Avaliação das competências dos professores de educação física para reagir a situações de emergência durante as aulas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ricardo Filipe dos Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3314
Resumo: As aulas de educação física envolvem momentos em que os alunos realizam atividades nas quais podem ocorrer acidentes. Os professores de educação física são primeiros agentes a atuar no caso de um aluno de lesionar, pelo que é importante que possuam competências para agir de forma adequada à situação. Esta investigação tem como objetivos (1) avaliar o conhecimento dos Professores de Educação Física para reagir a situações de emergência durante as aulas e (2) avaliar o efeito de alguns fatores sobre essas competências. Para tal recolheram-se informações de 284 professores de Educação Física (57,7% homens e 41,9% mulheres, 37,6± 7,1 anos; 67,9% detentores de Licenciatura, 28,8% de Mestrado, 1,7% de Doutoramento correspondendo a 4,4% total dos professores que lecionam nível nacional), através da aplicação de um questionário especialmente desenhado para esta investigação. Os resultados obtidos mostram que apenas 19,1% dos professores têm um bom nível de conhecimento teórico e 49,3% um bom nível de conhecimento operacional para agir em situações de emergências durante as aulas. A idade não altera os níveis de conhecimento para reagir em situações de emergência. A perceção do conhecimento influencia o conhecimento operacional. A procura de conhecimento é transversal a todos os níveis de conhecimento. O nível de conhecimento operacional é afetado pelas habilitações literárias: quanto maior as habilitações literárias maior o conhecimento operacional. As fontes de informação que mais influenciaram os professores de educação física e que afetam positivamente o nível de conhecimento operacional foram médicos, enfermeiros, as redes sociais afetam negativamente o conhecimento operacional. Conclui-se que o nível de conhecimento dos professores de educação física não é suficiente, tornando-se evidente a necessidade de criar medidas para combater esta falta de conhecimento ao nível dos 1ºsocorros.
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