Relatório de estágio sobre a intervenção pedagógica realizada na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar Nazaré

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Ana Cristina Ornelas
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1076
Resumo: Este relatório tem como principal objetivo apresentar a intervenção pedagógica realizada, em situação de estágio, a Educação Pré-Escolar e o Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A sua estrutura assenta em duas partes distintas. A primeira parte consiste numa apresentação teórica de temas intimamente relacionados com a prática docente, tal como as perspetivas sobre a escola e o “ser professor”. Incido ainda sobre os fundamentos teóricos referentes às opções metodológicas que deram corpo à intervenção pedagógica, sendo estes propulsores da ação educativa. A segunda e última parte remetem o leitor para a intervenção educativa em ambos os contextos. Ao longo desta Parte II faço uma descrição das atividades, tendo esta um suporte teórico e reflexivo. Concluo o relatório com algumas considerações finais, que sintetizam a minha ação reflexiva ao longo deste trabalho.
id RCAP_6085fbca2451811803740affb4455bda
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1076
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio sobre a intervenção pedagógica realizada na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar NazaréPré-escola1.º Ciclo do Ensino BásicoEstágioAprendizagemReflexãoEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Centro de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório tem como principal objetivo apresentar a intervenção pedagógica realizada, em situação de estágio, a Educação Pré-Escolar e o Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A sua estrutura assenta em duas partes distintas. A primeira parte consiste numa apresentação teórica de temas intimamente relacionados com a prática docente, tal como as perspetivas sobre a escola e o “ser professor”. Incido ainda sobre os fundamentos teóricos referentes às opções metodológicas que deram corpo à intervenção pedagógica, sendo estes propulsores da ação educativa. A segunda e última parte remetem o leitor para a intervenção educativa em ambos os contextos. Ao longo desta Parte II faço uma descrição das atividades, tendo esta um suporte teórico e reflexivo. Concluo o relatório com algumas considerações finais, que sintetizam a minha ação reflexiva ao longo deste trabalho.Sousa, Maria da Conceição Figueira deDigitUMaBaptista, Ana Cristina Ornelas2016-03-27T01:00:11Z2013-11-04T00:00:00Z2013-11-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1076201177803porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:49Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1076Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:03:46.963119Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio sobre a intervenção pedagógica realizada na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar Nazaré
title Relatório de estágio sobre a intervenção pedagógica realizada na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar Nazaré
spellingShingle Relatório de estágio sobre a intervenção pedagógica realizada na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar Nazaré
Baptista, Ana Cristina Ornelas
Pré-escola
1.º Ciclo do Ensino Básico
Estágio
Aprendizagem
Reflexão
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Centro de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio sobre a intervenção pedagógica realizada na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar Nazaré
title_full Relatório de estágio sobre a intervenção pedagógica realizada na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar Nazaré
title_fullStr Relatório de estágio sobre a intervenção pedagógica realizada na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar Nazaré
title_full_unstemmed Relatório de estágio sobre a intervenção pedagógica realizada na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar Nazaré
title_sort Relatório de estágio sobre a intervenção pedagógica realizada na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar Nazaré
author Baptista, Ana Cristina Ornelas
author_facet Baptista, Ana Cristina Ornelas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Maria da Conceição Figueira de
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista, Ana Cristina Ornelas
dc.subject.por.fl_str_mv Pré-escola
1.º Ciclo do Ensino Básico
Estágio
Aprendizagem
Reflexão
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Centro de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Pré-escola
1.º Ciclo do Ensino Básico
Estágio
Aprendizagem
Reflexão
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Centro de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este relatório tem como principal objetivo apresentar a intervenção pedagógica realizada, em situação de estágio, a Educação Pré-Escolar e o Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A sua estrutura assenta em duas partes distintas. A primeira parte consiste numa apresentação teórica de temas intimamente relacionados com a prática docente, tal como as perspetivas sobre a escola e o “ser professor”. Incido ainda sobre os fundamentos teóricos referentes às opções metodológicas que deram corpo à intervenção pedagógica, sendo estes propulsores da ação educativa. A segunda e última parte remetem o leitor para a intervenção educativa em ambos os contextos. Ao longo desta Parte II faço uma descrição das atividades, tendo esta um suporte teórico e reflexivo. Concluo o relatório com algumas considerações finais, que sintetizam a minha ação reflexiva ao longo deste trabalho.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-04T00:00:00Z
2013-11-04T00:00:00Z
2016-03-27T01:00:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1076
201177803
url http://hdl.handle.net/10400.13/1076
identifier_str_mv 201177803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129907688636416