A utilização das tecnologias da informação como complemento ao estudo de formação musical : estudo de caso numa turma do 2º grau
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/29591 |
Resumo: | Um dos desafios da Educação que se impõe atualmente, consiste em preparar os indivíduos para uma sociedade globalizada, complexa e em mudança, centrada no conhecimento, com um leque de oportunidades para promover atividades que levem os alunos a trabalhar com o apoio da internet. Com o desenvolvimento dos media sociais no quotidiano, o ensino não deve afastar-se do papel que estas exercem no paradigma comunicacional. Para além dos media sociais e tendo em conta que a internet está enraizada no dia-adia dos alunos, é fundamental usufruir as oportunidades que esta presenteia. Deste modo, esta investigação debruça-se na implementação de um site de estudo (plataforma digital), nos media sociais e a mudança que estes podem produzir no sistema de ensino e aprendizagem e na construção de conhecimento no ensino da Música e da formação musical, mais concretamente na realização de exercícios de formação musical em alunos do 6.º ano de escolaridade. Este estudo experimental foi enquadrado num desenho metodológico apoiado em estudo de caso, que envolveu alunos do 2.º grau (turma 2.º D) da Academia de Música de Viana do Castelo, durante um trimestre e em contexto fora da sala de aula. Desta forma, não foi afetada a exploração de conteúdos programáticos estabelecidos para a disciplina, possibilitando a exploração de conteúdos complementares fora da sala de aula. A recolha de dados para o estudo foi realizada através de um inquérito por questionário realizado aos alunos (participantes) na investigação, bem como, das interações no media social em causa, tendo como objetivo a realização das fichas de formação musical na plataforma digital. Os resultados obtidos revelam que, para a maioria dos alunos a participação no estudo contribuiu para a aprendizagem de formação musical. Definiu-se como uma grande comunidade com espírito colaborativo, e acima de tudo realizando uma aprendizagem informal. Com este projeto foi possível desenvolver competências importantes para a construção do conhecimento. |
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A utilização das tecnologias da informação como complemento ao estudo de formação musical : estudo de caso numa turma do 2º grauEnsino da músicaMedia socialPlataforma digitalInovaçãoConstrução de conhecimentoRealização de exercícios de formação musicalMusical educationSocial mediaDigital platformInnovationKnowledge buildingMusical/ear training exercisesDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesUm dos desafios da Educação que se impõe atualmente, consiste em preparar os indivíduos para uma sociedade globalizada, complexa e em mudança, centrada no conhecimento, com um leque de oportunidades para promover atividades que levem os alunos a trabalhar com o apoio da internet. Com o desenvolvimento dos media sociais no quotidiano, o ensino não deve afastar-se do papel que estas exercem no paradigma comunicacional. Para além dos media sociais e tendo em conta que a internet está enraizada no dia-adia dos alunos, é fundamental usufruir as oportunidades que esta presenteia. Deste modo, esta investigação debruça-se na implementação de um site de estudo (plataforma digital), nos media sociais e a mudança que estes podem produzir no sistema de ensino e aprendizagem e na construção de conhecimento no ensino da Música e da formação musical, mais concretamente na realização de exercícios de formação musical em alunos do 6.º ano de escolaridade. Este estudo experimental foi enquadrado num desenho metodológico apoiado em estudo de caso, que envolveu alunos do 2.º grau (turma 2.º D) da Academia de Música de Viana do Castelo, durante um trimestre e em contexto fora da sala de aula. Desta forma, não foi afetada a exploração de conteúdos programáticos estabelecidos para a disciplina, possibilitando a exploração de conteúdos complementares fora da sala de aula. A recolha de dados para o estudo foi realizada através de um inquérito por questionário realizado aos alunos (participantes) na investigação, bem como, das interações no media social em causa, tendo como objetivo a realização das fichas de formação musical na plataforma digital. Os resultados obtidos revelam que, para a maioria dos alunos a participação no estudo contribuiu para a aprendizagem de formação musical. Definiu-se como uma grande comunidade com espírito colaborativo, e acima de tudo realizando uma aprendizagem informal. Com este projeto foi possível desenvolver competências importantes para a construção do conhecimento.Nowadays, one of the challenges education is facing is to prepare individuals for a complex and continuously changing global society based on knowledge, by promoting a range of opportunities that lead students to work with the support of the Internet. With the increased use of social media in everyday life, teaching should not be drifted apart from the role it plays in the communication paradigm. Furthermore, taking into account that going online is part of the students’ routine, it is essential to use the opportunities this presents. Thus, this research focuses on the creation of a study site (digital platform), on social media and on the change that these may produce on teaching and learning and on the construction of musical education and musical/ear training knowledge and skills, specifically with 6th grade music students. This experimental study was framed for a methodological design supported a case study with second degree students (class D) attending the Music Academy of Viana do Castelo, during a term/three months and outside the classroom. This was done so that the contents established for the subject would not be overlooked, allowing students to study outside the classroom. The data was gathered by analysing the students’ (participants) questionnaire, as well as the interactions involved in social media, having as a main aim that the students did their musical training worksheets on a digital platform. The results show that, for most of the students who participated on the study, it improved learning of musical/ear training. A large community was created and it showed a collaborative spirit, and above all, increasing informal learning. With this project it was possible to develop important knowledge skills.Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMarques, Ana Margarida Alves2020-02-18T10:10:57Z2014-07-1020142014-07-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/29591TID:201495520porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-07T01:32:59Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/29591Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:23:46.142561Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Um dos desafios da Educação que se impõe atualmente, consiste em preparar os indivíduos para uma sociedade globalizada, complexa e em mudança, centrada no conhecimento, com um leque de oportunidades para promover atividades que levem os alunos a trabalhar com o apoio da internet. Com o desenvolvimento dos media sociais no quotidiano, o ensino não deve afastar-se do papel que estas exercem no paradigma comunicacional. Para além dos media sociais e tendo em conta que a internet está enraizada no dia-adia dos alunos, é fundamental usufruir as oportunidades que esta presenteia. Deste modo, esta investigação debruça-se na implementação de um site de estudo (plataforma digital), nos media sociais e a mudança que estes podem produzir no sistema de ensino e aprendizagem e na construção de conhecimento no ensino da Música e da formação musical, mais concretamente na realização de exercícios de formação musical em alunos do 6.º ano de escolaridade. Este estudo experimental foi enquadrado num desenho metodológico apoiado em estudo de caso, que envolveu alunos do 2.º grau (turma 2.º D) da Academia de Música de Viana do Castelo, durante um trimestre e em contexto fora da sala de aula. Desta forma, não foi afetada a exploração de conteúdos programáticos estabelecidos para a disciplina, possibilitando a exploração de conteúdos complementares fora da sala de aula. A recolha de dados para o estudo foi realizada através de um inquérito por questionário realizado aos alunos (participantes) na investigação, bem como, das interações no media social em causa, tendo como objetivo a realização das fichas de formação musical na plataforma digital. Os resultados obtidos revelam que, para a maioria dos alunos a participação no estudo contribuiu para a aprendizagem de formação musical. Definiu-se como uma grande comunidade com espírito colaborativo, e acima de tudo realizando uma aprendizagem informal. Com este projeto foi possível desenvolver competências importantes para a construção do conhecimento. |
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