Influência dos media nas atitudes face à violência e na empatia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Cyntia Barros
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/8546
Resumo: Partilha-se a crença de que a exposição à violência nos meios de comunicação é um potencial contributo para o aumento de comportamentos agressivos, aumento de atitudes pró-violentas e redução de comportamentos solícitos para com os outros. O presente estudo procura determinar a existência de uma correlação entre a exposição a conteúdos violentos nos meios de comunicação com o efeito da dessensibilização, que se reflete numa redução da capacidade empática para com os outros e no ganho de atitudes pró-violentas. O conceito de dessensibilização tem vindo a ser utilizado para explicar o efeito produzido pela redução de respostas emocionais a estímulos externos que normalmente produziriam fortes respostas emocionais. A amostra utilizada no presente estudo foi constituída por estudantes do ensino público e privado, com idades compreendidas entre os dez e os dezoito anos, onde foram seleccionados de forma aleatória da Zona Centro de Portugal 745 sujeitos. Foi aplicado o questionário de hábitos de consumo aos meios de comunicação, a escala de exposição aos conteúdos violentos nos meios de comunicação (TV, Internet e Jogos), a escala de empatia e a escala de atitudes face à violência. Foram tidos em consideração dois objectivos: numa primeira fase foram identificados os hábitos de consumo em relação aos diferentes meios de comunicação, a disponibilidade de acessos a esses meios e a analise da componente educativa e de controlo parental em relação aos consumos de conteúdos violentos. Numa segunda fase procuramos analisar a relação entre a exposição prolongada a conteúdos violentos nos diferentes meios de comunicação (TV, Internet e Vídeo Games) com um aumento de atitudes pró-violentas e com a redução da empatia. Os resultados comprovam uma relação significativa entre a exposição a conteúdos violentos e o ganho de atitudes pró-violentas, bem como a existência de uma relação significativa entre o consumo de conteúdos violentos com a redução da empatia. Os efeitos mais negativos são os que provêm do consumo de jogos violentos e de conteúdos acedidos pela internet em detrimento do consumo através da televisão. Foram discutidos aspectos relacionados com controlo parental e os hábitos de consumo nos meios de comunicação, sendo necessária mais investigação nesta área de forma a conhecer melhor os factores de risco associados a estes comportamentos. São sugeridas implicações deste estudo para o contexto familiar e escolar de forma a prevenir a disseminação de conteúdos violentos nos meios de comunicação.
id RCAP_6053889144e75a4744453d9b4b1521a2
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/8546
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influência dos media nas atitudes face à violência e na empatiaPsicologia socialMeios de comunicação social - Impacto psicológicoComportamento anti-socialAgressividadeViolênciaPartilha-se a crença de que a exposição à violência nos meios de comunicação é um potencial contributo para o aumento de comportamentos agressivos, aumento de atitudes pró-violentas e redução de comportamentos solícitos para com os outros. O presente estudo procura determinar a existência de uma correlação entre a exposição a conteúdos violentos nos meios de comunicação com o efeito da dessensibilização, que se reflete numa redução da capacidade empática para com os outros e no ganho de atitudes pró-violentas. O conceito de dessensibilização tem vindo a ser utilizado para explicar o efeito produzido pela redução de respostas emocionais a estímulos externos que normalmente produziriam fortes respostas emocionais. A amostra utilizada no presente estudo foi constituída por estudantes do ensino público e privado, com idades compreendidas entre os dez e os dezoito anos, onde foram seleccionados de forma aleatória da Zona Centro de Portugal 745 sujeitos. Foi aplicado o questionário de hábitos de consumo aos meios de comunicação, a escala de exposição aos conteúdos violentos nos meios de comunicação (TV, Internet e Jogos), a escala de empatia e a escala de atitudes face à violência. Foram tidos em consideração dois objectivos: numa primeira fase foram identificados os hábitos de consumo em relação aos diferentes meios de comunicação, a disponibilidade de acessos a esses meios e a analise da componente educativa e de controlo parental em relação aos consumos de conteúdos violentos. Numa segunda fase procuramos analisar a relação entre a exposição prolongada a conteúdos violentos nos diferentes meios de comunicação (TV, Internet e Vídeo Games) com um aumento de atitudes pró-violentas e com a redução da empatia. Os resultados comprovam uma relação significativa entre a exposição a conteúdos violentos e o ganho de atitudes pró-violentas, bem como a existência de uma relação significativa entre o consumo de conteúdos violentos com a redução da empatia. Os efeitos mais negativos são os que provêm do consumo de jogos violentos e de conteúdos acedidos pela internet em detrimento do consumo através da televisão. Foram discutidos aspectos relacionados com controlo parental e os hábitos de consumo nos meios de comunicação, sendo necessária mais investigação nesta área de forma a conhecer melhor os factores de risco associados a estes comportamentos. São sugeridas implicações deste estudo para o contexto familiar e escolar de forma a prevenir a disseminação de conteúdos violentos nos meios de comunicação.Partilha-se a crença de que a exposição à violência nos meios de comunicação é um potencial contributo para o aumento de comportamentos agressivos, aumento de atitudes pró-violentas e redução de comportamentos solícitos para com os outros. O presente estudo procura determinar a existência de uma correlação entre a exposição a conteúdos violentos nos meios de comunicação com o efeito da dessensibilização, que se reflete numa redução da capacidade empática para com os outros e no ganho de atitudes pró-violentas. O conceito de dessensibilização tem vindo a ser utilizado para explicar o efeito