SEGURANÇA DO PACIENTE: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS DISCENTES DE ENFERMAGEM DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/37838 |
Resumo: | Introdução: A segurança do paciente é um desafio global das organizações de saúde e das instituições formadoras desses profissionais, principalmente o enfermeiro que passa a maior parte do tempo à beira do leito e lida diretamente com a equipe multiprofissional. Para a gestão escolar sobre segurança do paciente se faz necessário a tríade ensino, aprendizagem e assistência. E de acordo com Paulo Freire, o professor tem o papel de mediador no processo ensino aprendizagem, voltado para a troca de saberes/experiências, possibilitando ao estudante uma formação profissional que otimize a atenção à saúde prestada. Objetivo: analisar como a segurança do paciente é abordada e apreendida durante a graduação do curso de Enfermagem de uma Instituição privada de Ensino Superior (IES). Metodologia: Estudo documental, analítico, exploratório com abordagem quantiqualitativa, realizado em uma Instituição de Ensino Superior de Maceió – Alagoas, Brasil, realizado em janeiro 2019, tendo como amostra 162 discentes do curso de bacharel em enfermagem com um instrumento estruturado com escala tipo Likert. Resultados: a partir da análise documental do projeto pedagógico do curso de enfermagem observou que não existe uma disciplina específica no curso que trate sobre a segurança do paciente, assim como não consta no ementário das disciplinas específicas o tema proposto. Já no estudo empírico, o perfil dos participantes retrata jovens de 18 aos 25 anos, gênero feminino e estado civil solteira. Sobre conceitos chaves e práticas seguras relacionados a segurança do paciente a maioria dos discentes mostrou conhecimento sobre o assunto. Quanto à possibilidade do erro, a maioria define não poder existir essa alternativa. Ademais, destacou-se a fragilidade no conhecimento do estudante ao achar que o profissional de saúde e específico da enfermagem não pode errar diante de um cuidado de saúde, mitigando a cultura de segurança do paciente. Conclusão: Diante do objetivo e resultados desse estudo, recomenda-se a possibilidade inclusão de uma disciplina específica sobre Segurança do Paciente ou que se possa trabalhar o tema de maneira transversal. Espera-se, em conformidade com a pedagogia paulofreiriana, que este estudo possa contribuir para a reflexão-ação de discentes quanto a implementação de práticas seguras. Educação Permanente em Saúde voltada para a segurança do paciente tanto para professores, estudantes, gestores de instituições de ensino e pesquisa, e profissionais de instituições de saúde sobre a segurança do paciente; no desenvolvimento de pesquisas sobre segurança do paciente com o intuito de cultivar a cultura de segurança do paciente para um cuidado em saúde de maneira mais segura. |
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