Relação entre o número de Ofertas Públicas Iniciais e o Crescimento Económico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pena, Iara Cristina Ramos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/9503
Resumo: A presente dissertação analisa a relação entre o número de ofertas públicas iniciais e o crescimento económico. O conhecimento aprofundado de como as condições de mercado, incluindo o crescimento económico, afetam o lançamento de uma oferta pública inicial é de significativa relevância, uma vez que capacita empresas privadas adotarem decisões mais conscientes ao ponderarem tornar-se empresas de capital aberto, otimizando, por conseguinte, o acesso ao capital nos mercados financeiros. Paralelamente, os investidores também beneficiam desse conhecimento, já que lhes permite avaliar com maior precisão os riscos e potencial retorno dos investimentos mediante as condições do mercado. Contudo, verifica-se que a literatura diverge nas conclusões acerca da relação existente entre o número de ofertas públicas inicias e o crescimento económico, pelo que o presente estudo pretende contribuir com resultados mais atuais com um horizonte temporal mais alargado e com um maior número de mercados analisados. Além disso, o estudo permite uma visão mais informada às empresas privadas e investidores para, consequentemente, uma tomada de decisão mais fundamentada. No âmbito do cenário económico, esta pesquisa oferece informações úteis aos formuladores de políticas económicas, auxiliando-os na criação de regulamentações que incentivem a atratividade dos mercados de capitais para empresas e investidores. Com o intuito de alcançar o objetivo do presente estudo, foi estimado um modelo com dados em painel, analisando-se para o efeito 34.960 ofertas públicas iniciais de 45 países entre 1995 e 2022. Os resultados obtidos evidenciam a existência de uma relação positiva e significativa entre as variáveis e corroboram o impacto positivo do crescimento económico no número de ofertas públicas iniciais, pelo que se conclui que mercados em crescimento económico tendem a apresentar maior número de ofertas públicas iniciais.
id RCAP_6093feb3c40251b66a6c292d987f345d
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9503
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relação entre o número de Ofertas Públicas Iniciais e o Crescimento EconómicoOferta pública inicialCrescimento económicoCiclo económicoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA presente dissertação analisa a relação entre o número de ofertas públicas iniciais e o crescimento económico. O conhecimento aprofundado de como as condições de mercado, incluindo o crescimento económico, afetam o lançamento de uma oferta pública inicial é de significativa relevância, uma vez que capacita empresas privadas adotarem decisões mais conscientes ao ponderarem tornar-se empresas de capital aberto, otimizando, por conseguinte, o acesso ao capital nos mercados financeiros. Paralelamente, os investidores também beneficiam desse conhecimento, já que lhes permite avaliar com maior precisão os riscos e potencial retorno dos investimentos mediante as condições do mercado. Contudo, verifica-se que a literatura diverge nas conclusões acerca da relação existente entre o número de ofertas públicas inicias e o crescimento económico, pelo que o presente estudo pretende contribuir com resultados mais atuais com um horizonte temporal mais alargado e com um maior número de mercados analisados. Além disso, o estudo permite uma visão mais informada às empresas privadas e investidores para, consequentemente, uma tomada de decisão mais fundamentada. No âmbito do cenário económico, esta pesquisa oferece informações úteis aos formuladores de políticas económicas, auxiliando-os na criação de regulamentações que incentivem a atratividade dos mercados de capitais para empresas e investidores. Com o intuito de alcançar o objetivo do presente estudo, foi estimado um modelo com dados em painel, analisando-se para o efeito 34.960 ofertas públicas iniciais de 45 países entre 1995 e 2022. Os resultados obtidos evidenciam a existência de uma relação positiva e significativa entre as variáveis e corroboram o impacto positivo do crescimento económico no número de ofertas públicas iniciais, pelo que se conclui que mercados em crescimento económico tendem a apresentar maior número de ofertas públicas iniciais.Febra, Lígia Catarina MarquesCosta, Magali PedroIC-OnlinePena, Iara Cristina Ramos2024-03-04T14:46:04Z2023-11-132023-11-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/9503TID:203544099porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-10T02:30:48Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9503Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:14:20.724397Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre o número de Ofertas Públicas Iniciais e o Crescimento Económico
title Relação entre o número de Ofertas Públicas Iniciais e o Crescimento Económico
spellingShingle Relação entre o número de Ofertas Públicas Iniciais e o Crescimento Económico
Pena, Iara Cristina Ramos
Oferta pública inicial
Crescimento económico
Ciclo económico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Relação entre o número de Ofertas Públicas Iniciais e o Crescimento Económico
title_full Relação entre o número de Ofertas Públicas Iniciais e o Crescimento Económico
title_fullStr Relação entre o número de Ofertas Públicas Iniciais e o Crescimento Económico
title_full_unstemmed Relação entre o número de Ofertas Públicas Iniciais e o Crescimento Económico
title_sort Relação entre o número de Ofertas Públicas Iniciais e o Crescimento Económico
author Pena, Iara Cristina Ramos
author_facet Pena, Iara Cristina Ramos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Febra, Lígia Catarina Marques
Costa, Magali Pedro
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Pena, Iara Cristina Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Oferta pública inicial
Crescimento económico
Ciclo económico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Oferta pública inicial
Crescimento económico
Ciclo económico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description A presente dissertação analisa a relação entre o número de ofertas públicas iniciais e o crescimento económico. O conhecimento aprofundado de como as condições de mercado, incluindo o crescimento económico, afetam o lançamento de uma oferta pública inicial é de significativa relevância, uma vez que capacita empresas privadas adotarem decisões mais conscientes ao ponderarem tornar-se empresas de capital aberto, otimizando, por conseguinte, o acesso ao capital nos mercados financeiros. Paralelamente, os investidores também beneficiam desse conhecimento, já que lhes permite avaliar com maior precisão os riscos e potencial retorno dos investimentos mediante as condições do mercado. Contudo, verifica-se que a literatura diverge nas conclusões acerca da relação existente entre o número de ofertas públicas inicias e o crescimento económico, pelo que o presente estudo pretende contribuir com resultados mais atuais com um horizonte temporal mais alargado e com um maior número de mercados analisados. Além disso, o estudo permite uma visão mais informada às empresas privadas e investidores para, consequentemente, uma tomada de decisão mais fundamentada. No âmbito do cenário económico, esta pesquisa oferece informações úteis aos formuladores de políticas económicas, auxiliando-os na criação de regulamentações que incentivem a atratividade dos mercados de capitais para empresas e investidores. Com o intuito de alcançar o objetivo do presente estudo, foi estimado um modelo com dados em painel, analisando-se para o efeito 34.960 ofertas públicas iniciais de 45 países entre 1995 e 2022. Os resultados obtidos evidenciam a existência de uma relação positiva e significativa entre as variáveis e corroboram o impacto positivo do crescimento económico no número de ofertas públicas iniciais, pelo que se conclui que mercados em crescimento económico tendem a apresentar maior número de ofertas públicas iniciais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-13
2023-11-13T00:00:00Z
2024-03-04T14:46:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/9503
TID:203544099
url http://hdl.handle.net/10400.8/9503
identifier_str_mv TID:203544099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137796302045184