A Intenção de uso do Comércio Eletrónico com Recurso à Realidade Aumentada: O Caso da IKEA Place

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Carlos Manuel Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/24342
Resumo: A evolução das tecnologias permite estimular novos mercados, incluindo, o mercado do comércio eletrónico. Recentemente, a realidade aumentada tem vindo a criar um valor significativo no setor do retalho. O presente estudo, visa analisar uma aplicação, a IKEA Place, que permite ao consumidor efetuar compras online com o recurso à tecnologia de realidade aumentada sem a necessidade de um marcador para identificar a superfície. O modelo para avaliar este estudo foi baseado nos constructos do TAM e de outros modelos. A sustentabilidade do estudo é exploratória e passa por identificar se esta aplicação visa criar mais confiança e mais conveniência na aquisição de um produto através desta tecnologia. O estudo foi efetuado no Norte de Portugal, obtendo uma amostragem por conveniência nas regiões do Porto e de Braga. Os resultados concluíram que não existem diferenças significativas tendo por base os dados sociodemográficos, o sistema operativo utilizado, a familiaridade com a organização relacionados com a intenção de uso. Pelo contrário, verificou-se que as alterações das tecnologias ofereceram mais confiança e conveniência de compra ao consumidor. Também se obtiveram resultados significativos quanto à experiência de utilização, à preferência desta aplicação para efetuar compras online face aos canais existentes, à futura utilização deste tipo de tecnologias por parte dos utilizadores para aquisição de um determinado produto e à atração de compra no que concerne à facilidade de uso percebida da aplicação em análise.
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