O impacto da liquidez de mercado no lançamento de Ofertas Públicas Iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, Ricardo João Chambel
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/6713
Resumo: A presente dissertação estuda o impacto da liquidez de mercado no lançamento de ofertas públicas iniciais. Apesar da vasta literatura que analisa a liquidez e as ofertas públicas iniciais, são escassos os estudos que relacionam, de forma direta, a influência que a liquidez de mercado tem na decisão das empresas em abrirem o seu capital para o público geral. A análise desta relação é importante, pois, considerando que a tomada de decisão do lançamento da oferta pública inicial é um dos momentos mais importante no ciclo de vida de uma empresa, é necessário ter em conta o nível de liquidez dos mercados anfitriões, na medida em que, a empresa terá potencialmente mais benefício se estiver cotada num mercado com mais liquidez. Desta forma, o presente estudo pretende preencher esta lacuna na literatura, contribuindo para um melhor conhecimento das empresas e consequentemente para uma tomada de decisão mais fundamentada. Considerando, de acordo com a literatura, o lançamento de ofertas públicas iniciais é um fator crucial para o desenvolvimento das próprias empresas e da economia onde se inserem, este estudo, também, contribui para que as diversas entidades possam desenvolver medidas assertivas com o objetivo de aumentar a atratividade do mercado. Para a concretização do objetivo do presente estudo foi estimado um modelo com dados em painel, tendo sido utilizada uma amostra composta por 8933 ofertas públicas iniciais lançadas de 21 países diferentes, entre 2005 e 2020. A liquidez de mercado foi medida através do rácio “Return-to-Turnover”. Com os resultados obtidos, podemos concluir, tal como esperado, que existe uma influência positiva da liquidez de mercado no número de ofertas públicas iniciais. Ou seja, quanto maior for a liquidez de mercado, maior é o número de ofertas públicas iniciais.
id RCAP_bc9c5640a02c125709eb3f9d71a2ac2b
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6713
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto da liquidez de mercado no lançamento de Ofertas Públicas IniciaisOferta Pública InicialLiquidez de mercadoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA presente dissertação estuda o impacto da liquidez de mercado no lançamento de ofertas públicas iniciais. Apesar da vasta literatura que analisa a liquidez e as ofertas públicas iniciais, são escassos os estudos que relacionam, de forma direta, a influência que a liquidez de mercado tem na decisão das empresas em abrirem o seu capital para o público geral. A análise desta relação é importante, pois, considerando que a tomada de decisão do lançamento da oferta pública inicial é um dos momentos mais importante no ciclo de vida de uma empresa, é necessário ter em conta o nível de liquidez dos mercados anfitriões, na medida em que, a empresa terá potencialmente mais benefício se estiver cotada num mercado com mais liquidez. Desta forma, o presente estudo pretende preencher esta lacuna na literatura, contribuindo para um melhor conhecimento das empresas e consequentemente para uma tomada de decisão mais fundamentada. Considerando, de acordo com a literatura, o lançamento de ofertas públicas iniciais é um fator crucial para o desenvolvimento das próprias empresas e da economia onde se inserem, este estudo, também, contribui para que as diversas entidades possam desenvolver medidas assertivas com o objetivo de aumentar a atratividade do mercado. Para a concretização do objetivo do presente estudo foi estimado um modelo com dados em painel, tendo sido utilizada uma amostra composta por 8933 ofertas públicas iniciais lançadas de 21 países diferentes, entre 2005 e 2020. A liquidez de mercado foi medida através do rácio “Return-to-Turnover”. Com os resultados obtidos, podemos concluir, tal como esperado, que existe uma influência positiva da liquidez de mercado no número de ofertas públicas iniciais. Ou seja, quanto maior for a liquidez de mercado, maior é o número de ofertas públicas iniciais.Costa, Magali PedroFebra, Lígia Catarina MarquesIC-OnlineFialho, Ricardo João Chambel2022-02-24T15:13:29Z2021-12-172021-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/6713TID:202948471porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:53:50Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6713Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:49:54.508319Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da liquidez de mercado no lançamento de Ofertas Públicas Iniciais
title O impacto da liquidez de mercado no lançamento de Ofertas Públicas Iniciais
spellingShingle O impacto da liquidez de mercado no lançamento de Ofertas Públicas Iniciais
Fialho, Ricardo João Chambel
Oferta Pública Inicial
Liquidez de mercado
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short O impacto da liquidez de mercado no lançamento de Ofertas Públicas Iniciais
title_full O impacto da liquidez de mercado no lançamento de Ofertas Públicas Iniciais
title_fullStr O impacto da liquidez de mercado no lançamento de Ofertas Públicas Iniciais
title_full_unstemmed O impacto da liquidez de mercado no lançamento de Ofertas Públicas Iniciais
title_sort O impacto da liquidez de mercado no lançamento de Ofertas Públicas Iniciais
author Fialho, Ricardo João Chambel
author_facet Fialho, Ricardo João Chambel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Magali Pedro
Febra, Lígia Catarina Marques
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialho, Ricardo João Chambel
dc.subject.por.fl_str_mv Oferta Pública Inicial
Liquidez de mercado
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Oferta Pública Inicial
Liquidez de mercado
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description A presente dissertação estuda o impacto da liquidez de mercado no lançamento de ofertas públicas iniciais. Apesar da vasta literatura que analisa a liquidez e as ofertas públicas iniciais, são escassos os estudos que relacionam, de forma direta, a influência que a liquidez de mercado tem na decisão das empresas em abrirem o seu capital para o público geral. A análise desta relação é importante, pois, considerando que a tomada de decisão do lançamento da oferta pública inicial é um dos momentos mais importante no ciclo de vida de uma empresa, é necessário ter em conta o nível de liquidez dos mercados anfitriões, na medida em que, a empresa terá potencialmente mais benefício se estiver cotada num mercado com mais liquidez. Desta forma, o presente estudo pretende preencher esta lacuna na literatura, contribuindo para um melhor conhecimento das empresas e consequentemente para uma tomada de decisão mais fundamentada. Considerando, de acordo com a literatura, o lançamento de ofertas públicas iniciais é um fator crucial para o desenvolvimento das próprias empresas e da economia onde se inserem, este estudo, também, contribui para que as diversas entidades possam desenvolver medidas assertivas com o objetivo de aumentar a atratividade do mercado. Para a concretização do objetivo do presente estudo foi estimado um modelo com dados em painel, tendo sido utilizada uma amostra composta por 8933 ofertas públicas iniciais lançadas de 21 países diferentes, entre 2005 e 2020. A liquidez de mercado foi medida através do rácio “Return-to-Turnover”. Com os resultados obtidos, podemos concluir, tal como esperado, que existe uma influência positiva da liquidez de mercado no número de ofertas públicas iniciais. Ou seja, quanto maior for a liquidez de mercado, maior é o número de ofertas públicas iniciais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-17
2021-12-17T00:00:00Z
2022-02-24T15:13:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/6713
TID:202948471
url http://hdl.handle.net/10400.8/6713
identifier_str_mv TID:202948471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136991385747456