo tem nas suas próprias capacidades para organizar e executar as ações necessárias à concretização de determinados objetivos. Por seu lado, engagement refere-se ao estado psicológico positivo e motivacional, relacionado com o bem-estar individual. Nesta investigação procurou-se estabelecer a relação entre estas duas variáveis, assumindo uma hipótese de associação positiva entre a autoeficácia e o engagement, tomando estudantes do Ensino Superior de diferentes ramos da Engenharia. A amostra foi constituída por 361 estudantes (M = 20.54; DP = 4.24). A avaliação da autoeficácia e do engagement foi realizada através da aplicação dos questionários aos estudantes em sala de aula. Os resultados revelam uma associação positiva e significativa, sendo maior a associação encontrada entre a dimensão comportamental do engagement e a autoeficácia, estando também estas duas variáveis positivamente associadas ao rendimento académico. Nesta comunicação apresentam-se e discutem-se estes resultados e as suas implicações na investigação e prática psicológica.
id RCAP_5fde0f75a30f232e57569dd216821bef
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32004
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relação entre a percepção da autoeficácia académica e o engagement de estudantes de engenhariaEnsino superiorAutoeficácia académicaEngagementSucesso académicoA autoeficácia refere-se às crenças que o indivíduo tem nas suas próprias capacidades para organizar e executar as ações necessárias à concretização de determinados objetivos. Por seu lado, engagement refere-se ao estado psicológico positivo e motivacional, relacionado com o bem-estar individual. Nesta investigação procurou-se estabelecer a relação entre estas duas variáveis, assumindo uma hipótese de associação positiva entre a autoeficácia e o engagement, tomando estudantes do Ensino Superior de diferentes ramos da Engenharia. A amostra foi constituída por 361 estudantes (M = 20.54; DP = 4.24). A avaliação da autoeficácia e do engagement foi realizada através da aplicação dos questionários aos estudantes em sala de aula. Os resultados revelam uma associação positiva e significativa, sendo maior a associação encontrada entre a dimensão comportamental do engagement e a autoeficácia, estando também estas duas variáveis positivamente associadas ao rendimento académico. Nesta comunicação apresentam-se e discutem-se estes resultados e as suas implicações na investigação e prática psicológica.Universidade do MinhoInstituto Politécnico do PortoAsociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia y Mayores (INFAD)Universidade do MinhoCosta, Alexandra RibeiroAraújo, Alexandra Maria Dantas de CastroAlmeida, Leandro S.20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/32004por0214-9877http://infad.eu/RevistaINFAD/index.php/publicaciones/revista-infad-2014/no1-volumen-2-pp.-307/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:10:17Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32004Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:01:52.452158Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre a percepção da autoeficácia académica e o engagement de estudantes de engenharia
title Relação entre a percepção da autoeficácia académica e o engagement de estudantes de engenharia
spellingShingle Relação entre a percepção da autoeficácia académica e o engagement de estudantes de engenharia
Costa, Alexandra Ribeiro
Ensino superior
Autoeficácia académica
Engagement
Sucesso académico
title_short Relação entre a percepção da autoeficácia académica e o engagement de estudantes de engenharia
title_full Relação entre a percepção da autoeficácia académica e o engagement de estudantes de engenharia
title_fullStr Relação entre a percepção da autoeficácia académica e o engagement de estudantes de engenharia
title_full_unstemmed Relação entre a percepção da autoeficácia académica e o engagement de estudantes de engenharia
title_sort Relação entre a percepção da autoeficácia académica e o engagement de estudantes de engenharia
author Costa, Alexandra Ribeiro
author_facet Costa, Alexandra Ribeiro
Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro
Almeida, Leandro S.
author_role author
author2 Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro
Almeida, Leandro S.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Alexandra Ribeiro
Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro
Almeida, Leandro S.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Autoeficácia académica
Engagement
Sucesso académico
topic Ensino superior
Autoeficácia académica
Engagement
Sucesso académico
description A autoeficácia refere-se às crenças que o indivíduo tem nas suas próprias capacidades para organizar e executar as ações necessárias à concretização de determinados objetivos. Por seu lado, engagement refere-se ao estado psicológico positivo e motivacional, relacionado com o bem-estar individual. Nesta investigação procurou-se estabelecer a relação entre estas duas variáveis, assumindo uma hipótese de associação positiva entre a autoeficácia e o engagement, tomando estudantes do Ensino Superior de diferentes ramos da Engenharia. A amostra foi constituída por 361 estudantes (M = 20.54; DP = 4.24). A avaliação da autoeficácia e do engagement foi realizada através da aplicação dos questionários aos estudantes em sala de aula. Os resultados revelam uma associação positiva e significativa, sendo maior a associação encontrada entre a dimensão comportamental do engagement e a autoeficácia, estando também estas duas variáveis positivamente associadas ao rendimento académico. Nesta comunicação apresentam-se e discutem-se estes resultados e as suas implicações na investigação e prática psicológica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/32004
url http://hdl.handle.net/1822/32004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0214-9877
http://infad.eu/RevistaINFAD/index.php/publicaciones/revista-infad-2014/no1-volumen-2-pp.-307/
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Asociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia y Mayores (INFAD)
publisher.none.fl_str_mv Asociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia y Mayores (INFAD)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132419205365760