Impacto motivacional resultante da utilização do instrumento na aula de iniciação musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Marta Ferreira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/7685
Resumo: Mestrado em Música
id RCAP_25578bda60ac593591a2f0d533961d1d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7685
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto motivacional resultante da utilização do instrumento na aula de iniciação musicalMotivaçãoIniciação musicalAprendizagem musicalAprendizagem instrumentalMotivationEar trainingJunior schoolMusical learningInstrumental learningMestrado em MúsicaEste projeto de investigação teve como objetivo perceber qual o impacto que a utilização do instrumento na aula de Iniciação Musical teria no nível de motivação dos alunos. Por forma a estudar este fenómeno, foram comparadas as respostas de um grupo de alunos antes e depois de um período experimental de 10 aulas de Iniciação Musical, onde os alunos foram convidados a participar utilizando o seu instrumento. Os resultados indicam que houve um aumento significativo dos níveis de motivação dos alunos no final do período experimental. Esse aumento refletiu‐se sobretudo na qualidade do seu desempenho ao longo das atividades realizadas nas aulas, em níveis mais elevados de atenção, na predisposição em aprender, numa perspetiva mais positiva que passaram a ter da performance, e no tipo de trabalho que passaram a fazer em casa. O projeto teve a participação de um número reduzido de alunos, o que, apesar de ser adequado para um estudo de natureza exploratória como era o caso, não permite no entanto que os resultados obtidos sejam amplamente generalizados. Apesar disso, os resultados permitem que se reflita sobre as possíveis vantagens da inclusão do instrumento que os alunos estão a aprender nas aulas de Formação Musical/Iniciação Musical, sobretudo na forma como pode modificar a perspetiva que os alunos têm relativamente a estas disciplinas e no impacto que pode ter para o seu desenvolvimento musical a médio prazo.Abstract - This research project aimed to learn about the motivational impact of asking students to play their own musical instrument on ear training classes at the Junior School. A comparative analysis of interviews ‐ conducted on students before and after the 10 week project – allowed to see changes, mainly in terms of: attitude towards learning in instrumental lessons, higher levels of attention in those lessons, positive feelings towards performance, and the kind of practice done at home. The research project had the participation of a small sample of students which, although adequate for an exploratory study, turned the findings impossible to be generalized. However, the findings obtained in this study allow teachers to reflect about the possible advantages of asking students to use their own musical instrument on ear training class at the Junior School and at more advanced levels, mainly in the way the inclusion of such activities may help modifying the way students look into these subjects in the first place, and also in the educational impact these activities may generate.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaCardoso, FranciscoRCIPLCosta, Marta Ferreira2017-12-12T09:49:56Z2012-062012-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/7685TID:201710218porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:54:04Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7685Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:16:34.237311Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto motivacional resultante da utilização do instrumento na aula de iniciação musical
title Impacto motivacional resultante da utilização do instrumento na aula de iniciação musical
spellingShingle Impacto motivacional resultante da utilização do instrumento na aula de iniciação musical
Costa, Marta Ferreira
Motivação
Iniciação musical
Aprendizagem musical
Aprendizagem instrumental
Motivation
Ear training
Junior school
Musical learning
Instrumental learning
title_short Impacto motivacional resultante da utilização do instrumento na aula de iniciação musical
title_full Impacto motivacional resultante da utilização do instrumento na aula de iniciação musical
title_fullStr Impacto motivacional resultante da utilização do instrumento na aula de iniciação musical
title_full_unstemmed Impacto motivacional resultante da utilização do instrumento na aula de iniciação musical
title_sort Impacto motivacional resultante da utilização do instrumento na aula de iniciação musical
author Costa, Marta Ferreira
author_facet Costa, Marta Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Francisco
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Marta Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Iniciação musical
Aprendizagem musical
Aprendizagem instrumental
Motivation
Ear training
Junior school
Musical learning
Instrumental learning
topic Motivação
Iniciação musical
Aprendizagem musical
Aprendizagem instrumental
Motivation
Ear training
Junior school
Musical learning
Instrumental learning
description Mestrado em Música
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06
2012-06-01T00:00:00Z
2017-12-12T09:49:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/7685
TID:201710218
url http://hdl.handle.net/10400.21/7685
identifier_str_mv TID:201710218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133426127732736