Criação de Podcasts no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Cidália
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Reis, Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/4706
Resumo: O Podcast é uma ferramenta da Web 2.0 que permite a criação de programas de áudio e a sua partilha através da Internet. Quando publicados em blogs ou sítios de comunidades educativas, permite a criação de redes de comunicação e interacção entre criadores e ouvintes. O presente artigo reflecte sobre as potencialidades e as limitações da utilização do podcast no Pré-escolari e no 1.º Ciclo do Ensino Básico a partir da análise de uma experiência realizada com educadores, professores e crianças do Agrupamento Fernando Casimiro Pereira da Silva em Rio Maior, Portugal. A experiência realizada, integrada num processo de investigação-acção, envolveu uma fase inicial de formação de professores e educadores, seguida de uma fase intermédia de criação e publicação de podcasts e de uma fase final de avaliação do processo. Como principais resultados destacam-se os impactos da criação de podcasts no reforço da motivação para a leitura e a escrita nos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e na melhoria da expressão oral nas crianças do Pré-Escolar.
id RCAP_604ffb0401de0c8180eb028ea20d9480
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/4706
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Criação de Podcasts no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPodcastOralidadeComunicaçãoÁudioO Podcast é uma ferramenta da Web 2.0 que permite a criação de programas de áudio e a sua partilha através da Internet. Quando publicados em blogs ou sítios de comunidades educativas, permite a criação de redes de comunicação e interacção entre criadores e ouvintes. O presente artigo reflecte sobre as potencialidades e as limitações da utilização do podcast no Pré-escolari e no 1.º Ciclo do Ensino Básico a partir da análise de uma experiência realizada com educadores, professores e crianças do Agrupamento Fernando Casimiro Pereira da Silva em Rio Maior, Portugal. A experiência realizada, integrada num processo de investigação-acção, envolveu uma fase inicial de formação de professores e educadores, seguida de uma fase intermédia de criação e publicação de podcasts e de uma fase final de avaliação do processo. Como principais resultados destacam-se os impactos da criação de podcasts no reforço da motivação para a leitura e a escrita nos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e na melhoria da expressão oral nas crianças do Pré-Escolar.Universidade Estadual Paulista: UNESPRepositório da Universidade de LisboaMarques, CidáliaReis, Pedro2011-12-27T14:11:18Z2011-012011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4706porMarques, C., & Reis, P. (2011). Criação de podcasts no jardim de infância e no 1.º ciclo do ensino básico. Nuances: Estudos sobre Educação,18(19), 68-80.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:45:42Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4706Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:12.232794Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Criação de Podcasts no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Criação de Podcasts no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Criação de Podcasts no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Marques, Cidália
Podcast
Oralidade
Comunicação
Áudio
title_short Criação de Podcasts no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Criação de Podcasts no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Criação de Podcasts no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Criação de Podcasts no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Criação de Podcasts no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Marques, Cidália
author_facet Marques, Cidália
Reis, Pedro
author_role author
author2 Reis, Pedro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Cidália
Reis, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Podcast
Oralidade
Comunicação
Áudio
topic Podcast
Oralidade
Comunicação
Áudio
description O Podcast é uma ferramenta da Web 2.0 que permite a criação de programas de áudio e a sua partilha através da Internet. Quando publicados em blogs ou sítios de comunidades educativas, permite a criação de redes de comunicação e interacção entre criadores e ouvintes. O presente artigo reflecte sobre as potencialidades e as limitações da utilização do podcast no Pré-escolari e no 1.º Ciclo do Ensino Básico a partir da análise de uma experiência realizada com educadores, professores e crianças do Agrupamento Fernando Casimiro Pereira da Silva em Rio Maior, Portugal. A experiência realizada, integrada num processo de investigação-acção, envolveu uma fase inicial de formação de professores e educadores, seguida de uma fase intermédia de criação e publicação de podcasts e de uma fase final de avaliação do processo. Como principais resultados destacam-se os impactos da criação de podcasts no reforço da motivação para a leitura e a escrita nos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e na melhoria da expressão oral nas crianças do Pré-Escolar.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-27T14:11:18Z
2011-01
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/4706
url http://hdl.handle.net/10451/4706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Marques, C., & Reis, P. (2011). Criação de podcasts no jardim de infância e no 1.º ciclo do ensino básico. Nuances: Estudos sobre Educação,18(19), 68-80.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista: UNESP
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista: UNESP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134189074776064