O ensino da religião e moral na escola pública: 1910 e 2004
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/9842 |
Resumo: | Portugal sempre foi um país profundamente marcado pela influência religiosa cristã, maioritariamente católica, tanto nas suas políticas sociais como nas suas políticas educativas. Sempre foi preocupação das Constituições Políticas Portuguesas de 1911, 1933 e 1976 a separação do Estado das igrejas e a não confessionalidade do ensino nas escolas públicas. Todavia, com excepção na 1.ª República, vários foram as políticas educativas que transformaram o ensino da Religião e Moral numa disciplina de estrema importância no contexto educativo português, contrariando as próprias Constituições. Este artigo pretende levar-nos para uma reflexão acerca das mesmas. |
id |
RCAP_60567c6afd47460a93bc92803de30b13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9842 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ensino da religião e moral na escola pública: 1910 e 2004EDUCAÇÃOENSINO DA RELIGIÃOESCOLAS PÚBLICASHISTÓRIA DA EDUCAÇÃOESTUDOS DE CASOEDUCATIONRELIGION TEACHINGSTATE SCHOOLSHISTORY OF EDUCATIONCASE STUDIESPortugal sempre foi um país profundamente marcado pela influência religiosa cristã, maioritariamente católica, tanto nas suas políticas sociais como nas suas políticas educativas. Sempre foi preocupação das Constituições Políticas Portuguesas de 1911, 1933 e 1976 a separação do Estado das igrejas e a não confessionalidade do ensino nas escolas públicas. Todavia, com excepção na 1.ª República, vários foram as políticas educativas que transformaram o ensino da Religião e Moral numa disciplina de estrema importância no contexto educativo português, contrariando as próprias Constituições. Este artigo pretende levar-nos para uma reflexão acerca das mesmas.Portugal has always been a country deeply marked by the influence of Christian religion, mostly Catholic, both in its social policies and in its educational policies. It has always been the concern of Portuguese Constitutions of 1911, 1933 and 1976, the separation of state from the churches as well as the non confessionality of education in public schools. However, except in the 1 st Republic, various educational policies have transformed the teaching of Religion and Ethics in a subject of extreme importance in the Portuguese education, contradicting the constitutions. This article intends to lead us to a reflection this issue.Edições Universitárias Lusófonas2019-10-21T09:28:35Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9842por2183-2102Caetano, Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-24T01:31:30Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9842Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:10.034177Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da religião e moral na escola pública: 1910 e 2004 |
title |
O ensino da religião e moral na escola pública: 1910 e 2004 |
spellingShingle |
O ensino da religião e moral na escola pública: 1910 e 2004 Caetano, Ricardo EDUCAÇÃO ENSINO DA RELIGIÃO ESCOLAS PÚBLICAS HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESTUDOS DE CASO EDUCATION RELIGION TEACHING STATE SCHOOLS HISTORY OF EDUCATION CASE STUDIES |
title_short |
O ensino da religião e moral na escola pública: 1910 e 2004 |
title_full |
O ensino da religião e moral na escola pública: 1910 e 2004 |
title_fullStr |
O ensino da religião e moral na escola pública: 1910 e 2004 |
title_full_unstemmed |
O ensino da religião e moral na escola pública: 1910 e 2004 |
title_sort |
O ensino da religião e moral na escola pública: 1910 e 2004 |
author |
Caetano, Ricardo |
author_facet |
Caetano, Ricardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caetano, Ricardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO ENSINO DA RELIGIÃO ESCOLAS PÚBLICAS HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESTUDOS DE CASO EDUCATION RELIGION TEACHING STATE SCHOOLS HISTORY OF EDUCATION CASE STUDIES |
topic |
EDUCAÇÃO ENSINO DA RELIGIÃO ESCOLAS PÚBLICAS HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESTUDOS DE CASO EDUCATION RELIGION TEACHING STATE SCHOOLS HISTORY OF EDUCATION CASE STUDIES |
description |
Portugal sempre foi um país profundamente marcado pela influência religiosa cristã, maioritariamente católica, tanto nas suas políticas sociais como nas suas políticas educativas. Sempre foi preocupação das Constituições Políticas Portuguesas de 1911, 1933 e 1976 a separação do Estado das igrejas e a não confessionalidade do ensino nas escolas públicas. Todavia, com excepção na 1.ª República, vários foram as políticas educativas que transformaram o ensino da Religião e Moral numa disciplina de estrema importância no contexto educativo português, contrariando as próprias Constituições. Este artigo pretende levar-nos para uma reflexão acerca das mesmas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2019-10-21T09:28:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/9842 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/9842 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2102 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131268451926016 |