Diário gráfico digital: uma estratégia para o aumento da frequência dos registos gráficos de alunos do 4º ano de escolaridade, apenas com recurso a meios informáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Miguel António Morais
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/4353
Resumo: Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
id RCAP_3b7e6d560acb2ca6d116c48d9af39152
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/4353
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diário gráfico digital: uma estratégia para o aumento da frequência dos registos gráficos de alunos do 4º ano de escolaridade, apenas com recurso a meios informáticosDiário gráfico digital: uma estratégia para o aumento da frequência dos registos gráficos de alunos do 4º ano de escolaridade, apenas com recurso a meios informáticosAprendizagemDesenhoExpressão plásticaTecnologias de informação e comunicaçãoComunidades virtuais de aprendizagemRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioLearningDrawingPlastic expressionInformation technologies and communicationVirtual learning communitiesEducação Visual e Tecnológica no Ensino BásicoAs Tecnologias de Informação e Comunicação desempenham um papel cada vez mais importante na sociedade e na escola, pela necessidade de os alunos estarem preparados para os futuros desafios sociais. O carácter inovador deste projecto residiu na interacção de uma área onde tradicionalmente se fazem as aprendizagens de uma forma manual e com utilização de materiais palpáveis, com outra onde tudo é virtual desde ferramentas, suportes e até mesmo formas de visualização. Para este trabalho, foi organizado um Blog, local onde os alunos colocariam os seus desenhos, construindo o seu próprio Diário Gráfico Digital, e os seus comentários aos trabalhos dos colegas, tendo em conta os aspectos que se iam debatendo na sala de aula e no blog, sempre numa perspectiva de indução dos conhecimentos, sem que estes fossem apresentados como sendo "matéria nova", retirando-lhe, assim, o peso e responsabilidade atribuídos a novos conteúdos. Este estudo foi desenvolvido de acordo com a metodologia de investigação-acção e visou observar a influência de meios informáticos no aumento dos registos gráficos destes alunos. Para tal, utilizaram-se instrumentos de recolha de dados que permitissem aferir a evolução qualitativa e quantitativa dos registos gráficos. Os resultados obtidos nesta investigação, indicam que a estratégia utilizada ajudou a aumentar a regularidade com que os alunos desenham e promoveu uma tendência para a utilização de uma paleta de cores mais alargada, bem como para a aplicação da cor real dos objectos.The information and communication technologies play an increasingly important role in society and in school; so that students need to be prepared for future social challenges. The innovative nature of this project was the interaction of an area where traditionally learning is made in a manual way and using palpable materials, with other one where everything is virtual since tools, props and even visualization forms. For this study, we developed a Blog, a place where students would put their drawings, building your own digital sketchbook, and comments to the work of colleagues, taking into account the issues that were being debated in the classroom and in the blog, always with a view to inducing knowledge, without which they were presented as "new matter" by withdrawing, so the weight and responsibility assigned to the new content. This study used a strategy of action-research aimed to observe the influence of computers in the increase of graphic records of these students. To this end, we used data collection instruments that allow measuring the qualitative and quantitative evolution of their drawings. The present results on this research, indicate that the strategy used helped to increase the regularity with which students draw and promoted a tendency to use a broader palette of colours, as well as for applying the real colour of objects.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalRocha, MargaridaRepositório ComumCarvalho, Miguel António Morais2013-06-11T09:27:19Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/4353porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:49:36Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/4353Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:05:51.140750Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diário gráfico digital: uma estratégia para o aumento da frequência dos registos gráficos de alunos do 4º ano de escolaridade, apenas com recurso a meios informáticos
Diário gráfico digital: uma estratégia para o aumento da frequência dos registos gráficos de alunos do 4º ano de escolaridade, apenas com recurso a meios informáticos
title Diário gráfico digital: uma estratégia para o aumento da frequência dos registos gráficos de alunos do 4º ano de escolaridade, apenas com recurso a meios informáticos
spellingShingle Diário gráfico digital: uma estratégia para o aumento da frequência dos registos gráficos de alunos do 4º ano de escolaridade, apenas com recurso a meios informáticos
Carvalho, Miguel António Morais
Aprendizagem
Desenho
Expressão plástica
Tecnologias de informação e comunicação
Comunidades virtuais de aprendizagem
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Learning
Drawing
Plastic expression
Information technologies and communication
Virtual learning communities
title_short Diário gráfico digital: uma estratégia para o aumento da frequência dos registos gráficos de alunos do 4º ano de escolaridade, apenas com recurso a meios informáticos
title_full Diário gráfico digital: uma estratégia para o aumento da frequência dos registos gráficos de alunos do 4º ano de escolaridade, apenas com recurso a meios informáticos
title_fullStr Diário gráfico digital: uma estratégia para o aumento da frequência dos registos gráficos de alunos do 4º ano de escolaridade, apenas com recurso a meios informáticos
title_full_unstemmed Diário gráfico digital: uma estratégia para o aumento da frequência dos registos gráficos de alunos do 4º ano de escolaridade, apenas com recurso a meios informáticos
title_sort Diário gráfico digital: uma estratégia para o aumento da frequência dos registos gráficos de alunos do 4º ano de escolaridade, apenas com recurso a meios informáticos
author Carvalho, Miguel António Morais
author_facet Carvalho, Miguel António Morais
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Margarida
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Miguel António Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Desenho
Expressão plástica
Tecnologias de informação e comunicação
Comunidades virtuais de aprendizagem
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Learning
Drawing
Plastic expression
Information technologies and communication
Virtual learning communities
topic Aprendizagem
Desenho
Expressão plástica
Tecnologias de informação e comunicação
Comunidades virtuais de aprendizagem
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Learning
Drawing
Plastic expression
Information technologies and communication
Virtual learning communities
description Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2013-06-11T09:27:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/4353
url http://hdl.handle.net/10400.26/4353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135310652637184