Para o desenvolvimento da compreensão da leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Francisco José Dias
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12155
Resumo: A complexificação da sociedade e os avanços tecnológicos impõem aos cidadãos o domínio de competências de literacia, para usufruir da informação e convertê-la em conhecimento. Considerando que, à medida que o aluno cresce, a sua motivação para a leitura diminui, devido, na maioria das vezes, a problemas de compreensão leitora, surge este trabalho, sustentado na convicção de que a escola não pode ser, apenas, o local onde se aprende uma técnica, a de leitura. Se ela não promove o prazer da ler não cumpre inteiramente a sua missão. Com esta análise, desenvolvida sob a forma de estudo de caso e utilizando uma metodologia quantitativa, realizado ao nível do 4º ano do ensino básico, procurámos verificar qual o género de texto mais apelativo para criar o gosto pela leitura e, consequentemente, para o desenvolvimento da compreensão da leitura. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que os alunos do 4.º ano de escolaridade, do Agrupamento de Escolas Silva Gaio, elegeram a banda desenhada como o tipo de texto mais lido e o mais preferido, inclusive para se trabalhar na escola.
id RCAP_4bf8695bae9053ec73821b7128236016
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12155
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Para o desenvolvimento da compreensão da leituraum estudo de caso entre os alunos do 4º ano de escolaridade no Agrupamento de Escolas Silva GaioEnsino da LeituraEstratégias da LeituraEnsino Básico 1º CicloInteresse Pela LeituraA complexificação da sociedade e os avanços tecnológicos impõem aos cidadãos o domínio de competências de literacia, para usufruir da informação e convertê-la em conhecimento. Considerando que, à medida que o aluno cresce, a sua motivação para a leitura diminui, devido, na maioria das vezes, a problemas de compreensão leitora, surge este trabalho, sustentado na convicção de que a escola não pode ser, apenas, o local onde se aprende uma técnica, a de leitura. Se ela não promove o prazer da ler não cumpre inteiramente a sua missão. Com esta análise, desenvolvida sob a forma de estudo de caso e utilizando uma metodologia quantitativa, realizado ao nível do 4º ano do ensino básico, procurámos verificar qual o género de texto mais apelativo para criar o gosto pela leitura e, consequentemente, para o desenvolvimento da compreensão da leitura. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que os alunos do 4.º ano de escolaridade, do Agrupamento de Escolas Silva Gaio, elegeram a banda desenhada como o tipo de texto mais lido e o mais preferido, inclusive para se trabalhar na escola.Custódio, Pedro Balaus, 1964-Repositório ComumRodrigues, Francisco José Dias2016-03-11T14:45:44Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12155porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:42Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12155Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:47.353872Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Para o desenvolvimento da compreensão da leitura
um estudo de caso entre os alunos do 4º ano de escolaridade no Agrupamento de Escolas Silva Gaio
title Para o desenvolvimento da compreensão da leitura
spellingShingle Para o desenvolvimento da compreensão da leitura
Rodrigues, Francisco José Dias
Ensino da Leitura
Estratégias da Leitura
Ensino Básico 1º Ciclo
Interesse Pela Leitura
title_short Para o desenvolvimento da compreensão da leitura
title_full Para o desenvolvimento da compreensão da leitura
title_fullStr Para o desenvolvimento da compreensão da leitura
title_full_unstemmed Para o desenvolvimento da compreensão da leitura
title_sort Para o desenvolvimento da compreensão da leitura
author Rodrigues, Francisco José Dias
author_facet Rodrigues, Francisco José Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Custódio, Pedro Balaus, 1964-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Francisco José Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da Leitura
Estratégias da Leitura
Ensino Básico 1º Ciclo
Interesse Pela Leitura
topic Ensino da Leitura
Estratégias da Leitura
Ensino Básico 1º Ciclo
Interesse Pela Leitura
description A complexificação da sociedade e os avanços tecnológicos impõem aos cidadãos o domínio de competências de literacia, para usufruir da informação e convertê-la em conhecimento. Considerando que, à medida que o aluno cresce, a sua motivação para a leitura diminui, devido, na maioria das vezes, a problemas de compreensão leitora, surge este trabalho, sustentado na convicção de que a escola não pode ser, apenas, o local onde se aprende uma técnica, a de leitura. Se ela não promove o prazer da ler não cumpre inteiramente a sua missão. Com esta análise, desenvolvida sob a forma de estudo de caso e utilizando uma metodologia quantitativa, realizado ao nível do 4º ano do ensino básico, procurámos verificar qual o género de texto mais apelativo para criar o gosto pela leitura e, consequentemente, para o desenvolvimento da compreensão da leitura. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que os alunos do 4.º ano de escolaridade, do Agrupamento de Escolas Silva Gaio, elegeram a banda desenhada como o tipo de texto mais lido e o mais preferido, inclusive para se trabalhar na escola.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012-01-01T00:00:00Z
2016-03-11T14:45:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/12155
url http://hdl.handle.net/10400.26/12155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130013614735360