Media e violência: estudo com crianças e jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Salomé Guedes da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/8017
Resumo: A investigação tem apontado para uma relação entre a exposição aos meios de comunicação social e violência em crianças e jovens, onde prevalece a análise dos efeitos da televisão, tendo sido relegadas para segundo plano as novas tecnologias da informação. Face à escassez de investigação neste âmbito em Portugal, o presente estudo tem como objectivo compreender os hábitos de utilização dos media (internet, telemóvel, jogos, televisão e imprensa escrita), considerando o tempo e os conteúdos violentos a que mais novos estão expostos e a sua relação com comportamentos de bullying e cyberbullying. Para além disso, pretende-se analisar o envolvimento parental no uso dos media e as atitudes pro-violência, identificando a relação existente entre estes factores e os comportamentos de violência que os jovens exibem. A amostra é constituída por 745 alunos do 6º ao 10º ano, de 12 escolas públicas e privadas do centro do país, com a autorização do Ministério da Educação. Para este efeito, construiu-se um questionário relativo aos hábitos de utilização dos media e foram traduzidas e adaptadas duas escalas, uma referente às atitudes face à violência e outra cujo objectivo passa por avaliar os comportamentos de violência em meio escolar, tendo sido adicionado o cyberbullying – uma forma emergente de violência na sociedade actual. Os resultados revelam que 57% dos participantes usa internet no seu quarto e 97% tem um telemóvel. Os comportamentos de bullying apresentam uma correlação positiva com o cyberbullying e esta apresenta valores mais elevados na associação do bullying com os conteúdos visualizados e do cyberbullying com o tempo de exposição. Apesar do moderado envolvimento dos pais, sobretudo na utilização da internet, quando está presente este acompanhamento/controlo parece estar relacionado com uma diminuição de comportamentos de violentos. Finalmente, as atitudes a favor da violência apresentam uma correlação mais forte e positiva com comportamentos de bullying e cyberbullying. A compreensão destes resultados permite abrir do leque de possibilidades para a investigação, para além de contribuir para a definição de algumas linhas de intervenção, no âmbito da educação para os media, a nível individual, familiar e comunitário.
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