Fatores Explicativos do Rácio de Endividamento das Empresas do PSI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Rui Alexandre Mendes Pereira do Vale C
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2845
Resumo: Após vários anos em que as empresas sofreram com a dificuldade de acesso ao crédito motivado pela crise bancária e numa altura em já se encontravam em período de recuperação, surgiu em 2020 uma pandemia que colocou prova a economia mundial. A crise bancária, cuja principal consequência foi ter obrigado os bancos a sucessivos reforços de capital, impediu-os de financiarem a economia e a pandemia, que surge num momento em que a economia já se encontrava em recuperação, trouxeram os problemas de liquidez s empresas, problemas, esses, atenuados numa primeira instncia pelas moratórias no pagamento dos créditos e numa segunda instncia pelo acesso a novas linhas de crédito com o aval do Governo. Com este estudo pretendeu-se analisar a evolução do rácio de endividamento das empresas portuguesas, tendo sido utilizado para a amostra as empresas constituintes do índice PSI1 do Euronext Lisbon data de 31/12/2021. Para a análise desses dados económico-financeiros, foram utilizados os modelos de regressão linear com dados em painel, o teste da homogeneidade das varincias, o teste de hipóteses ANOVA e foram verificados os pressupostos do modelo através do software SPSS2. Para o estudo foram utilizadas as variáveis dimensão, ROA, risco do negócio, tangibilidade dos ativos, rentabilidade, oportunidades de crescimento e liquidez geral, para um período entre 2010 e 2021 e para períodos intermédios, verificando-se que nem todas as variáveis são explicativas do rácio de endividamento. Foi também verificado que para os vários períodos alvo do estudo os resultados foram constantes. As conclusões finais para o período entre 2010 e 2021 mostram que o rácio de endividamento teve uma contribuição negativa das variáveis dimensão e risco e uma contribuição positiva das variáveis ROA e rentabilidade em todos os anos do estudo. As restantes variáveis não se mostraram significativas relativamente com o rácio de endividamento. Também se pode concluir que houve uma melhoria no rácio de endividamento das empresas nos anos mais recentes.
id RCAP_604b34a4f6d1711c69c992477fb4b5dd
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2845
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fatores Explicativos do Rácio de Endividamento das Empresas do PSIEndividamentoPSIRegressão LinearDados em PainelEstrutura de CapitalApós vários anos em que as empresas sofreram com a dificuldade de acesso ao crédito motivado pela crise bancária e numa altura em já se encontravam em período de recuperação, surgiu em 2020 uma pandemia que colocou prova a economia mundial. A crise bancária, cuja principal consequência foi ter obrigado os bancos a sucessivos reforços de capital, impediu-os de financiarem a economia e a pandemia, que surge num momento em que a economia já se encontrava em recuperação, trouxeram os problemas de liquidez s empresas, problemas, esses, atenuados numa primeira instncia pelas moratórias no pagamento dos créditos e numa segunda instncia pelo acesso a novas linhas de crédito com o aval do Governo. Com este estudo pretendeu-se analisar a evolução do rácio de endividamento das empresas portuguesas, tendo sido utilizado para a amostra as empresas constituintes do índice PSI1 do Euronext Lisbon data de 31/12/2021. Para a análise desses dados económico-financeiros, foram utilizados os modelos de regressão linear com dados em painel, o teste da homogeneidade das varincias, o teste de hipóteses ANOVA e foram verificados os pressupostos do modelo através do software SPSS2. Para o estudo foram utilizadas as variáveis dimensão, ROA, risco do negócio, tangibilidade dos ativos, rentabilidade, oportunidades de crescimento e liquidez geral, para um período entre 2010 e 2021 e para períodos intermédios, verificando-se que nem todas as variáveis são explicativas do rácio de endividamento. Foi também verificado que para os vários períodos alvo do estudo os resultados foram constantes. As conclusões finais para o período entre 2010 e 2021 mostram que o rácio de endividamento teve uma contribuição negativa das