Abuso sexual na infância: o papel do contexto do abuso, do estado emocional da criança e dos mitos nas atribuições dos observadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Marta Dias
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/23557
Resumo: As atitudes dos indivíduos relativamente ao abuso sexual são muito importantes para a proteção da vítima. Os mitos sobre o abuso sexual são estereótipos prejudiciais que parecem influenciar o modo como os indivíduos percecionam a situação de abuso sexual e os diferentes elementos, incluindo uma tendência para a negação da situação abusiva. Estes mitos apresentam diversas consequências negativas para a vítima, impedindo-a de receber o apoio que necessita. A presente dissertação tem como objetivo explorar de que modo o contexto abusivo e o estado emocional da criança impactam as atribuições dos participantes face ao abuso sexual na infância, assim como explorar o papel moderador dos mitos do abuso sexual. Deste modo, participaram neste estudo 322 adultos da comunidade (84.2% do sexo feminino), com idades compreendidas entre os 18 e os 70 anos (M = 28.88; DP = 11.38), que preencheram um conjunto de questionários. Os resultados sugerem um efeito da manipulação do contexto abusivo e da reação emocional da vítima nas atribuições de honestidade da vítima. A vítima foi percecionada como mais honesta no contexto de abuso extrafamiliar com reação de choro, comparativamente ao contexto de abuso intrafamiliar com reação de choro. Ademais, e apesar de não se ter observado um efeito significativo dos mitos do abuso sexual na infância enquanto moderador, foi verificada uma relação entre os mitos do abuso sexual na infância e as atribuições dos indivíduos. Estes resultados são discutidos à luz da literatura, sendo apresentadas as suas limitações e implicações para a investigação futura e prática profissional.
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