produzido pela redução de respostas emocionais a estímulos externos que normalmente produziriam fortes respostas emocionais. A amostra utilizada no presente estudo foi constituída por estudantes do ensino público e privado, com idades compreendidas entre os dez e os dezoito anos, onde foram seleccionados de forma aleatória da Zona Centro de Portugal 745 sujeitos. Foi aplicado o questionário de hábitos de consumo aos meios de comunicação, a escala de exposição aos conteúdos violentos nos meios de comunicação (TV, Internet e Jogos), a escala de empatia e a escala de atitudes face à violência. Foram tidos em consideração dois objectivos: numa primeira fase foram identificados os hábitos de consumo em relação aos diferentes meios de comunicação, a disponibilidade de acessos a esses meios e a analise da componente educativa e de controlo parental em relação aos consumos de conteúdos violentos. Numa segunda fase procuramos analisar a relação entre a exposição prolongada a conteúdos violentos nos diferentes meios de comunicação (TV, Internet e Vídeo Games) com um aumento de atitudes pró-violentas e com a redução da empatia. Os resultados comprovam uma relação significativa entre a exposição a conteúdos violentos e o ganho de atitudes pró-violentas, bem como a existência de uma relação significativa entre o consumo de conteúdos violentos com a redução da empatia. Os efeitos mais negativos são os que provêm do consumo de jogos violentos e de conteúdos acedidos pela internet em detrimento do consumo através da televisão. Foram discutidos aspectos relacionados com controlo parental e os hábitos de consumo nos meios de comunicação, sendo necessária mais investigação nesta área de forma a conhecer melhor os factores de risco associados a estes comportamentos. São sugeridas implicações deste estudo para o contexto familiar e escolar de forma a prevenir a disseminação de conteúdos violentos nos meios de comunicação.Universidade de Aveiro2012-05-10T16:35:49Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/8546porCarvalho, Cyntia Barrosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:14:18Zoai:ria.ua.pt:10773/8546Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:45:36.761246Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influência dos media nas atitudes face à violência e na empatia
title Influência dos media nas atitudes face à violência e na empatia
spellingShingle Influência dos media nas atitudes face à violência e na empatia
Carvalho, Cyntia Barros
Psicologia social
Meios de comunicação social - Impacto psicológico
Comportamento anti-social
Agressividade
Violência
title_short Influência dos media nas atitudes face à violência e na empatia
title_full Influência dos media nas atitudes face à violência e na empatia
title_fullStr Influência dos media nas atitudes face à violência e na empatia
title_full_unstemmed Influência dos media nas atitudes face à violência e na empatia
title_sort Influência dos media nas atitudes face à violência e na empatia
author Carvalho, Cyntia Barros
author_facet Carvalho, Cyntia Barros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Cyntia Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia social
Meios de comunicação social - Impacto psicológico
Comportamento anti-social
Agressividade
Violência
topic Psicologia social
Meios de comunicação social - Impacto psicológico
Comportamento anti-social
Agressividade
Violência
description Partilha-se a crença de que a exposição à violência nos meios de comunicação é um potencial contributo para o aumento de comportamentos agressivos, aumento de atitudes pró-violentas e redução de comportamentos solícitos para com os outros. O presente estudo procura determinar a existência de uma correlação entre a exposição a conteúdos violentos nos meios de comunicação com o efeito da dessensibilização, que se reflete numa redução da capacidade empática para com os outros e no ganho de atitudes pró-violentas. O conceito de dessensibilização tem vindo a ser utilizado para explicar o efeito produzido pela redução de respostas emocionais a estímulos externos que normalmente produziriam fortes respostas emocionais. A amostra utilizada no presente estudo foi constituída por estudantes do ensino público e privado, com idades compreendidas entre os dez e os dezoito anos, onde foram seleccionados de forma aleatória da Zona Centro de Portugal 745 sujeitos. Foi aplicado o questionário de hábitos de consumo aos meios de comunicação, a escala de exposição aos conteúdos violentos nos meios de comunicação (TV, Internet e Jogos), a escala de empatia e a escala de atitudes face à violência. Foram tidos em consideração dois objectivos: numa primeira fase foram identificados os hábitos de consumo em relação aos diferentes meios de comunicação, a disponibilidade de acessos a esses meios e a analise da componente educativa e de controlo parental em relação aos consumos de conteúdos violentos. Numa segunda fase procuramos analisar a relação entre a exposição prolongada a conteúdos violentos nos diferentes meios de comunicação (TV, Internet e Vídeo Games) com um aumento de atitudes pró-violentas e com a redução da empatia. Os resultados comprovam uma relação significativa entre a exposição a conteúdos violentos e o ganho de atitudes pró-violentas, bem como a existência de uma relação significativa entre o consumo de conteúdos violentos com a redução da empatia. Os efeitos mais negativos são os que provêm do consumo de jogos violentos e de conteúdos acedidos pela internet em detrimento do consumo através da televisão. Foram discutidos aspectos relacionados com controlo parental e os hábitos de consumo nos meios de comunicação, sendo necessária mais investigação nesta área de forma a conhecer melhor os factores de risco associados a estes comportamentos. São sugeridas implicações deste estudo para o contexto familiar e escolar de forma a prevenir a disseminação de conteúdos violentos nos meios de comunicação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2012-05-10T16:35:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/8546
url http://hdl.handle.net/10773/8546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137507944693760