Envolvimento académico de estudantes de engenharia: contributos para a validação interna e externa de uma escala de avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Alexandra Ribeiro
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro, Almeida, Leandro S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/30119
Resumo: Volume temático da Revista e-psi "Adaptação e sucesso académico no ensino superior"
id RCAP_3ace7137002528a4df1f3aaa466829ec
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30119
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Envolvimento académico de estudantes de engenharia: contributos para a validação interna e externa de uma escala de avaliaçãoAcademic engagement in engineering students: contributions to the internal and external validation of an assessment scaleEnsino SuperiorEnvolvimento académicoAbandonoSucesso académicoHigher educationAcademic engagementDropoutAcademic successVolume temático da Revista e-psi "Adaptação e sucesso académico no ensino superior"Face à relevância do envolvimento académico dos estudantes , e à necessidade da sua avaliação, este artigo analisa a validade interna e externa de uma escala junto de estudantes de engenharia. Uma amostra de 360 estudantes preencheu o Inventário de Envolvimento Académico de Estudantes do Ensino Superior (USEI). Os resultados da Análise Fatorial Confirmatória replicam a estrutura tridimensional do instrumento (Envolvimento Comportamental, Envolvimento Emocional e Envolvimento Cognitivo) junto desta amostra de estudantes, com índices de consistência interna situados entre .61 e .80 para as três dimensões. Em termos de validade externa, apenas a dimensão emocional está relacionada com a intenção de abandono do curso, enquanto que a dimensão comportamental é a única com o impacto estatisticamente significativo na explicação do rendimento académico dos estudantes.Given the importance of students’ academic engagement, and the need for its assessment, this paper examines the internal and external validity of a scale with a sample of engineering students. Participants included 360 students who completed the University Student Engagement Inventory (USEI). The results of Confirmatory Factor Analysis replicated the three-dimensional structure of the questionnaire (Behavioral Engagement, Emotional Engagement, and Cognitive Engagement) with this sample of students, obtaining reliability coefficients ranging from .61 to .80 for the three dimensions. In terms of external validity, only the emotional dimension is related with students’ intention to dropout, while the behavioral dimension is the only one with a statistically significant impact on students’ academic performance.Revista E-Psi & PsyAssessmentLabUniversidade do MinhoCosta, Alexandra RibeiroAraújo, Alexandra Maria Dantas de CastroAlmeida, Leandro S.2014-062014-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/30119por2182-7591info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:17:42Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30119Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:10:23.048510Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Envolvimento académico de estudantes de engenharia: contributos para a validação interna e externa de uma escala de avaliação
Academic engagement in engineering students: contributions to the internal and external validation of an assessment scale
title Envolvimento académico de estudantes de engenharia: contributos para a validação interna e externa de uma escala de avaliação
spellingShingle Envolvimento académico de estudantes de engenharia: contributos para a validação interna e externa de uma escala de avaliação
Costa, Alexandra Ribeiro
Ensino Superior
Envolvimento académico
Abandono
Sucesso académico
Higher education
Academic engagement
Dropout
Academic success
title_short Envolvimento académico de estudantes de engenharia: contributos para a validação interna e externa de uma escala de avaliação
title_full Envolvimento académico de estudantes de engenharia: contributos para a validação interna e externa de uma escala de avaliação
title_fullStr Envolvimento académico de estudantes de engenharia: contributos para a validação interna e externa de uma escala de avaliação
title_full_unstemmed Envolvimento académico de estudantes de engenharia: contributos para a validação interna e externa de uma escala de avaliação
title_sort Envolvimento académico de estudantes de engenharia: contributos para a validação interna e externa de uma escala de avaliação
author Costa, Alexandra Ribeiro
author_facet Costa, Alexandra Ribeiro
Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro
Almeida, Leandro S.
author_role author
author2 Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro
Almeida, Leandro S.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Alexandra Ribeiro
Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro
Almeida, Leandro S.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Envolvimento académico
Abandono
Sucesso académico
Higher education
Academic engagement
Dropout
Academic success
topic Ensino Superior
Envolvimento académico
Abandono
Sucesso académico
Higher education
Academic engagement
Dropout
Academic success
description Volume temático da Revista e-psi "Adaptação e sucesso académico no ensino superior"
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06
2014-06-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/30119
url https://hdl.handle.net/1822/30119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-7591
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista E-Psi & PsyAssessmentLab
publisher.none.fl_str_mv Revista E-Psi & PsyAssessmentLab
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132532230324224