variáveis dimensão e risco e uma contribuição positiva das variáveis ROA e rentabilidade em todos os anos do estudo. As restantes variáveis não se mostraram significativas relativamente com o rácio de endividamento. Também se pode concluir que houve uma melhoria no rácio de endividamento das empresas nos anos mais recentes.2024-03-06T17:41:47Z2024-03-062024-02-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2845http://hdl.handle.net/11110/2845TID:203543890porCarvalho, Rui Alexandre Mendes Pereira do Vale Cinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-07T05:53:55Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2845Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:13:37.613337Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fatores Explicativos do Rácio de Endividamento das Empresas do PSI
title Fatores Explicativos do Rácio de Endividamento das Empresas do PSI
spellingShingle Fatores Explicativos do Rácio de Endividamento das Empresas do PSI
Carvalho, Rui Alexandre Mendes Pereira do Vale C
Endividamento
PSI
Regressão Linear
Dados em Painel
Estrutura de Capital
title_short Fatores Explicativos do Rácio de Endividamento das Empresas do PSI
title_full Fatores Explicativos do Rácio de Endividamento das Empresas do PSI
title_fullStr Fatores Explicativos do Rácio de Endividamento das Empresas do PSI
title_full_unstemmed Fatores Explicativos do Rácio de Endividamento das Empresas do PSI
title_sort Fatores Explicativos do Rácio de Endividamento das Empresas do PSI
author Carvalho, Rui Alexandre Mendes Pereira do Vale C
author_facet Carvalho, Rui Alexandre Mendes Pereira do Vale C
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Rui Alexandre Mendes Pereira do Vale C
dc.subject.por.fl_str_mv Endividamento
PSI
Regressão Linear
Dados em Painel
Estrutura de Capital
topic Endividamento
PSI
Regressão Linear
Dados em Painel
Estrutura de Capital
description Após vários anos em que as empresas sofreram com a dificuldade de acesso ao crédito motivado pela crise bancária e numa altura em já se encontravam em período de recuperação, surgiu em 2020 uma pandemia que colocou prova a economia mundial. A crise bancária, cuja principal consequência foi ter obrigado os bancos a sucessivos reforços de capital, impediu-os de financiarem a economia e a pandemia, que surge num momento em que a economia já se encontrava em recuperação, trouxeram os problemas de liquidez s empresas, problemas, esses, atenuados numa primeira instncia pelas moratórias no pagamento dos créditos e numa segunda instncia pelo acesso a novas linhas de crédito com o aval do Governo. Com este estudo pretendeu-se analisar a evolução do rácio de endividamento das empresas portuguesas, tendo sido utilizado para a amostra as empresas constituintes do índice PSI1 do Euronext Lisbon data de 31/12/2021. Para a análise desses dados económico-financeiros, foram utilizados os modelos de regressão linear com dados em painel, o teste da homogeneidade das varincias, o teste de hipóteses ANOVA e foram verificados os pressupostos do modelo através do software SPSS2. Para o estudo foram utilizadas as variáveis dimensão, ROA, risco do negócio, tangibilidade dos ativos, rentabilidade, oportunidades de crescimento e liquidez geral, para um período entre 2010 e 2021 e para períodos intermédios, verificando-se que nem todas as variáveis são explicativas do rácio de endividamento. Foi também verificado que para os vários períodos alvo do estudo os resultados foram constantes. As conclusões finais para o período entre 2010 e 2021 mostram que o rácio de endividamento teve uma contribuição negativa das variáveis dimensão e risco e uma contribuição positiva das variáveis ROA e rentabilidade em todos os anos do estudo. As restantes variáveis não se mostraram significativas relativamente com o rácio de endividamento. Também se pode concluir que houve uma melhoria no rácio de endividamento das empresas nos anos mais recentes.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-06T17:41:47Z
2024-03-06
2024-02-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2845
http://hdl.handle.net/11110/2845
TID:203543890
url http://hdl.handle.net/11110/2845
identifier_str_mv TID:203543890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137789918314496