Inovar a tradição : estudo de casos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Jéssica Araújo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/19229
Resumo: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
id RCAP_603af07ac6e2e244926466138eaa22ee
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/19229
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inovar a tradição : estudo de casosInovaçãoTradiçãoParadoxoModelo de NegócioA Vida PortuguesaO Valor do TempoInnovationTraditionParadoxBusiness ModelMestrado em Gestão e Estratégia IndustrialEsta dissertação visa entender um paradoxo muito recente na nossa economia, nomeadamente a tensão existente entre tradição e inovação. Com base num vasto conjunto de referências bibliográficas serão estudadas temáticas como: modelos de negócio, produtos tradicionais, inovação e a sua tipologia e ainda a inovação da inovação da tradição como gestão do paradoxo. Ao longo do estudo serão aprofundados diversos conceitos relacionados com produtos tradicionais, com os vários tipos de inovação e com as suas subcategorias, assim como a forma como estes produtos podem e têm sido inovados ao longo da sua vida. Estes representam produtos com história, passados de geração em geração, que muitas vezes necessitam da inovação para sobreviveram no mercado e provocam reações nos consumidores. Inovar a tradição é considerado um paradoxo, uma contradição entre dois conceitos presentes na nossa economia e com possíveis formas de resposta. De forma a explorar mais aprofundadamente a relação entre tradição e inovação, serão abordados dois casos de estudo contrastantes, com modelos de negócio distintos, nomeadamente A Vida Portuguesa e O Valor do Tempo, a fim de perceber como cada um deles responde ao paradoxo descrito. Estas empresas geram vantagens competitivas e criam valor através da inovação da tradição, tendo desenvolvido estratégias idiossincráticas para abordar o paradoxo.This dissertation provides a complete understanding regarding a very recent paradox in the Portuguese economy, namely the tension between tradition and innovation. Based on a wide range of bibliographic references, thematic areas such as business models, traditional products, innovation and their typology will be studied, as well as the innovation of tradition as paradox management. Throughout the study, it will be deepened several concepts related to traditional products, the various types of innovation and their subcategories, as well as how these products can and have been innovated throughout their life. These are products with a history passed down from generation to generation, that often need innovation to survive in the market and provoke reactions in consumers. Innovating tradition is considered a paradox, a contradiction between two concepts present in the Portuguese economy and with various forms of response. With the intent to further develop this paradox, two contrasting case studies from different business models were analyzed: A Vida Portuguesa and O Valor do Tempo. They will be addressed in order to understand how each one of them responds to the paradox described. These companies have generated competitive advantage and value creation through tradition innovation and have developed idiosyncratic strategies for addressing the paradox.Instituto Superior de Economia e GestãoSimões, Vítor CoradoRepositório da Universidade de LisboaRibeiro, Jéssica Araújo2020-01-06T15:23:34Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19229porRibeiro, Jéssica Araújo (2019). "Inovar a tradição : estudo de casos". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:44Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19229Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:09.319399Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inovar a tradição : estudo de casos
title Inovar a tradição : estudo de casos
spellingShingle Inovar a tradição : estudo de casos
Ribeiro, Jéssica Araújo
Inovação
Tradição
Paradoxo
Modelo de Negócio
A Vida Portuguesa
O Valor do Tempo
Innovation
Tradition
Paradox
Business Model
title_short Inovar a tradição : estudo de casos
title_full Inovar a tradição : estudo de casos
title_fullStr Inovar a tradição : estudo de casos
title_full_unstemmed Inovar a tradição : estudo de casos
title_sort Inovar a tradição : estudo de casos
author Ribeiro, Jéssica Araújo
author_facet Ribeiro, Jéssica Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, Vítor Corado
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Jéssica Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação
Tradição
Paradoxo
Modelo de Negócio
A Vida Portuguesa
O Valor do Tempo
Innovation
Tradition
Paradox
Business Model
topic Inovação
Tradição
Paradoxo
Modelo de Negócio
A Vida Portuguesa
O Valor do Tempo
Innovation
Tradition
Paradox
Business Model
description Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10
2019-10-01T00:00:00Z
2020-01-06T15:23:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/19229
url http://hdl.handle.net/10400.5/19229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ribeiro, Jéssica Araújo (2019). "Inovar a tradição : estudo de casos". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131133152067584