Compreender, descrever, medir o mundo. Cosmoteoria de António de Castel-Branco, um curso lecionado na Universidade de Évora (1588). Introdução, edição e tradução de Armando Martins, introdução aos livros 3 a 5 e revisão científica de Samuel Gessner
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Data de Publicação: | 2022 |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/32900 https://doi.org/Martins, A. & Gessner, S. (Outubro de 2022). Compreender, descrever, medir o mundo. Cosmoteoria de António de Castel-Branco, um curso lecionado na Universidade de Évora (1588). Introdução, edição e tradução de Armando Martins, introdução aos livros 3 a 5 e revisão científica de Samuel Gessner, Outubro de 2022 [e-book]. Imprensa da Universidade de Évora. DOI: https://doi.org/10.24902/uevora.30 https://doi.org/10.24902/uevora.30 |
Resumo: | A obra Cosmotheoria (Cosmoteoria) é um curso introdutório à geografia e ao uso de alguns instrumentos científicos (astrolábio, globo celeste, escala altímetra entre outros), que resulta de aulas lecionadas, em 1588, na Universidade de Évora, pelo jesuíta António de Castel-Branco; circulou apenas em manuscrito, pelo que, a presente edição crítica acompanhada de tradução, constitui a sua primeira publicação. O trabalho baseia-se em investigação que abrange diferentes áreas que vão da teoria da crítica textual e da história da ciência e dos instrumentos matemáticos, aos estudos de literatura clássica, humanística e neolatina. Demonstra-se que a obra de Castel-Branco, alinhada com os objetivos pedagógicos do ensino jesuíta (e ainda que se revele uma singularidade no contexto do ensino ministrado na Universidade de Évora), constitui uma síntese da literatura científica, geográfica e historiográfica, tornada acessível para um público de principiantes (os estudantes de filosofia destinatários do curso de 1588). Esclarecem-se, no presente livro, quadros conceptuais e metodológicos e questões da geografia e da historiografia de Quinhentos, e obtêm-se resultados relevantes também para o estudo de autores contemporâneos, como Fernández Enciso, em que Castel-Branco se baseou. Demonstra-se ainda o débito da Cosmoteoria para com as obras de Clávio, Juan Pérez de Moya, Florián Ocampo e André de Resende. No que toca à descrição geográfica, argumenta-se que a Cosmoteoria se move em quadros conceptuais distintos na descrição de territórios europeus em face dos não-europeus. A Cosmoteoria contém aspetos distintivos como a opção de Castel-Branco pela apresentação paralela de procedimentos para o astrolábio e para o globo (uma originalidade no contexto da literatura conhecida sobre esses instrumentos). A obra evidencia ainda a consciência de implicações da reforma gregoriana do calendário, nomeadamente, quanto ao uso de instrumentos. A edição crítica da Cosmoteoria exemplifica vários problemas da transmissão textual, como as especificidades de obras baseadas em apontamentos de alunos (reportationes) e as da edição de textos científicos (e.g.: interpretação e reprodução de diagramas matemáticos), e discute a relação do texto com outras obras (e.g. o comentário aristotélico dos Conimbricenses). O presente livro abre uma janela para o conhecimento da geografia e cosmografia tal como se ensinavam, na segunda metade de Quinhentos, na Universidade de Évora. |
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Compreender, descrever, medir o mundo. Cosmoteoria de António de Castel-Branco, um curso lecionado na Universidade de Évora (1588). Introdução, edição e tradução de Armando Martins, introdução aos livros 3 a 5 e revisão científica de Samuel GessnerAntónio de Castel-Branco (1556–1643)geografia (história da)cartografia (sécs. XV-XVI)instrumentos científicosastrolábioglobo celesteescala altímetraUniversidade de Évora (história da)Jesuítas (ensino)Portugal (séc. XVI)História da ciênciacrítica textualliteratura neolatinatoponímia neolatinaexpansão marítima europeiapalavra e imagemA obra Cosmotheoria (Cosmoteoria) é um curso introdutório à geografia e ao uso de alguns instrumentos científicos (astrolábio, globo celeste, escala altímetra entre outros), que resulta de aulas lecionadas, em 1588, na Universidade de Évora, pelo jesuíta António de Castel-Branco; circulou apenas em manuscrito, pelo que, a presente edição crítica acompanhada de tradução, constitui a sua primeira publicação. O trabalho baseia-se em investigação que abrange diferentes áreas que vão da teoria da crítica textual e da história da ciência e dos instrumentos matemáticos, aos estudos de literatura clássica, humanística e neolatina. Demonstra-se que a obra de Castel-Branco, alinhada com os objetivos pedagógicos do ensino jesuíta (e ainda que se revele uma singularidade no contexto do ensino ministrado na Universidade de Évora), constitui uma síntese da literatura científica, geográfica e historiográfica, tornada acessível para um público de principiantes (os estudantes de filosofia destinatários do curso de 1588). Esclarecem-se, no presente livro, quadros conceptuais e metodológicos e questões da geografia e da historiografia de Quinhentos, e obtêm-se resultados relevantes também para o estudo de autores contemporâneos, como Fernández Enciso, em que Castel-Branco se baseou. Demonstra-se ainda o débito da Cosmoteoria para com as obras de Clávio, Juan Pérez de Moya, Florián Ocampo e André de Resende. No que toca à descrição geográfica, argumenta-se que a Cosmoteoria se move em quadros conceptuais distintos na descrição de territórios europeus em face dos não-europeus. A Cosmoteoria contém aspetos distintivos como a opção de Castel-Branco pela apresentação paralela de procedimentos para o astrolábio e para o globo (uma originalidade no contexto da literatura conhecida sobre esses instrumentos). A obra evidencia ainda a consciência de implicações da reforma gregoriana do calendário, nomeadamente, quanto ao uso de instrumentos. A edição crítica da Cosmoteoria exemplifica vários problemas da transmissão textual, como as especificidades de obras baseadas em apontamentos de alunos (reportationes) e as da edição de textos científicos (e.g.: interpretação e reprodução de diagramas matemáticos), e discute a relação do texto com outras obras (e.g. o comentário aristotélico dos Conimbricenses). O presente livro abre uma janela para o conhecimento da geografia e cosmografia tal como se ensinavam, na segunda metade de Quinhentos, na Universidade de Évora.Imprensa da Universidade de Évora2022-12-27T17:00:03Z2022-12-272022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://hdl.handle.net/10174/32900https://doi.org/Martins, A. & Gessner, S. (Outubro de 2022). Compreender, descrever, medir o mundo. Cosmoteoria de António de Castel-Branco, um curso lecionado na Universidade de Évora (1588). Introdução, edição e tradução de Armando Martins, introdução aos livros 3 a 5 e revisão científica de Samuel Gessner, Outubro de 2022 [e-book]. Imprensa da Universidade de Évora. DOI: https://doi.org/10.24902/uevora.30http://hdl.handle.net/10174/32900https://doi.org/10.24902/uevora.30porhttps://imprensa.uevora.pt/uevora/catalog/book/30naonaoadsm@uevora.ptsamuel.gessner@gmail.com296Martins, ArmandoGessner, Samuelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:34:12Zoai:dspace.uevora.pt:10174/32900Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:52.715752Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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