O contributo das TIC para a aprendizagem da multiplicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Fernanda Maria Andrade Tavares
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/10447
Resumo: A melhoria das condições de aprendizagem dos alunos continua a ser uma preocupação de professores e investigadores e a utilização das tecnologias de informação e comunicação tem vindo a merecer uma maior atenção, quando devidamente integrada no planeamento e na prática da sala de aula. Neste projeto de investigação irei analisar como procedem alguns alunos do 4º ano de uma Escola Básica, na Quinta do Conde, perante um ambiente de aprendizagem da multiplicação, em que as TIC estão presentes. Como orientação ao objetivo deste estudo, defini três questões que me ajudaram a compreender: (1) de que modo os alunos resolvem os problemas da multiplicação e que dificuldades evidenciam; (2) qual a contribuição do uso das tecnologias dinâmicas e interativas na superação das dificuldades dos alunos, relativamente à multiplicação; e (3) qual o papel destas tecnologias num maior envolvimento e responsabilidade dos alunos pela sua aprendizagem. Este estudo segue uma metodologia de estudo de caso coletivo, de natureza descritiva e interpretativa, que recorre à observação, entrevista e análise documental dos materiais produzidos pelos alunos. Esta modalidade de investigação oferece uma oportunidade para estudar, com alguma profundidade, qual o contributo das TIC para a aprendizagem da multiplicação. Os dados foram recolhidos através da observação do que os alunos fazem, quando desafiados pelo professor, com recurso a tecnologias dinâmicas e interativas, e através da análise das entrevistas e dos registos, procurei perceber aspetos da aprendizagem dos alunos, dificuldades na multiplicação e possíveis contribuições da tecnologia para as superar. Os resultados revelam alguma evolução nos alunos na aquisição e apropriação do significado e sentido da operação de multiplicação, no uso de estratégias de multiplicação formal e no uso das propriedades da multiplicação de forma compreensiva. Por outro lado, as potencialidades dos applet contribuem para um maior empenho e proficiência dos alunos, aumento da autoconfiança e maior gosto pelos conteúdos abordados.
id RCAP_601ddfbb1aa4c79339e791d945865ad1
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/10447
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo das TIC para a aprendizagem da multiplicaçãoum estudo de caso coletivoMultiplicaçãoAprendizagemTecnologias da informação e comunicaçãoAmbientes virtuais de aprendizagemRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioMultiplicationLearning information and communication technologiesVirtual learning environmentsA melhoria das condições de aprendizagem dos alunos continua a ser uma preocupação de professores e investigadores e a utilização das tecnologias de informação e comunicação tem vindo a merecer uma maior atenção, quando devidamente integrada no planeamento e na prática da sala de aula. Neste projeto de investigação irei analisar como procedem alguns alunos do 4º ano de uma Escola Básica, na Quinta do Conde, perante um ambiente de aprendizagem da multiplicação, em que as TIC estão presentes. Como orientação ao objetivo deste estudo, defini três questões que me ajudaram a compreender: (1) de que modo os alunos resolvem os problemas da multiplicação e que dificuldades evidenciam; (2) qual a contribuição do uso das tecnologias dinâmicas e interativas na superação das dificuldades dos alunos, relativamente à multiplicação; e (3) qual o papel destas tecnologias num maior envolvimento e responsabilidade dos alunos pela sua aprendizagem. Este estudo segue uma metodologia de estudo de caso coletivo, de natureza descritiva e interpretativa, que recorre à observação, entrevista e análise documental dos materiais produzidos pelos alunos. Esta modalidade de investigação oferece uma oportunidade para estudar, com alguma profundidade, qual o contributo das TIC para a aprendizagem da multiplicação. Os dados foram recolhidos através da observação do que os alunos fazem, quando desafiados pelo professor, com recurso a tecnologias dinâmicas e interativas, e através da análise das entrevistas e dos registos, procurei perceber aspetos da aprendizagem dos alunos, dificuldades na multiplicação e possíveis contribuições da tecnologia para as superar. Os resultados revelam alguma evolução nos alunos na aquisição e apropriação do significado e sentido da operação de multiplicação, no uso de estratégias de multiplicação formal e no uso das propriedades da multiplicação de forma compreensiva. Por outro lado, as potencialidades dos applet contribuem para um maior empenho e proficiência dos alunos, aumento da autoconfiança e maior gosto pelos conteúdos abordados.Improving student learning conditions remains a concern of teachers and researchers and the use of information and communication technologies has been receiving greater attention, when properly integrated in the planning and practice of the classroom. In this research project will examine how come some students of the 4th year of a Basic School in Quinta do Conde, before a learning environment of multiplication, where ICT are present. As a guide to the study objective, set three questions that helped me to understand: (1) how students solve the problems of multiplication and difficulties evident; (2) the contribution of the use of dynamic and interactive technologies to overcome the difficulties of students with respect to multiplication; and (3) the role of these technologies in greater involvement