Relatório da prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relevância da interação criança-criança em grupos heterogéneos no processo de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Vanessa Alexandra Fernandes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/13611
Resumo: O presente relatório corresponde a uma descrição refletida do trabalho desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar, na instituição Centro Infantil Irene Lisboa (CIIL), em contexto de Creche e Jardim de Infância. Este apresenta, inicialmente, uma reflexão fundamentada cujo enfoque é o tema do relatório: a relevância da interação criança-criança em grupos heterogéneos no processo de aprendizagem, sustentada na perspetiva sócio histórica de Vygotsky, nomeadamente no conceito de zona de desenvolvimento próximo (ZDP ) e na abordagem de Lilian G. Katz acerca da contribuição da interação entre crianças de diferentes idades na educação. A sua abordagem metodológica foi desenvolvida ao nível da aplicação de questionários à equipa educativa e pais com quem desenvolvi a PES e da recolha e análise de situações de interação entre crianças em ambos os contextos; Abstract: Supervised Teaching Practice in Preschool Education - The importance of child-child interaction in heterogeneous groups in the learning process. This report corresponds to a description of the work reflected in the practice of supervised teaching in preschool education, in the institution “Centro Infantil Irene Lisboa” (CIIL), in the context of nursery and kindergarten. This presents initially a reasoned reflection whose focus is the subject of the report, the importance of child-child interaction in heterogeneous groups in the learning process in sustained socio historical perspective of Vygotsky, in particular the concept of zone of proximal development (ZDP) and Lilian G. Katz approach about the contribution of the interaction between children of different ages in education. Their methodological approach was developed to the level of application of questionnaires to parents and educational team who developed the PES and the collection and analysis of the interactions among children in both contexts.
id RCAP_6082934d6b9ad85691b1eeb3d002754c
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/13611
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relevância da interação criança-criança em grupos heterogéneos no processo de aprendizagemGrupos heterogéneosZona de desenvolvimento proximal (ZDP)Aprendizagem cooperativaInteraçãoHeterogeneous groupsZone of proximal development (ZDP)Cooperative learningInteractionO presente relatório corresponde a uma descrição refletida do trabalho desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar, na instituição Centro Infantil Irene Lisboa (CIIL), em contexto de Creche e Jardim de Infância. Este apresenta, inicialmente, uma reflexão fundamentada cujo enfoque é o tema do relatório: a relevância da interação criança-criança em grupos heterogéneos no processo de aprendizagem, sustentada na perspetiva sócio histórica de Vygotsky, nomeadamente no conceito de zona de desenvolvimento próximo (ZDP ) e na abordagem de Lilian G. Katz acerca da contribuição da interação entre crianças de diferentes idades na educação. A sua abordagem metodológica foi desenvolvida ao nível da aplicação de questionários à equipa educativa e pais com quem desenvolvi a PES e da recolha e análise de situações de interação entre crianças em ambos os contextos; Abstract: Supervised Teaching Practice in Preschool Education - The importance of child-child interaction in heterogeneous groups in the learning process. This report corresponds to a description of the work reflected in the practice of supervised teaching in preschool education, in the institution “Centro Infantil Irene Lisboa” (CIIL), in the context of nursery and kindergarten. This presents initially a reasoned reflection whose focus is the subject of the report, the importance of child-child interaction in heterogeneous groups in the learning process in sustained socio historical perspective of Vygotsky, in particular the concept of zone of proximal development (ZDP) and Lilian G. Katz approach about the contribution of the interaction between children of different ages in education. Their methodological approach was developed to the level of application of questionnaires to parents and educational team who developed the PES and the collection and analysis of the interactions among children in both contexts.Universidade de Évora2015-03-25T17:44:33Z2015-03-252014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/13611http://hdl.handle.net/10174/13611TID:201234041porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt670Maia, Vanessa Alexandra Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:58:56Zoai:dspace.uevora.pt:10174/13611Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:54.395974Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relevância da interação criança-criança em grupos heterogéneos no processo de aprendizagem
title Relatório da prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relevância da interação criança-criança em grupos heterogéneos no processo de aprendizagem
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relevância da interação criança-criança em grupos heterogéneos no processo de aprendizagem
Maia, Vanessa Alexandra Fernandes
Grupos heterogéneos
Zona de desenvolvimento proximal (ZDP)
Aprendizagem cooperativa
Interação
Heterogeneous groups
Zone of proximal development (ZDP)
Cooperative learning
Interaction
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relevância da interação criança-criança em grupos heterogéneos no processo de aprendizagem
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relevância da interação criança-criança em grupos heterogéneos no processo de aprendizagem
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relevância da interação criança-criança em grupos heterogéneos no processo de aprendizagem
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relevância da interação criança-criança em grupos heterogéneos no processo de aprendizagem
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: a relevância da interação criança-criança em grupos heterogéneos no processo de aprendizagem
author Maia, Vanessa Alexandra Fernandes
author_facet Maia, Vanessa Alexandra Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Vanessa Alexandra Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Grupos heterogéneos
Zona de desenvolvimento proximal (ZDP)
Aprendizagem cooperativa
Interação
Heterogeneous groups
Zone of proximal development (ZDP)
Cooperative learning
Interaction
topic Grupos heterogéneos
Zona de desenvolvimento proximal (ZDP)
Aprendizagem cooperativa
Interação
Heterogeneous groups
Zone of proximal development (ZDP)
Cooperative learning
Interaction
description O presente relatório corresponde a uma descrição refletida do trabalho desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar, na instituição Centro Infantil Irene Lisboa (CIIL), em contexto de Creche e Jardim de Infância. Este apresenta, inicialmente, uma reflexão fundamentada cujo enfoque é o tema do relatório: a relevância da interação criança-criança em grupos heterogéneos no processo de aprendizagem, sustentada na perspetiva sócio histórica de Vygotsky, nomeadamente no conceito de zona de desenvolvimento próximo (ZDP ) e na abordagem de Lilian G. Katz acerca da contribuição da interação entre crianças de diferentes idades na educação. A sua abordagem metodológica foi desenvolvida ao nível da aplicação de questionários à equipa educativa e pais com quem desenvolvi a PES e da recolha e análise de situações de interação entre crianças em ambos os contextos; Abstract: Supervised Teaching Practice in Preschool Education - The importance of child-child interaction in heterogeneous groups in the learning process. This report corresponds to a description of the work reflected in the practice of supervised teaching in preschool education, in the institution “Centro Infantil Irene Lisboa” (CIIL), in the context of nursery and kindergarten. This presents initially a reasoned reflection whose focus is the subject of the report, the importance of child-child interaction in heterogeneous groups in the learning process in sustained socio historical perspective of Vygotsky, in particular the concept of zone of proximal development (ZDP) and Lilian G. Katz approach about the contribution of the interaction between children of different ages in education. Their methodological approach was developed to the level of application of questionnaires to parents and educational team who developed the PES and the collection and analysis of the interactions among children in both contexts.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2015-03-25T17:44:33Z
2015-03-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/13611
http://hdl.handle.net/10174/13611
TID:201234041
url http://hdl.handle.net/10174/13611
identifier_str_mv TID:201234041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
670
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136553380872192