Projecto PodaCitrus: respondendo aos problemas da citricultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Amílcar
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Silvino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/12308
Resumo: A citricultura portuguesa tem evoluído muito nos últimos anos, constituindo hoje um dos mais importantes sectores da nossa agricultura. As exigências de qualidade que o mercado nacional começou a ter obrigou os produtores e as empresas de comercialização a melhorarem o seu nível tecnológico, modernizando os pomares, investindo em novos equipamentos e contratando cada vez mais técnicos. Estes deixaram de actuar apenas como consultores e passaram a gerir a produção, o que lhes permitiu aliar o conhecimento teórico a uma forte experiência de campo. Temos hoje várias dezenas de técnicos, na sua maioria, formados na Universidade do Algarve, que estão a dar um contributo fundamental para a modernização e competitividade da citricultura portuguesa. Embora a área cultivada com citrinos não tenha sofrido grandes alterações nos últimos anos, a produção tem aumentado e ultrapassou em 2017 as 374 000 toneladas. Mesmo assim, persistem algumas insuficiências que é importante minimizar, criando condições para futuros aumentos da produtividade e da qualidade da produção. A alternância de produções continua a ocorrer em algumas cultivares de citrinos, especialmente nas mais serôdias. Os defeitos epidérmicos têm constituído em alguns anos um importante problema, levando a que uma parte dos frutos não tenha podido ser comercializada. Algumas cultivares apresentam manchas características nos frutos, sobretudo nos mais expostos à radiação. A resolução destes problemas ou a diminuição da sua incidência contribuiria para o aumento do rendimento dos agricultores e para uma maior competitividade da citricultura portuguesa nos mercados nacional e internacional.
id RCAP_602d8e42bc941b4ce4330568013bca1f
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/12308
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Projecto PodaCitrus: respondendo aos problemas da citriculturaFruticulturaCitrinosA citricultura portuguesa tem evoluído muito nos últimos anos, constituindo hoje um dos mais importantes sectores da nossa agricultura. As exigências de qualidade que o mercado nacional começou a ter obrigou os produtores e as empresas de comercialização a melhorarem o seu nível tecnológico, modernizando os pomares, investindo em novos equipamentos e contratando cada vez mais técnicos. Estes deixaram de actuar apenas como consultores e passaram a gerir a produção, o que lhes permitiu aliar o conhecimento teórico a uma forte experiência de campo. Temos hoje várias dezenas de técnicos, na sua maioria, formados na Universidade do Algarve, que estão a dar um contributo fundamental para a modernização e competitividade da citricultura portuguesa. Embora a área cultivada com citrinos não tenha sofrido grandes alterações nos últimos anos, a produção tem aumentado e ultrapassou em 2017 as 374 000 toneladas. Mesmo assim, persistem algumas insuficiências que é importante minimizar, criando condições para futuros aumentos da produtividade e da qualidade da produção. A alternância de produções continua a ocorrer em algumas cultivares de citrinos, especialmente nas mais serôdias. Os defeitos epidérmicos têm constituído em alguns anos um importante problema, levando a que uma parte dos frutos não tenha podido ser comercializada. Algumas cultivares apresentam manchas características nos frutos, sobretudo nos mais expostos à radiação. A resolução destes problemas ou a diminuição da sua incidência contribuiria para o aumento do rendimento dos agricultores e para uma maior competitividade da citricultura portuguesa nos mercados nacional e internacional.PDR2020-101-031881 “PodaCitrus - Otimização da poda em citrinos” (Optimization of citrus pruning)PubliagroSapientiaDuarte, AmílcarOliveira, Silvino2019-01-26T12:04:04Z2019-012019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/12308porDuarte, A. & Oliveira, S. 2016. Projecto PodaCitrus: Respondendo aos Problemas da Citricultura. Frutas, Legumes e Flores, 193:56-57.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:24:16Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/12308Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:03:42.100395Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Projecto PodaCitrus: respondendo aos problemas da citricultura
title Projecto PodaCitrus: respondendo aos problemas da citricultura
spellingShingle Projecto PodaCitrus: respondendo aos problemas da citricultura
Duarte, Amílcar
Fruticultura
Citrinos
title_short Projecto PodaCitrus: respondendo aos problemas da citricultura
title_full Projecto PodaCitrus: respondendo aos problemas da citricultura
title_fullStr Projecto PodaCitrus: respondendo aos problemas da citricultura
title_full_unstemmed Projecto PodaCitrus: respondendo aos problemas da citricultura
title_sort Projecto PodaCitrus: respondendo aos problemas da citricultura
author Duarte, Amílcar
author_facet Duarte, Amílcar
Oliveira, Silvino
author_role author
author2 Oliveira, Silvino
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Amílcar
Oliveira, Silvino
dc.subject.por.fl_str_mv Fruticultura
Citrinos
topic Fruticultura
Citrinos
description A citricultura portuguesa tem evoluído muito nos últimos anos, constituindo hoje um dos mais importantes sectores da nossa agricultura. As exigências de qualidade que o mercado nacional começou a ter obrigou os produtores e as empresas de comercialização a melhorarem o seu nível tecnológico, modernizando os pomares, investindo em novos equipamentos e contratando cada vez mais técnicos. Estes deixaram de actuar apenas como consultores e passaram a gerir a produção, o que lhes permitiu aliar o conhecimento teórico a uma forte experiência de campo. Temos hoje várias dezenas de técnicos, na sua maioria, formados na Universidade do Algarve, que estão a dar um contributo fundamental para a modernização e competitividade da citricultura portuguesa. Embora a área cultivada com citrinos não tenha sofrido grandes alterações nos últimos anos, a produção tem aumentado e ultrapassou em 2017 as 374 000 toneladas. Mesmo assim, persistem algumas insuficiências que é importante minimizar, criando condições para futuros aumentos da produtividade e da qualidade da produção. A alternância de produções continua a ocorrer em algumas cultivares de citrinos, especialmente nas mais serôdias. Os defeitos epidérmicos têm constituído em alguns anos um importante problema, levando a que uma parte dos frutos não tenha podido ser comercializada. Algumas cultivares apresentam manchas características nos frutos, sobretudo nos mais expostos à radiação. A resolução destes problemas ou a diminuição da sua incidência contribuiria para o aumento do rendimento dos agricultores e para uma maior competitividade da citricultura portuguesa nos mercados nacional e internacional.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-26T12:04:04Z
2019-01
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/12308
url http://hdl.handle.net/10400.1/12308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Duarte, A. & Oliveira, S. 2016. Projecto PodaCitrus: Respondendo aos Problemas da Citricultura. Frutas, Legumes e Flores, 193:56-57.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Publiagro
publisher.none.fl_str_mv Publiagro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133271914708992