Prevenção e intervenção do bullying: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2993 |
Resumo: | Este estudo centra-se na prevenção e intervenção sobre o bullying na Escola EB 2,3 Diogo Cão. Atendendo à teoria sistémica ecológica, procurámos analisar o contributo da assistente social na prevenção e intervenção sobre o fenómeno. Este constitui uma problemática atual crescente, presente em todas as escolas e nos diferentes níveis de ensino, cuja prevenção e intervenção realizada nem sempre se revela eficaz, gerando graves consequências para as crianças e jovens que o vivenciam, tanto a curto como a longo prazo e até mesmo durante a vida adulta. Com este estudo, objetivámos realizar o diagnóstico do bullying no 2ºciclo da Escola EB Diogo Cão, a fim de demonstrar a necessidade e importância da prevenção e intervenção sobre o fenómeno, verificar a existência ou não de prevenção e intervenção sobre o bullying na escola e ainda analisar, com base na perspetiva sistémica ecológica, o contributo do Serviço Social na prevenção e intervenção do bullying na escola. A nível metodológico, o presente estudo segue a abordagem qualitativa, materializada num estudo de caso, baseando-se no interpretativismo. Como técnicas para recolha de dados, recorre ao questionário, à entrevista semidiretiva e consequentemente à análise de conteúdo. Ainda ao nível das técnicas, e por considerarmos pertinente na realização do diagnóstico do bullying, optámos, no âmbito da abordagem quantitativa, tratar os dados em SPSS. O estudo foi desenvolvido na Escola EB 2,3 Diogo Cão e a fim de concretizar os objetivos definidos, foi aplicado um questionário alunos do 5º e 6º ano de escolaridade, tendo os guiões de entrevista sido administrados à assistente social, psicóloga e professor que compõem o Gabinete de Apoio ao Aluno e ainda aos diretores de turma dos referidos alunos. Verificámos que o bullying constitui uma problemática presente na escola Diogo Cão, prevalecendo no sexo masculino, sendo a forma verbal a que mais se evidencia. As medidas existentes no âmbito da prevenção centram-se em ações de sensibilização, política anti-bullying e um blog sobre a temática, enquanto a intervenção se materializa na realização da mediação de conflitos, clube de reincidentes, acompanhamento psicológico e social, clube competências pessoais e sociais. Ao nível da prevenção e intervenção sobre o bullying, a assistente social do GAA atua numa perspetiva sistémica ecológica, uma vez que trabalha com elementos dos vários sistemas (microsistema, mesosistema, exosistema e macrosistema), afetando assim o ambiente que os rodeia, querendo isto dizer que influencia alunos que por sua vez também influenciam o meio. |
id |
RCAP_6007626197467e6c40b8aef625eeef7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/2993 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prevenção e intervenção do bullying: estudo de casoServiço socialPrevençãoIntervençãoEscolaBullyingPerspetiva sistémica ecológicaEste estudo centra-se na prevenção e intervenção sobre o bullying na Escola EB 2,3 Diogo Cão. Atendendo à teoria sistémica ecológica, procurámos analisar o contributo da assistente social na prevenção e intervenção sobre o fenómeno. Este constitui uma problemática atual crescente, presente em todas as escolas e nos diferentes níveis de ensino, cuja prevenção e intervenção realizada nem sempre se revela eficaz, gerando graves consequências para as crianças e jovens que o vivenciam, tanto a curto como a longo prazo e até mesmo durante a vida adulta. Com este estudo, objetivámos realizar o diagnóstico do bullying no 2ºciclo da Escola EB Diogo Cão, a fim de demonstrar a necessidade e importância da prevenção e intervenção sobre o fenómeno, verificar a existência ou não de prevenção e intervenção sobre o bullying na escola e ainda analisar, com base na perspetiva sistémica ecológica, o contributo do Serviço Social na prevenção e intervenção do bullying na escola. A nível metodológico, o presente estudo segue a abordagem qualitativa, materializada num estudo de caso, baseando-se no interpretativismo. Como técnicas para recolha de dados, recorre ao questionário, à entrevista semidiretiva e consequentemente à análise de conteúdo. Ainda ao nível das técnicas, e por considerarmos pertinente na realização do diagnóstico do bullying, optámos, no âmbito da abordagem quantitativa, tratar os dados em SPSS. O estudo foi desenvolvido na Escola EB 2,3 Diogo Cão e a fim de concretizar os objetivos definidos, foi aplicado um questionário alunos do 5º e 6º ano de escolaridade, tendo os guiões de entrevista sido administrados à assistente social, psicóloga e professor que compõem o Gabinete de Apoio ao Aluno e ainda aos diretores de turma dos referidos alunos. Verificámos que o bullying constitui uma problemática presente na escola Diogo Cão, prevalecendo no sexo masculino, sendo a forma verbal a que mais se evidencia. As medidas existentes no âmbito da prevenção centram-se em ações de sensibilização, política anti-bullying e um blog sobre a temática, enquanto a intervenção se materializa na realização da mediação de conflitos, clube de reincidentes, acompanhamento psicológico e social, clube competências pessoais e sociais. Ao nível da prevenção e intervenção sobre o bullying, a assistente social do GAA atua numa perspetiva sistémica ecológica, uma vez que trabalha com elementos dos vários sistemas (microsistema, mesosistema, exosistema e macrosistema), afetando assim o ambiente que os rodeia, querendo isto dizer que influencia alunos que por sua vez também influenciam o meio.This study focuses on the prevention and intervention of bullying at EB 2,3 Diogo Cão School and, considering the systemic ecological theory, the contribution of the social worker in the prevention and intervention of the phenomenon was analyzed. This is a current and growing problem, which is present in all schools and at different levels of education, whose prevention and intervention hasn’t always been effective, resulting in serious consequences for