Aferição do teste de proficiência motora de Bruininks-Oseretsky numa aluna com necessidades educativas especiais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6702 |
Resumo: | O presente relatório final foi elaborado tendo como base a análise reflexiva e descritiva inerente a todo o processo de estágio pedagógico, integrado no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, exercido na da Escola Básica do 1º ciclo com Pré-Escolar do Caniçal, tendo como base as linhas orientadoras que regulam o estágio pedagógico, que expõem detalhadamente todo o procedimento, de forma a caracterizar o contexto de integração dos professores estagiários na escola onde são evidenciadas as competências a adquirir ao longo do ano letivo. Numa primeira instância neste documento será realizada uma reflexão sobre as atividades de ensino aprendizagem, atividades de relação escola-meio e as tarefas de extensão à comunidade, desenvolvidas ao longo do estágio, assim, como, as dificuldades encontradas e consequentes estratégias utilizadas para as colmatar. Na segunda parte apresentamos o estudo desenvolvido subordinado ao tema “Caraterização de uma aluna portadora de Deficiência Intelectual Acentuada através da proficiência motora, crescimento somático e atividade física”, em formato de artigo científico elaborado na escola Básica do 1º Ciclo com pré-escolar do Caniçal, onde os principais objetivos foram: i) avaliar a influência das características somáticas na capacidade de proficiência motora (CM) e ii) avaliar a influência da atividade física, iii) analisar diferenças no desempenho da proficiência motora. A amostra deste estudo foi constituída por n= 27 sujeitos, dos quais 15 do sexo feminino (com uma média de idade 9.10±0.66 anos, com uma estatura de 1.42±0.07 cm, massa corporal de 37.91±6.94 Kg e um índice de massa corporal 19.68±3.28%), sendo 12 do sexo masculino (com uma média de idade 9.18±19.56 anos, com uma estatura de 1.37±0.06 cm, uma massa gorda 33.73±18.74% e um índice de massa corporal 18.50±2.49%) e uma aluna portadora de Deficiência Intelectual Acentuada (Feminina) (DIA: média de idade 14.47 anos, com uma estatura de 1.52 cm, massa corporal de 62.91Kg e um índice de massa corporal 26.84%), residentes do concelho de Machico. Sendo o estágio pedagógico, uma das etapas na formação de professor de educação física, este permite um conjunto de tarefas desempenhadas ao longo de todo o ano lectivo, sob supervisão dos professores orientadores, facultando conhecimentos e dificuldades associados ao primeiro contacto com a profissão de docente. Em suma, este relatório relata uma realidade de um contexto particular, da disciplina de Expressão Físico motora, que poderia ser distinta numa outra realidade escolar. |
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Numa primeira instância neste documento será realizada uma reflexão sobre as atividades de ensino aprendizagem, atividades de relação escola-meio e as tarefas de extensão à comunidade, desenvolvidas ao longo do estágio, assim, como, as dificuldades encontradas e consequentes estratégias utilizadas para as colmatar. Na segunda parte apresentamos o estudo desenvolvido subordinado ao tema “Caraterização de uma aluna portadora de Deficiência Intelectual Acentuada através da proficiência motora, crescimento somático e atividade física”, em formato de artigo científico elaborado na escola Básica do 1º Ciclo com pré-escolar do Caniçal, onde os principais objetivos foram: i) avaliar a influência das características somáticas na capacidade de proficiência motora (CM) e ii) avaliar a influência da atividade física, iii) analisar diferenças no desempenho da proficiência motora. A amostra deste estudo foi constituída por n= 27 sujeitos, dos quais 15 do sexo feminino (com uma média de idade 9.10±0.66 anos, com uma estatura de 1.42±0.07 cm, massa corporal de 37.91±6.94 Kg e um índice de massa corporal 19.68±3.28%), sendo 12 do sexo masculino (com uma média de idade 9.18±19.56 anos, com uma estatura de 1.37±0.06 cm, uma massa gorda 33.73±18.74% e um índice de massa corporal 18.50±2.49%) e uma aluna portadora de Deficiência Intelectual Acentuada (Feminina) (DIA: média de idade 14.47 anos, com uma estatura de 1.52 cm, massa corporal de 62.91Kg e um índice de massa corporal 26.84%), residentes do concelho de Machico. Sendo o estágio pedagógico, uma das etapas na formação de professor de educação física, este permite um conjunto de tarefas desempenhadas ao longo de todo o ano lectivo, sob supervisão dos professores orientadores, facultando conhecimentos e dificuldades associados ao primeiro contacto com a profissão de docente. Em suma, este relatório relata uma realidade de um contexto particular, da disciplina de Expressão Físico motora, que poderia ser distinta numa outra realidade escolar.This final report was prepared based on the inherent throughout the process of teaching practice, integrated into the Master in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education, exercised in the School 1st cycle with Preschool reflexive and descriptive analysis reedbed, based on the guidelines governing the practicum, which expose in detail the entire procedure in order to describe the context of integration of trainee teachers at the school are evidenced to acquire skills throughout the school year. In the first instance this document reflect on the activities of teaching learning, school-support activities and tasks of community outreach, developed over the stage, will be held as well as the difficulties encountered and consequent strategies used to address them . In the second part we present the study developed entitled "Characterization of a carrier student of Intellectual Disability Enhanced by motor proficiency, somatic growth and physical activity" format of a scientific article written in Primary School 1st Cycle preschool Caniçal where the main objectives were: i) to evaluate the influence of somatic characteristics on the ability of motor proficiency (CM) and ii) evaluate the influence of physical activity, iii) to analyze the differences in performance of motor proficiency. The study sample consisted of n = 26 subjects, including 15 females (average age 10.9 ± 0.66 years, with a height 1.42 ± 0:07 cm, body mass 37.91 ± 6.94 kg and body mass index body 19.68 ± 3.28%) and 12 males (average age 18.9 years ± 19:56, with a height 1.37 ± 0:06 cm, a fat mass 33.73 ± 18.74%, and a body mass index 18:50 ± 2:49%) carrier and a student of Intellectual Disability Accent (Women) (DAY: mean age 14:47 years, with a height 1.52 cm, body mass 62.91Kg and body mass index 26.84%), residents of the municipality of Machico. Being the practicum, one of the steps in the formation of a physical education teacher, this allows a set of performed throughout the school year, under the supervision of mentor teachers tasks, providing knowledge and difficulties associated with the first contact with the profession of teaching . In summary, this report describes a reality of a particular context, the discipline of Physical Expression motor, which could be different in another school reality.2016-10-28T08:48:20Z2016-10-28T00:00:00Z2016-10-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6702porMartins, Bruno Norberto Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:45:04Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6702Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:54.748723Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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