Criação de Podcasts no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/4706 |
Resumo: | O Podcast é uma ferramenta da Web 2.0 que permite a criação de programas de áudio e a sua partilha através da Internet. Quando publicados em blogs ou sítios de comunidades educativas, permite a criação de redes de comunicação e interacção entre criadores e ouvintes. O presente artigo reflecte sobre as potencialidades e as limitações da utilização do podcast no Pré-escolari e no 1.º Ciclo do Ensino Básico a partir da análise de uma experiência realizada com educadores, professores e crianças do Agrupamento Fernando Casimiro Pereira da Silva em Rio Maior, Portugal. A experiência realizada, integrada num processo de investigação-acção, envolveu uma fase inicial de formação de professores e educadores, seguida de uma fase intermédia de criação e publicação de podcasts e de uma fase final de avaliação do processo. Como principais resultados destacam-se os impactos da criação de podcasts no reforço da motivação para a leitura e a escrita nos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e na melhoria da expressão oral nas crianças do Pré-Escolar. |
id |
RCAP_604ffb0401de0c8180eb028ea20d9480 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/4706 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Criação de Podcasts no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPodcastOralidadeComunicaçãoÁudioO Podcast é uma ferramenta da Web 2.0 que permite a criação de programas de áudio e a sua partilha através da Internet. Quando publicados em blogs ou sítios de comunidades educativas, permite a criação de redes de comunicação e interacção entre criadores e ouvintes. O presente artigo reflecte sobre as potencialidades e as limitações da utilização do podcast no Pré-escolari e no 1.º Ciclo do Ensino Básico a partir da análise de uma experiência realizada com educadores, professores e crianças do Agrupamento Fernando Casimiro Pereira da Silva em Rio Maior, Portugal. A experiência realizada, integrada num processo de investigação-acção, envolveu uma fase inicial de formação de professores e educadores, seguida de uma fase intermédia de criação e publicação de podcasts e de uma fase final de avaliação do processo. Como principais resultados destacam-se os impactos da criação de podcasts no reforço da motivação para a leitura e a escrita nos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e na melhoria da expressão oral nas crianças do Pré-Escolar.Universidade Estadual Paulista: UNESPRepositório da Universidade de LisboaMarques, CidáliaReis, Pedro2011-12-27T14:11:18Z2011-012011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4706porMarques, C., & Reis, P. (2011). Criação de podcasts no jardim de infância e no 1.º ciclo do ensino básico. Nuances: Estudos sobre Educação,18(19), 68-80.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:45:42Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4706Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:12.232794Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criação de Podcasts no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Criação de Podcasts no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Criação de Podcasts no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico Marques, Cidália Podcast Oralidade Comunicação Áudio |
title_short |
Criação de Podcasts no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Criação de Podcasts no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Criação de Podcasts no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Criação de Podcasts no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Criação de Podcasts no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Marques, Cidália |
author_facet |
Marques, Cidália Reis, Pedro |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Pedro |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Cidália Reis, Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Podcast Oralidade Comunicação Áudio |
topic |
Podcast Oralidade Comunicação Áudio |
description |
O Podcast é uma ferramenta da Web 2.0 que permite a criação de programas de áudio e a sua partilha através da Internet. Quando publicados em blogs ou sítios de comunidades educativas, permite a criação de redes de comunicação e interacção entre criadores e ouvintes. O presente artigo reflecte sobre as potencialidades e as limitações da utilização do podcast no Pré-escolari e no 1.º Ciclo do Ensino Básico a partir da análise de uma experiência realizada com educadores, professores e crianças do Agrupamento Fernando Casimiro Pereira da Silva em Rio Maior, Portugal. A experiência realizada, integrada num processo de investigação-acção, envolveu uma fase inicial de formação de professores e educadores, seguida de uma fase intermédia de criação e publicação de podcasts e de uma fase final de avaliação do processo. Como principais resultados destacam-se os impactos da criação de podcasts no reforço da motivação para a leitura e a escrita nos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e na melhoria da expressão oral nas crianças do Pré-Escolar. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-27T14:11:18Z 2011-01 2011-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/4706 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/4706 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Marques, C., & Reis, P. (2011). Criação de podcasts no jardim de infância e no 1.º ciclo do ensino básico. Nuances: Estudos sobre Educação,18(19), 68-80. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista: UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista: UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134189074776064 |