Abordagens Críticas em Tecnologia Educativa: questionamentos necessários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espíndola,Marina Bazzo de
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Grané,Mariona
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742024000100006
Resumo: Resumo Este monográfico tem como objetivo reunir produções do campo de pesquisa em educação e tecnologias desde uma perspectiva crítica, com o objetivo de aprofundar nosso entendimento sobre as implicações e possibilidades das TDIC no e para o contexto educativo. Está composto por 9 artigos sobre a relação educação e TDIC que exploram: a formação de professores no sentido de superar a mera instrumentalidade das tecnologias, discutindo possibilidades crítico-reflexivas, a formação plena de estudantes diante dos desafios da contemporaneidade, como estes desafios impactam os currículos escolares e a necessidade de discutir o que e para que ensinar em relação às tecnologias digitais; e por fim discutem as próprias tecnologias educativas e o seu desenvolvimento a partir da perspectiva crítica.
id RCAP_60a02715e212ded2a075a96aa16d83da
oai_identifier_str oai:scielo:S2182-84742024000100006
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Abordagens Críticas em Tecnologia Educativa: questionamentos necessáriostecnologia educacionalteoria crítica da tecnologiaformação de professorescultura digitalTICResumo Este monográfico tem como objetivo reunir produções do campo de pesquisa em educação e tecnologias desde uma perspectiva crítica, com o objetivo de aprofundar nosso entendimento sobre as implicações e possibilidades das TDIC no e para o contexto educativo. Está composto por 9 artigos sobre a relação educação e TDIC que exploram: a formação de professores no sentido de superar a mera instrumentalidade das tecnologias, discutindo possibilidades crítico-reflexivas, a formação plena de estudantes diante dos desafios da contemporaneidade, como estes desafios impactam os currículos escolares e a necessidade de discutir o que e para que ensinar em relação às tecnologias digitais; e por fim discutem as próprias tecnologias educativas e o seu desenvolvimento a partir da perspectiva crítica.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa2024-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742024000100006Sisyphus - Journal of Education v.11 n.3 2024reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742024000100006Espíndola,Marina Bazzo deGrané,Marionainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-07T23:00:46Zoai:scielo:S2182-84742024000100006Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:13:46.577585Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Abordagens Críticas em Tecnologia Educativa: questionamentos necessários
title Abordagens Críticas em Tecnologia Educativa: questionamentos necessários
spellingShingle Abordagens Críticas em Tecnologia Educativa: questionamentos necessários
Espíndola,Marina Bazzo de
tecnologia educacional
teoria crítica da tecnologia
formação de professores
cultura digital
TIC
title_short Abordagens Críticas em Tecnologia Educativa: questionamentos necessários
title_full Abordagens Críticas em Tecnologia Educativa: questionamentos necessários
title_fullStr Abordagens Críticas em Tecnologia Educativa: questionamentos necessários
title_full_unstemmed Abordagens Críticas em Tecnologia Educativa: questionamentos necessários
title_sort Abordagens Críticas em Tecnologia Educativa: questionamentos necessários
author Espíndola,Marina Bazzo de
author_facet Espíndola,Marina Bazzo de
Grané,Mariona
author_role author
author2 Grané,Mariona
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Espíndola,Marina Bazzo de
Grané,Mariona
dc.subject.por.fl_str_mv tecnologia educacional
teoria crítica da tecnologia
formação de professores
cultura digital
TIC
topic tecnologia educacional
teoria crítica da tecnologia
formação de professores
cultura digital
TIC
description Resumo Este monográfico tem como objetivo reunir produções do campo de pesquisa em educação e tecnologias desde uma perspectiva crítica, com o objetivo de aprofundar nosso entendimento sobre as implicações e possibilidades das TDIC no e para o contexto educativo. Está composto por 9 artigos sobre a relação educação e TDIC que exploram: a formação de professores no sentido de superar a mera instrumentalidade das tecnologias, discutindo possibilidades crítico-reflexivas, a formação plena de estudantes diante dos desafios da contemporaneidade, como estes desafios impactam os currículos escolares e a necessidade de discutir o que e para que ensinar em relação às tecnologias digitais; e por fim discutem as próprias tecnologias educativas e o seu desenvolvimento a partir da perspectiva crítica.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742024000100006
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742024000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742024000100006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv Sisyphus - Journal of Education v.11 n.3 2024
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137791288803328