A influência dos contextos socioeconómico e cultural na compreensão da leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Vanessa Raquel Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/18465
Resumo: A leitura é uma atividade indiscutivelmente relevante quer a nível pessoal quer no plano social. A finalidade do presente estudo assenta na questão das desvantagens social, económica e cultural pretendendo, assim, perceber qual a influência dos contextos socioeconómico e cultural na compreensão da leitura em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo foi realizado, mais precisamente em duas escolas do concelho de Aveiro: uma localizada no centro da cidade de Aveiro e outra na periferia. Em primeiro, procedeu-se à implementação de questionários aos encarregados de educação, com o objetivo de compreender em que contextos socioeconómico e cultural se encontram inseridos estes alunos. Seguidamente, passou-se à aplicação de provas de compreensão de leitura aos alunos alvo do estudo. Com o recurso a estes dois instrumentos, pretendemos responder à seguinte questão investigativa: Em que medida as variáveis socioeconómicas e culturais podem interferir nas habilidades cognitivas dos alunos, a nível da compreensão da leitura? Esta investigação desenvolveu-se segundo uma perspetiva quantitativa e com base num plano Ex-Post-Facto. Os resultados obtidos, a partir da aplicação dos instrumentos anteriores, confirmam a existência da influência dos contextos socioeconómico e cultural nos resultados obtidos pelos alunos, nas provas de compreensão de leitura. E, assim, foi possível concluir que: i) as crianças provenientes de meios socioeconómicos e culturais baixos apresentam um menor desenvolvimento da compreensão da leitura; ii) as crianças provenientes de meios socioeconómicos e culturais médio-altos apresentam um maior desenvolvimento da compreensão da leitura; deste modo, a questão investigativa é fundamentada pois os resultados dos alunos oriundos de meios socioeconómicos e culturais mais favorecidos atingem melhores resultados em relação aos provenientes de meios socioeconómicos e culturais menos favorecidos. Neste sentido, o presente relatório pretende mostrar uma parte desta realidade, alertando para este fenómeno, e assim pretende contribuir para que tal realidade seja combatida.
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