Adaptação do Questionário de Autonomia nos Adolescentes (QAA) para a língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graça, J.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Calheiros, M. M., Martins, A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-22629
http://hdl.handle.net/10071/14389
Resumo: O presente estudo tem como objectivo principal apresentar a versão portuguesa do Questionário de Autonomia nos Adolescentes, traduzido e adaptado a partir do Adolescent Autonomy Questionnaire (Noom, 1999). De forma a observar as qualidades psicométricas da versão portuguesa procedeu-se à análise da estrutura factorial, análise da fidelidade, análise da sensibilidade e correlações inter-factores. Os resultados obtidos com uma amostra de 171 adolescentes indicaram, através de análise factorial confirmatória, que o modelo original constituído por três dimensões não se revelou adequado à estrutura correlacional observada. Neste sentido, recorreu-se a uma análise exploratória que reproduziu uma estrutura composta por quatro factores – Auto-determinação; Independência; Autonomia cognitiva e Autonomia emocional. Em termos gerais, observaram-se indícios favoráveis à adequabilidade da presente versão do instrumento para a população adolescente portuguesa em contexto escolar. As diferenças observadas entre os participantes em função da idade (14-16 anos vs. 17-19 anos) são consistentes com os resultados obtidos nos estudos do instrumento original, fornecendo evidências adicionais favoráveis à validade da versão portuguesa.
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