Regulação de procedimentos na escola pública: entre o centralismo formal e a apropriação informal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veloso, Luísa
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Rufino, Isabel, Craveiro, Daniela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.7458/SPP201268696
Resumo: A presente análise propõe uma reflexão sobre a forma como os processos de coordenação do trabalho nas organizações escolares, ao nível da conceção e planeamento educativo, são enunciados nos relatórios de avaliação externa das escolas e pelas respetivas direções. Tem como base informação contemplada nos relatórios da avaliação externa das escolas de três regiões distintas em Portugal — Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve — e entrevistas realizadas aos dirigentes de 20 escolas. Esta abordagem permite conhecer modos de formalização dos instrumentos estruturantes e destacar a importância dos processos e mecanismos de apropriação informal (ajustamento mútuo) que têm lugar, tanto ao nível da construção como da operacionalização dos processos de regulação formais na gestão das escolas portuguesas (estandardização).
id RCAP_5ffba60575dd3251a449790e9cb4c465
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/696
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Regulação de procedimentos na escola pública: entre o centralismo formal e a apropriação informalRegulación de procedimientos en la escuela pública: entre el centralismo formal y la apropiación informalLes procédures à l’école publique: entre centralisme formel et appropriation informelleRegulação de procedimentos na escola pública: entre o centralismo formal e a apropriação informalArtigosA presente análise propõe uma reflexão sobre a forma como os processos de coordenação do trabalho nas organizações escolares, ao nível da conceção e planeamento educativo, são enunciados nos relatórios de avaliação externa das escolas e pelas respetivas direções. Tem como base informação contemplada nos relatórios da avaliação externa das escolas de três regiões distintas em Portugal — Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve — e entrevistas realizadas aos dirigentes de 20 escolas. Esta abordagem permite conhecer modos de formalização dos instrumentos estruturantes e destacar a importância dos processos e mecanismos de apropriação informal (ajustamento mútuo) que têm lugar, tanto ao nível da construção como da operacionalização dos processos de regulação formais na gestão das escolas portuguesas (estandardização).The analysis examines and reflects on the way in which the work coordination processes in school organisations, namely in terms of the conception and planning of education, are set out in the external evaluation reports of schools and by their respective boards. It is based on information in the reports of the external evaluation of schools in three distinct regions of Portugal: Lisbon and the Tagus Valley, Alentejo and Algarve, and on interviews conducted with the governors of 20 schools. This approach sheds light on the ways in which the structuring processes are formalised; it also highlights the importance of the informal appropriation processes and mechanisms (reciprocal adjustment) that take place in both the construction and operationalisation of the formal regulation processes in the management of Portuguese schools (standardisation).El presente análisis propone una reflexión sobre la forma en como los procesos de coordinación del trabajo en las organizaciones escolares, al nivel de la concepción y planeamiento educativo, son enunciados en los informes de evaluación externa de las escuelas y por las respectivas direcciones. Tiene como base información contemplada en los informes de la evaluación externa de las escuelas de tres regiones distintas en Portugal: Lisboa y Valle del Tajo, Alentejo y Algarve, y entrevistas realizadas a los dirigentes de 20 escuelas. Este abordaje permite conocer modos de formalización de los instrumentos estructurantes y destacar la importancia de los procesos y mecanismos de apropiación informal (ajuste mútuo) que tiene lugar, tanto a nivel de la construcción como de la operacionalización de los procesos de regulación formales en la gestión de las escuelas portuguesas (estandarización).Cette analyse propose une réflexion sur la manière dont les processus de coordination du travail au sein des établissements scolaires, au plan de la conception et de la planification éducative, sont énoncés dans les rapports d’évaluation externe des écoles et par leurs directions respectives. Elle se base sur l’information contenue dans les rapports d’évaluation externe des écoles de trois régions du Portugal: Lisbonne et Vallée du Tage, Alentejo et Algarve et les entretiens réalisés avec les directions des 20 écoles. Cette approche permet de connaître les modes de formalisation des instruments structurants et de souligner l’importance des processus et des mécanismes d’appropriation informelle (ajustement mutuel) qui ont lieu, tant au plan de la construction qu’à celui de l’opérationnalisation des processus de régulation formels dans la gestion des écoles portugaises (standardisation).Mundos Sociais, CIES-IUL, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)2012-05-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.7458/SPP201268696por2182-79070873-6529Veloso, LuísaRufino, IsabelCraveiro, Danielainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-28T12:16:22Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/696Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:46:24.693276Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Regulação de procedimentos na escola pública: entre o centralismo formal e a apropriação informal
Regulación de procedimientos en la escuela pública: entre el centralismo formal y la apropiación informal
Les procédures à l’école publique: entre centralisme formel et appropriation informelle
Regulação de procedimentos na escola pública: entre o centralismo formal e a apropriação informal
title Regulação de procedimentos na escola pública: entre o centralismo formal e a apropriação informal
spellingShingle Regulação de procedimentos na escola pública: entre o centralismo formal e a apropriação informal
Veloso, Luísa
Artigos
title_short Regulação de procedimentos na escola pública: entre o centralismo formal e a apropriação informal
title_full Regulação de procedimentos na escola pública: entre o centralismo formal e a apropriação informal
title_fullStr Regulação de procedimentos na escola pública: entre o centralismo formal e a apropriação informal
title_full_unstemmed Regulação de procedimentos na escola pública: entre o centralismo formal e a apropriação informal
title_sort Regulação de procedimentos na escola pública: entre o centralismo formal e a apropriação informal
author Veloso, Luísa
author_facet Veloso, Luísa
Rufino, Isabel
Craveiro, Daniela
author_role author
author2 Rufino, Isabel
Craveiro, Daniela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veloso, Luísa
Rufino, Isabel
Craveiro, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description A presente análise propõe uma reflexão sobre a forma como os processos de coordenação do trabalho nas organizações escolares, ao nível da conceção e planeamento educativo, são enunciados nos relatórios de avaliação externa das escolas e pelas respetivas direções. Tem como base informação contemplada nos relatórios da avaliação externa das escolas de três regiões distintas em Portugal — Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve — e entrevistas realizadas aos dirigentes de 20 escolas. Esta abordagem permite conhecer modos de formalização dos instrumentos estruturantes e destacar a importância dos processos e mecanismos de apropriação informal (ajustamento mútuo) que têm lugar, tanto ao nível da construção como da operacionalização dos processos de regulação formais na gestão das escolas portuguesas (estandardização).
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.7458/SPP201268696
url https://doi.org/10.7458/SPP201268696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-7907
0873-6529
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Mundos Sociais, CIES-IUL, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)
publisher.none.fl_str_mv Mundos Sociais, CIES-IUL, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131547829272576