A imagem: história, análise e aplicação ao ensino da filosofia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, João Tiago Costa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1586
Resumo: Este relatório consiste num estudo de investigação, acerca da pertinência de utilização de imagens no contexto da aula de Filosofia. Para se obter uma abordagem mais abrangente do tema, estudou-se a imagem desde os primórdios da sua existência, até a actualidade. Desta forma, consegue-se olhar para os seus propósitos, e perceber quais as razões e funções que fundaram a sua existência. Após análise de vários textos e de vários autores teóricos da imagem, recorreu-se a estudos e artigos internacionais para tentar perceber se a sua utilização no contexto da aula de Filosofia é ou não pertinente. Recorreu-se também a um estudo que foi submetido a uma turma de 10.º ano, cujos resultados são analisados. As noções de imagem, ideia, conceito, realidade e representação estão simultânea e constantemente em foco, de forma a tentar justificar argumentos que sustentam a utilização da imagem no ensino. Não obstante, as conclusões obrigam-nos a ser cautos no que se refere à utilização de imagens no ensino.
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