children and young people who experience both the short and long term and even during adulthood. With this study we aimed to make the diagnosis of bullying in the 2nd cycle of the Diogo Cão School in order to demonstrate the need and importance of prevention and intervention on the phenomenon, to verify the existence or inexistence of prevention and intervention on bullying at school and we also aimed to analyze, based on the systemic ecological perspective, the contribution of Social Work in the prevention and intervention of bullying at school. Methodologically, this study follows a qualitative approach, embodied in a case study. It follows the interpretive perspective and as techniques for data collection it was used a questionnaire as well as a semi-directive interview and consequently the content analysis. Since we consider relevant in diagnosis of bullying, we decided in the framework of a quantitative approach, to process data using SPSS. A questionnaire to of students in the 5th and 6th grade was applied, while the interview guides were addressed to the social worker, psychologist and teacher who are present in the Gabinete de Apoio ao Aluno (Students’ support office). Besides these people, the interview guides were also addressed to the directors of the classes of those students. In terms of prevention and intervention in bullying, the social worker of the Gabinete de Apoio ao Aluno (Students’ support office) operates taking into account a systemic ecological perspective, since it works with elements of various systems (microsystem, mesosystem, exosystem and macrosystem) thus affecting the environment around, which means that it influences students who will also influence their surroundings.2014-03-03T16:42:03Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2993pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuerra, Maria Marlene Alvesreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:46:46Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2993Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:16.033459Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prevenção e intervenção do bullying: estudo de caso |
title |
Prevenção e intervenção do bullying: estudo de caso |
spellingShingle |
Prevenção e intervenção do bullying: estudo de caso Guerra, Maria Marlene Alves Serviço social Prevenção Intervenção Escola Bullying Perspetiva sistémica ecológica |
title_short |
Prevenção e intervenção do bullying: estudo de caso |
title_full |
Prevenção e intervenção do bullying: estudo de caso |
title_fullStr |
Prevenção e intervenção do bullying: estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Prevenção e intervenção do bullying: estudo de caso |
title_sort |
Prevenção e intervenção do bullying: estudo de caso |
author |
Guerra, Maria Marlene Alves |
author_facet |
Guerra, Maria Marlene Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerra, Maria Marlene Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Serviço social Prevenção Intervenção Escola Bullying Perspetiva sistémica ecológica |
topic |
Serviço social Prevenção Intervenção Escola Bullying Perspetiva sistémica ecológica |
description |
Este estudo centra-se na prevenção e intervenção sobre o bullying na Escola EB 2,3 Diogo Cão. Atendendo à teoria sistémica ecológica, procurámos analisar o contributo da assistente social na prevenção e intervenção sobre o fenómeno. Este constitui uma problemática atual crescente, presente em todas as escolas e nos diferentes níveis de ensino, cuja prevenção e intervenção realizada nem sempre se revela eficaz, gerando graves consequências para as crianças e jovens que o vivenciam, tanto a curto como a longo prazo e até mesmo durante a vida adulta. Com este estudo, objetivámos realizar o diagnóstico do bullying no 2ºciclo da Escola EB Diogo Cão, a fim de demonstrar a necessidade e importância da prevenção e intervenção sobre o fenómeno, verificar a existência ou não de prevenção e intervenção sobre o bullying na escola e ainda analisar, com base na perspetiva sistémica ecológica, o contributo do Serviço Social na prevenção e intervenção do bullying na escola. A nível metodológico, o presente estudo segue a abordagem qualitativa, materializada num estudo de caso, baseando-se no interpretativismo. Como técnicas para recolha de dados, recorre ao questionário, à entrevista semidiretiva e consequentemente à análise de conteúdo. Ainda ao nível das técnicas, e por considerarmos pertinente na realização do diagnóstico do bullying, optámos, no âmbito da abordagem quantitativa, tratar os dados em SPSS. O estudo foi desenvolvido na Escola EB 2,3 Diogo Cão e a fim de concretizar os objetivos definidos, foi aplicado um questionário alunos do 5º e 6º ano de escolaridade, tendo os guiões de entrevista sido administrados à assistente social, psicóloga e professor que compõem o Gabinete de Apoio ao Aluno e ainda aos diretores de turma dos referidos alunos. Verificámos que o bullying constitui uma problemática presente na escola Diogo Cão, prevalecendo no sexo masculino, sendo a forma verbal a que mais se evidencia. As medidas existentes no âmbito da prevenção centram-se em ações de sensibilização, política anti-bullying e um blog sobre a temática, enquanto a intervenção se materializa na realização da mediação de conflitos, clube de reincidentes, acompanhamento psicológico e social, clube competências pessoais e sociais. Ao nível da prevenção e intervenção sobre o bullying, a assistente social do GAA atua numa perspetiva sistémica ecológica, uma vez que trabalha com elementos dos vários sistemas (microsistema, mesosistema, exosistema e macrosistema), afetando assim o ambiente que os rodeia, querendo isto dizer que influencia alunos que por sua vez também influenciam o meio. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-03T16:42:03Z 2014-01-01T00:00:00Z 2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/2993 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/2993 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137128495448064 |