Regulação de procedimentos na escola pública: entre o centralismo formal e a apropriação informal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292012000100006 |
Resumo: | A presente análise propõe uma reflexão sobre a forma como os processos de coordenação do trabalho nas organizações escolares, ao nível da conceção e planeamento educativo, são enunciados nos relatórios de avaliação externa das escolas e pelas respetivas direções. Tem como base informação contemplada nos relatórios da avaliação externa das escolas de três regiões distintas em Portugal - Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve - e entrevistas realizadas aos dirigentes de 20 escolas. Esta abordagem permite conhecer modos de formalização dos instrumentos estruturantes e destacar a importância dos processos e mecanismos de apropriação informal (ajustamento mútuo) que têm lugar, tanto ao nível da construção como da operacionalização dos processos de regulação formais na gestão das escolas portuguesas (estandardização). |
id |
RCAP_589eb458386068ec2cf4321a6a125c45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0873-65292012000100006 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Regulação de procedimentos na escola pública: entre o centralismo formal e a apropriação informalorganização escolarformalizaçãoestandardizaçãoajustamento mútuoA presente análise propõe uma reflexão sobre a forma como os processos de coordenação do trabalho nas organizações escolares, ao nível da conceção e planeamento educativo, são enunciados nos relatórios de avaliação externa das escolas e pelas respetivas direções. Tem como base informação contemplada nos relatórios da avaliação externa das escolas de três regiões distintas em Portugal - Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve - e entrevistas realizadas aos dirigentes de 20 escolas. Esta abordagem permite conhecer modos de formalização dos instrumentos estruturantes e destacar a importância dos processos e mecanismos de apropriação informal (ajustamento mútuo) que têm lugar, tanto ao nível da construção como da operacionalização dos processos de regulação formais na gestão das escolas portuguesas (estandardização).Editora Mundos Sociais2012-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292012000100006Sociologia, Problemas e Práticas n.68 2012reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292012000100006Veloso,LuísaRufino,IsabelCraveiro,Danielainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:10:51Zoai:scielo:S0873-65292012000100006Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:22:12.506291Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Regulação de procedimentos na escola pública: entre o centralismo formal e a apropriação informal |
title |
Regulação de procedimentos na escola pública: entre o centralismo formal e a apropriação informal |
spellingShingle |
Regulação de procedimentos na escola pública: entre o centralismo formal e a apropriação informal Veloso,Luísa organização escolar formalização estandardização ajustamento mútuo |
title_short |
Regulação de procedimentos na escola pública: entre o centralismo formal e a apropriação informal |
title_full |
Regulação de procedimentos na escola pública: entre o centralismo formal e a apropriação informal |
title_fullStr |
Regulação de procedimentos na escola pública: entre o centralismo formal e a apropriação informal |
title_full_unstemmed |
Regulação de procedimentos na escola pública: entre o centralismo formal e a apropriação informal |
title_sort |
Regulação de procedimentos na escola pública: entre o centralismo formal e a apropriação informal |
author |
Veloso,Luísa |
author_facet |
Veloso,Luísa Rufino,Isabel Craveiro,Daniela |
author_role |
author |
author2 |
Rufino,Isabel Craveiro,Daniela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veloso,Luísa Rufino,Isabel Craveiro,Daniela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
organização escolar formalização estandardização ajustamento mútuo |
topic |
organização escolar formalização estandardização ajustamento mútuo |
description |
A presente análise propõe uma reflexão sobre a forma como os processos de coordenação do trabalho nas organizações escolares, ao nível da conceção e planeamento educativo, são enunciados nos relatórios de avaliação externa das escolas e pelas respetivas direções. Tem como base informação contemplada nos relatórios da avaliação externa das escolas de três regiões distintas em Portugal - Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve - e entrevistas realizadas aos dirigentes de 20 escolas. Esta abordagem permite conhecer modos de formalização dos instrumentos estruturantes e destacar a importância dos processos e mecanismos de apropriação informal (ajustamento mútuo) que têm lugar, tanto ao nível da construção como da operacionalização dos processos de regulação formais na gestão das escolas portuguesas (estandardização). |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292012000100006 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292012000100006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292012000100006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mundos Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mundos Sociais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sociologia, Problemas e Práticas n.68 2012 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137305862078464 |