Representações sociais do bom professor de português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Inês Ferreira
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Teixeira, Madalena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.468
Resumo: A maioria dos estudos disponíveis sobre o ensino do Português não toma a figura do respectivo professor como objecto principal de reflexão e de análise. Partindo da premissa de que há uma relação estreita entre qualidade docente e resultados escolares, a par de evidências como os níveis de iliteracia dos alunos, justifica-se uma investigação sobre como poderá ser “bom professor de Português”, que contribua para a construção de um quadro epistemológico de referência. Tendo em conta que tal “quadro epistemológico” é, certamente, complexo, construído em matizes do tempo histórico e nas interpretações que os agentes sociais vão traçando, não sendo expectável encontrar balizas nítidas, procurar-se-ão aproximações ao conceito através da problematização de representações sociais. As representações sociais são processos de cognição social e, nessa medida, permitem (re)conhecer os papéis que agentes sociais representam em interacção.
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