Prevalência de sintomas de distúrbios musculoesqueléticos em motoristas de pesados de mercadorias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/49549 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Engenharia Industrial |
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Prevalência de sintomas de distúrbios musculoesqueléticos em motoristas de pesados de mercadoriasFatores de riscoLMERTMotoristas de pesados de mercadoriasQNMRisk factorMSDsDrivers of heavy goodsNMQEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado em Engenharia IndustrialO setor dos transportes é fundamental para o desenvolvimento de um país. No entanto, os motoristas de transporte rodoviário são regularmente expostos não só aos perigos da estrada, mas também ao risco de desenvolvimento de LMERT, provocadas pelo facto de permanecerem sentados durante longos períodos de tempo, a par da movimentação/manipulação de cargas e do processo de atrelagem de reboques. As LMERT têm sido alvo de um interesse considerável devido ao seu alto custo económico e social. Ao longo dos anos, têm sido realizadas várias pesquisas com o intuito de identificar as principais razões que levam os camionistas a apresentarem inúmeras queixas no aparelho musculoesquelético. Deste modo, o presente trabalho tem como principal objetivo determinar a prevalência de sintomas musculoesqueléticos no PT de motoristas de pesados de mercadorias portugueses e relacionar essa prevalência com especificidades do PT. Para a identificação das referências essenciais para o desenvolvimento da metodologia e discussão dos resultados recorreu-se à metodologia PRISMA. Foi aplicado um questionário dividido em três secções fundamentais, Informações pessoais e gerais, Informações relacionadas com o trabalho e Análise dos sintomas musculoesqueléticos relacionados com o trabalho, através da aplicação do QNM. Recorreu-se ao programa de análise estatística IBS SPSS® v.22.0. para tratamento e análise dos dados. Assim, a presente amostra foi composta por 30 motoristas de pesados de mercadorias (n=30), do sexo masculino. Os resultados evidenciaram que esta classe trabalhadora apresenta maioritariamente excesso de peso, um estilo de vida pouco saudável e habilitações literárias ao nível do 6º ano de escolaridade. 96,7% dos motoristas reportam sintomatologia de dor ou desconforto em alguma região do corpo nos últimos 12 meses, dos quais 86,7% referem queixas na zona lombar. Em conclusão, devido às especificidades do PT de motorista de pesados de mercadorias que requer a exposição a vibrações, repetição ou manutenção prolongada de determinadas posições e movimentações, riscos associados à MMC, falta de atividade física e stress, estes trabalhadores encontram-se sujeitos ao desenvolvimento de LMERT, predominantemente na zona lombar, seguindo-se o pescoço e os ombros. Assim, recomenda-se a prática de exercício físico regular, a realização de pausas e a redução da torção do tronco durante a condução. Os assentos deverão ser regulados em função do peso do utilizador, apoio do assento ao nível das coxas e da altura do tronco.The transport sector is of the greatest importance to the development of any country. However, road transport drivers are regularly exposed not only to road hazards but also to the risk of developing Work-related Musculoskeletal Disorders (MSDs), because they remain seated for long periods of time as well as due to the movement / handling of loads and to the process of coupling trailers. The MSDs have been the subject of considerable interest because of its high economic and social cost. Over the years, several researches have been carried out in order to identify the main reasons that cause truck drivers to present numerous complaints in the musculoskeletal system. In this way, the main objective of this work is to determine the prevalence of musculoskeletal symptoms in the Portuguese truck drivers workplace and relate this prevalence with specifics of the workplace. The PRISMA methodology was used to identify major contributions to the development of the research methodology and to find comparable researches. A questionnaire divided in three fundamental sections: personal and general information, Information related to work and Analysis of work-related musculoskeletal symptoms through the application of Nordic Musculoskeletal Questionnaire (NMQ) was applied. IBS SPSS® v.22.0. was used for data analysis and treatment. The sample was composed of 30 male drivers of heavy trucks (n=30). The results showed that this working class is mainly overweight, has an unhealthy lifestyle and literacy at level of the 6th grade. 96.7% of drivers reported symptoms of pain or discomfort in some regions of the body in the last 12 months, of which, 86.7% report complaints about the lower back pain. In conclusion, due to the specificities of the truck driver´s workplace which requires an exposure to vibration, repetition or prolonged maintenance of certain positions and movements, risks associated with manual material handling, lack of physical activity and stress, these workers are subject to the development of MSDs, predominantly in the area of lower back, followed by the neck and the shoulders. For this reason, it is recommended to practice regular physical exercise, pausing and reducing torso twisting while driving. The seats should be adjusted according to the weight of the user, seat support at the level of the thighs and the height of the trunk.Costa, Nélson Bruno Martins Marques daUniversidade do MinhoTeixeira, Liliana Júlia Ferreira20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/49549por201810042info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-11T01:16:24Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/49549Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:14:58.719869Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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