Avaliação das competências dos professores de educação física para reagir a situações de emergência durante as aulas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3314 |
Resumo: | As aulas de educação física envolvem momentos em que os alunos realizam atividades nas quais podem ocorrer acidentes. Os professores de educação física são primeiros agentes a atuar no caso de um aluno de lesionar, pelo que é importante que possuam competências para agir de forma adequada à situação. Esta investigação tem como objetivos (1) avaliar o conhecimento dos Professores de Educação Física para reagir a situações de emergência durante as aulas e (2) avaliar o efeito de alguns fatores sobre essas competências. Para tal recolheram-se informações de 284 professores de Educação Física (57,7% homens e 41,9% mulheres, 37,6± 7,1 anos; 67,9% detentores de Licenciatura, 28,8% de Mestrado, 1,7% de Doutoramento correspondendo a 4,4% total dos professores que lecionam nível nacional), através da aplicação de um questionário especialmente desenhado para esta investigação. Os resultados obtidos mostram que apenas 19,1% dos professores têm um bom nível de conhecimento teórico e 49,3% um bom nível de conhecimento operacional para agir em situações de emergências durante as aulas. A idade não altera os níveis de conhecimento para reagir em situações de emergência. A perceção do conhecimento influencia o conhecimento operacional. A procura de conhecimento é transversal a todos os níveis de conhecimento. O nível de conhecimento operacional é afetado pelas habilitações literárias: quanto maior as habilitações literárias maior o conhecimento operacional. As fontes de informação que mais influenciaram os professores de educação física e que afetam positivamente o nível de conhecimento operacional foram médicos, enfermeiros, as redes sociais afetam negativamente o conhecimento operacional. Conclui-se que o nível de conhecimento dos professores de educação física não é suficiente, tornando-se evidente a necessidade de criar medidas para combater esta falta de conhecimento ao nível dos 1ºsocorros. |
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Avaliação das competências dos professores de educação física para reagir a situações de emergência durante as aulasProfessor de educação física - Avaliação de competênciasProfessor de educação física - Primeiros socorrosProfessor de educação física - Acidentes desportivosAs aulas de educação física envolvem momentos em que os alunos realizam atividades nas quais podem ocorrer acidentes. Os professores de educação física são primeiros agentes a atuar no caso de um aluno de lesionar, pelo que é importante que possuam competências para agir de forma adequada à situação. Esta investigação tem como objetivos (1) avaliar o conhecimento dos Professores de Educação Física para reagir a situações de emergência durante as aulas e (2) avaliar o efeito de alguns fatores sobre essas competências. Para tal recolheram-se informações de 284 professores de Educação Física (57,7% homens e 41,9% mulheres, 37,6± 7,1 anos; 67,9% detentores de Licenciatura, 28,8% de Mestrado, 1,7% de Doutoramento correspondendo a 4,4% total dos professores que lecionam nível nacional), através da aplicação de um questionário especialmente desenhado para esta investigação. Os resultados obtidos mostram que apenas 19,1% dos professores têm um bom nível de conhecimento teórico e 49,3% um bom nível de conhecimento operacional para agir em situações de emergências durante as aulas. A idade não altera os níveis de conhecimento para reagir em situações de emergência. A perceção do conhecimento influencia o conhecimento operacional. A procura de conhecimento é transversal a todos os níveis de conhecimento. O nível de conhecimento operacional é afetado pelas habilitações literárias: quanto maior as habilitações literárias maior o conhecimento operacional. As fontes de informação que mais influenciaram os professores de educação física e que afetam positivamente o nível de conhecimento operacional foram médicos, enfermeiros, as redes sociais afetam negativamente o conhecimento operacional. Conclui-se que o nível de conhecimento dos professores de educação física não é suficiente, tornando-se evidente a necessidade de criar medidas para combater esta falta de conhecimento ao nível dos 1ºsocorros.Esteves, Maria Dulce LealuBibliorumOliveira, Ricardo Filipe dos Santos2015-05-07T09:08:03Z2012-062012-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3314porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:41Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3314Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:46.240456Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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