Da e-moderação à mediação colaborativa nas comunidades de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/2177 |
Resumo: | Pretendemos abordar no presente texto a mudança dos ambientes de aprendizagem em rede, nomeadamente no sentido da deslocação do foco na sua concepção enquanto espaços de informação e comunicação para a actividade interaccional das redes sociais de publicação, aprendizagem e conhecimento colectivo. Nestas últimas, a aprendizagem é sustentada pela dinâmica da rede nos contextos de construção colaborativa dos objectos e narrativas de conhecimento da comunidade, e na integração das representações sociais na elaboração de uma prática comum e partilhada. Partindo da concepção reguladora da e-moderação nos ambientes de aprendizagem online, através dos processos de organização e dinamização das actividades, propomos uma nova interpretação das formas avançadas de interacção social que ocorrem no âmbito das comunidades de aprendizagem através da qual se desenvolve a mediação colaborativa. |
id |
RCAP_60273e2237148dec63e8e2c9ad26d053 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2177 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da e-moderação à mediação colaborativa nas comunidades de aprendizagemMediação colaborativaE-moderaçãoInteração socialComunidades de aprendizagem onlinePretendemos abordar no presente texto a mudança dos ambientes de aprendizagem em rede, nomeadamente no sentido da deslocação do foco na sua concepção enquanto espaços de informação e comunicação para a actividade interaccional das redes sociais de publicação, aprendizagem e conhecimento colectivo. Nestas últimas, a aprendizagem é sustentada pela dinâmica da rede nos contextos de construção colaborativa dos objectos e narrativas de conhecimento da comunidade, e na integração das representações sociais na elaboração de uma prática comum e partilhada. Partindo da concepção reguladora da e-moderação nos ambientes de aprendizagem online, através dos processos de organização e dinamização das actividades, propomos uma nova interpretação das formas avançadas de interacção social que ocorrem no âmbito das comunidades de aprendizagem através da qual se desenvolve a mediação colaborativa.Repositório AbertoDias, Paulo2012-10-18T09:45:31Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2177porDias, Paulo - Da e-moderação à mediação colaborativa nas comunidades de aprendizagem [Em linha]. "Educação, Formação & Tecnologias". ISSN 1646-933X. Vol. 1, Nº 1 (2008), p. 4-101646-933Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:15:37Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2177Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:46.025814Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da e-moderação à mediação colaborativa nas comunidades de aprendizagem |
title |
Da e-moderação à mediação colaborativa nas comunidades de aprendizagem |
spellingShingle |
Da e-moderação à mediação colaborativa nas comunidades de aprendizagem Dias, Paulo Mediação colaborativa E-moderação Interação social Comunidades de aprendizagem online |
title_short |
Da e-moderação à mediação colaborativa nas comunidades de aprendizagem |
title_full |
Da e-moderação à mediação colaborativa nas comunidades de aprendizagem |
title_fullStr |
Da e-moderação à mediação colaborativa nas comunidades de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Da e-moderação à mediação colaborativa nas comunidades de aprendizagem |
title_sort |
Da e-moderação à mediação colaborativa nas comunidades de aprendizagem |
author |
Dias, Paulo |
author_facet |
Dias, Paulo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mediação colaborativa E-moderação Interação social Comunidades de aprendizagem online |
topic |
Mediação colaborativa E-moderação Interação social Comunidades de aprendizagem online |
description |
Pretendemos abordar no presente texto a mudança dos ambientes de aprendizagem em rede, nomeadamente no sentido da deslocação do foco na sua concepção enquanto espaços de informação e comunicação para a actividade interaccional das redes sociais de publicação, aprendizagem e conhecimento colectivo. Nestas últimas, a aprendizagem é sustentada pela dinâmica da rede nos contextos de construção colaborativa dos objectos e narrativas de conhecimento da comunidade, e na integração das representações sociais na elaboração de uma prática comum e partilhada. Partindo da concepção reguladora da e-moderação nos ambientes de aprendizagem online, através dos processos de organização e dinamização das actividades, propomos uma nova interpretação das formas avançadas de interacção social que ocorrem no âmbito das comunidades de aprendizagem através da qual se desenvolve a mediação colaborativa. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-01-01T00:00:00Z 2012-10-18T09:45:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/2177 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/2177 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Dias, Paulo - Da e-moderação à mediação colaborativa nas comunidades de aprendizagem [Em linha]. "Educação, Formação & Tecnologias". ISSN 1646-933X. Vol. 1, Nº 1 (2008), p. 4-10 1646-933X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135005664870400 |