A competitividade dos business models no futebol Português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Dinis Miguel Conde
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/27063
Resumo: O Futebol é um desporto que está ligado por diversas vertentes globais e conta com milhões de espetadores, amantes e desportistas espalhados pelo mundo. A nível nacional, tem-se assistido a uma inconsistência e instabilidade no que toca ao nível competitivo dos vários clubes representantes da 1ª Liga como também da sua sustentabilidade a longo prazo. Deste modo, para dotar os clubes portugueses de uma gestão mais adequada e fazer face ao desnível interno e externo, é necessário renovar o modelo de negócio atual com novas ideias e medidas que permitam atingir ganhos incrementais a médio e longo prazo. O Business Model Canvas é defendido por vários autores e consiste na demonstração da visão geral do negócio através de nove building blocks, destacando os principais pontos em cada vertente relativamente às atividades-chave, relação com os clientes, fontes de rendimento, entre outros. Com isto, o objetivo passa por aplicar uma reestruturação completa ao Business Model Canvas atual (elaborado de forma ilustrativa com base nas informações públicas e de conhecimento geral) através de uma análise detalhada de cada building block e a inclusão de visões de profissionais que já tiveram em contacto e podem trazer soluções para o modelo em si. Esta análise será feita por uma metodologia qualitativa, através do recurso às entrevistas semi- estruturadas e à análise documental, de forma a extrair a informação mais relevante e que se encaixa no Business Model Canvas. Com esta extração, será possível identificar várias oportunidades de melhoria dentro do modelo de negócio e aplicar na reestruturação do mesmo, alcançando uma gestão mais eficiente e que consiga captar maior valor para os clubes portugueses em todas as vertentes.
id RCAP_6018381cbb12491400bdd139de9d779e
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/27063
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A competitividade dos business models no futebol PortuguêsModelos de negócioFutebolGestão desportivaFootballSports managementO Futebol é um desporto que está ligado por diversas vertentes globais e conta com milhões de espetadores, amantes e desportistas espalhados pelo mundo. A nível nacional, tem-se assistido a uma inconsistência e instabilidade no que toca ao nível competitivo dos vários clubes representantes da 1ª Liga como também da sua sustentabilidade a longo prazo. Deste modo, para dotar os clubes portugueses de uma gestão mais adequada e fazer face ao desnível interno e externo, é necessário renovar o modelo de negócio atual com novas ideias e medidas que permitam atingir ganhos incrementais a médio e longo prazo. O Business Model Canvas é defendido por vários autores e consiste na demonstração da visão geral do negócio através de nove building blocks, destacando os principais pontos em cada vertente relativamente às atividades-chave, relação com os clientes, fontes de rendimento, entre outros. Com isto, o objetivo passa por aplicar uma reestruturação completa ao Business Model Canvas atual (elaborado de forma ilustrativa com base nas informações públicas e de conhecimento geral) através de uma análise detalhada de cada building block e a inclusão de visões de profissionais que já tiveram em contacto e podem trazer soluções para o modelo em si. Esta análise será feita por uma metodologia qualitativa, através do recurso às entrevistas semi- estruturadas e à análise documental, de forma a extrair a informação mais relevante e que se encaixa no Business Model Canvas. Com esta extração, será possível identificar várias oportunidades de melhoria dentro do modelo de negócio e aplicar na reestruturação do mesmo, alcançando uma gestão mais eficiente e que consiga captar maior valor para os clubes portugueses em todas as vertentes.Football is a sport that is connected in several global aspects and has millions of spectators, lovers and sportsmen around the world, being the number one sport in Portugal. At the national scope, there has been an inconsistency and instability regarding the competitive level of several clubs representing the 1st League as well as their long-term sustainability With that, to provide Portuguese clubs with a more adequate management and face internal and external gaps, it is necessary to renew the current business model with new ideas and actions that will allow incremental gains in the medium and long-term run. Business Model Canvas is backed up by several authors and consists on demonstrating the general view of the business through nine building blocks, highlighting the main points in each area such as key-activities, relationship with customers, sources of income, among others. Thus, the goal is to apply a complete restructuring to the current Business Model Canvas (prepared in an illustrative way based on public information and general knowledge) through a detailed analysis of each building block and including the vision from professionals who already had contact and are able to provide solutions to the model itself. This analysis will be carried out using a qualitative methodology, using semi-structured interviews and document analysis, to extract the most relevant information that fits the Business Model Canvas. With this extraction, it will be possible to identify several opportunities for improvement within the business model and applying it on the restructure, achieving an efficient management and more value creation to Portuguese clubs on all areas.2023-01-06T16:18:42Z2022-12-12T00:00:00Z2022-12-122022-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/27063TID:203136691porLeal, Dinis Miguel Condeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:00:37Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/27063Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:32:11.096917Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A competitividade dos business models no futebol Português
title A competitividade dos business models no futebol Português
spellingShingle A competitividade dos business models no futebol Português
Leal, Dinis Miguel Conde
Modelos de negócio
Futebol
Gestão desportiva
Football
Sports management
title_short A competitividade dos business models no futebol Português
title_full A competitividade dos business models no futebol Português
title_fullStr A competitividade dos business models no futebol Português
title_full_unstemmed A competitividade dos business models no futebol Português
title_sort A competitividade dos business models no futebol Português
author Leal, Dinis Miguel Conde
author_facet Leal, Dinis Miguel Conde
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Dinis Miguel Conde
dc.subject.por.fl_str_mv Modelos de negócio
Futebol
Gestão desportiva
Football
Sports management
topic Modelos de negócio
Futebol
Gestão desportiva
Football
Sports management
description O Futebol é um desporto que está ligado por diversas vertentes globais e conta com milhões de espetadores, amantes e desportistas espalhados pelo mundo. A nível nacional, tem-se assistido a uma inconsistência e instabilidade no que toca ao nível competitivo dos vários clubes representantes da 1ª Liga como também da sua sustentabilidade a longo prazo. Deste modo, para dotar os clubes portugueses de uma gestão mais adequada e fazer face ao desnível interno e externo, é necessário renovar o modelo de negócio atual com novas ideias e medidas que permitam atingir ganhos incrementais a médio e longo prazo. O Business Model Canvas é defendido por vários autores e consiste na demonstração da visão geral do negócio através de nove building blocks, destacando os principais pontos em cada vertente relativamente às atividades-chave, relação com os clientes, fontes de rendimento, entre outros. Com isto, o objetivo passa por aplicar uma reestruturação completa ao Business Model Canvas atual (elaborado de forma ilustrativa com base nas informações públicas e de conhecimento geral) através de uma análise detalhada de cada building block e a inclusão de visões de profissionais que já tiveram em contacto e podem trazer soluções para o modelo em si. Esta análise será feita por uma metodologia qualitativa, através do recurso às entrevistas semi- estruturadas e à análise documental, de forma a extrair a informação mais relevante e que se encaixa no Business Model Canvas. Com esta extração, será possível identificar várias oportunidades de melhoria dentro do modelo de negócio e aplicar na reestruturação do mesmo, alcançando uma gestão mais eficiente e que consiga captar maior valor para os clubes portugueses em todas as vertentes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-12T00:00:00Z
2022-12-12
2022-10
2023-01-06T16:18:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/27063
TID:203136691
url http://hdl.handle.net/10071/27063
identifier_str_mv TID:203136691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134883239428096