and responsibility of students for their learning. This study follows a collective case study methodology, descriptive and interpretive nature, making use of observation, interviews and documentary analysis of the material produced by the students. This research method provides an opportunity to study with some depth, which the contribution of ICT for learning multiplication. Data were collected through observation of what students do when challenged by the teacher, using dynamic, interactive technologies, and through analysis of interviews and records, sought to realize aspects of student learning, difficulties in multiplication and possible contributions technology to overcome them. The results show some improvement in the students the acquisition and appropriation of meaning and sense of multiplication operation, the use of formal multiplication strategies and the use of the properties of multiplication comprehensively. On the other hand, the potential of applet contribute to greater commitment and proficiency of students, increased confidence and greater taste for the content covered.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalDuarte, JoséRepositório ComumRodrigues, Fernanda Maria Andrade Tavares2015-12-07T14:19:11Z2015-092015-122015-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/10447TID:201601559porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:51:57Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/10447Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:53.809309Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo das TIC para a aprendizagem da multiplicação
um estudo de caso coletivo
title O contributo das TIC para a aprendizagem da multiplicação
spellingShingle O contributo das TIC para a aprendizagem da multiplicação
Rodrigues, Fernanda Maria Andrade Tavares
Multiplicação
Aprendizagem
Tecnologias da informação e comunicação
Ambientes virtuais de aprendizagem
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Multiplication
Learning information and communication technologies
Virtual learning environments
title_short O contributo das TIC para a aprendizagem da multiplicação
title_full O contributo das TIC para a aprendizagem da multiplicação
title_fullStr O contributo das TIC para a aprendizagem da multiplicação
title_full_unstemmed O contributo das TIC para a aprendizagem da multiplicação
title_sort O contributo das TIC para a aprendizagem da multiplicação
author Rodrigues, Fernanda Maria Andrade Tavares
author_facet Rodrigues, Fernanda Maria Andrade Tavares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, José
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Fernanda Maria Andrade Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Multiplicação
Aprendizagem
Tecnologias da informação e comunicação
Ambientes virtuais de aprendizagem
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Multiplication
Learning information and communication technologies
Virtual learning environments
topic Multiplicação
Aprendizagem
Tecnologias da informação e comunicação
Ambientes virtuais de aprendizagem
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Multiplication
Learning information and communication technologies
Virtual learning environments
description A melhoria das condições de aprendizagem dos alunos continua a ser uma preocupação de professores e investigadores e a utilização das tecnologias de informação e comunicação tem vindo a merecer uma maior atenção, quando devidamente integrada no planeamento e na prática da sala de aula. Neste projeto de investigação irei analisar como procedem alguns alunos do 4º ano de uma Escola Básica, na Quinta do Conde, perante um ambiente de aprendizagem da multiplicação, em que as TIC estão presentes. Como orientação ao objetivo deste estudo, defini três questões que me ajudaram a compreender: (1) de que modo os alunos resolvem os problemas da multiplicação e que dificuldades evidenciam; (2) qual a contribuição do uso das tecnologias dinâmicas e interativas na superação das dificuldades dos alunos, relativamente à multiplicação; e (3) qual o papel destas tecnologias num maior envolvimento e responsabilidade dos alunos pela sua aprendizagem. Este estudo segue uma metodologia de estudo de caso coletivo, de natureza descritiva e interpretativa, que recorre à observação, entrevista e análise documental dos materiais produzidos pelos alunos. Esta modalidade de investigação oferece uma oportunidade para estudar, com alguma profundidade, qual o contributo das TIC para a aprendizagem da multiplicação. Os dados foram recolhidos através da observação do que os alunos fazem, quando desafiados pelo professor, com recurso a tecnologias dinâmicas e interativas, e através da análise das entrevistas e dos registos, procurei perceber aspetos da aprendizagem dos alunos, dificuldades na multiplicação e possíveis contribuições da tecnologia para as superar. Os resultados revelam alguma evolução nos alunos na aquisição e apropriação do significado e sentido da operação de multiplicação, no uso de estratégias de multiplicação formal e no uso das propriedades da multiplicação de forma compreensiva. Por outro lado, as potencialidades dos applet contribuem para um maior empenho e proficiência dos alunos, aumento da autoconfiança e maior gosto pelos conteúdos abordados.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-07T14:19:11Z
2015-09
2015-12
2015-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/10447
TID:201601559
url http://hdl.handle.net/10400.26/10447
identifier_str_mv TID:201601559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135336338554880