O puzzle da educação: diferentes intervenientes, contextos, aprendizagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/13261 |
Resumo: | O presente relatório final surge no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa I e II, do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. O objetivo deste trabalho é descrever e analisar o percurso formativo, assim como o conjunto de aprendizagens realizadas ao longo das práticas pedagógicas realizadas nos dois contextos educativos, um em Educação Pré-Escolar e o outro em Ensino do 1.º CEB. O documento divide-se em duas partes. A Parte I apresenta a contextualização e itinerário formativo das práticas de ensino supervisionadas (PES) realizadas em ambos os contextos. Esta parte caracteriza-se por conter uma descrição e análise crítico-reflexiva do conjunto das experiências realizadas nas PES, abrangendo elementos relativos aos contextos educativos de intervenção. A Parte II diz respeito às experiências-chave, sendo estas as dimensões que considerei serem importantes ao longo do meu itinerário formativo, em cada contexto de estágio. Ao todo, as experiências-chave são seis e apresentam-se em três secções, nomeadamente, três na Secção A que diz respeito ao contexto de Pré- Escolar, duas na Secção B relativa à realidade do Ensino do 1.º CEB e uma na Secção C que incide num tópico central aos processos de transição entre os dois níveis do sistema educativo. A escolha do título “O Puzzle da Educação: diferentes intervenientes, contextos, aprendizagens” para este Relatório, vai ao encontro de todas as aprendizagens e vivências, que a par com diversos intervenientes, em diferentes contextos, tive oportunidade de contactar ao longo de todo o meu percurso académico. |
id |
RCAP_60ac886c1d58aaedcffda5b6fc72155a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13261 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O puzzle da educação: diferentes intervenientes, contextos, aprendizagensEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloPráticas EducativasPrática PedagógicaO presente relatório final surge no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa I e II, do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. O objetivo deste trabalho é descrever e analisar o percurso formativo, assim como o conjunto de aprendizagens realizadas ao longo das práticas pedagógicas realizadas nos dois contextos educativos, um em Educação Pré-Escolar e o outro em Ensino do 1.º CEB. O documento divide-se em duas partes. A Parte I apresenta a contextualização e itinerário formativo das práticas de ensino supervisionadas (PES) realizadas em ambos os contextos. Esta parte caracteriza-se por conter uma descrição e análise crítico-reflexiva do conjunto das experiências realizadas nas PES, abrangendo elementos relativos aos contextos educativos de intervenção. A Parte II diz respeito às experiências-chave, sendo estas as dimensões que considerei serem importantes ao longo do meu itinerário formativo, em cada contexto de estágio. Ao todo, as experiências-chave são seis e apresentam-se em três secções, nomeadamente, três na Secção A que diz respeito ao contexto de Pré- Escolar, duas na Secção B relativa à realidade do Ensino do 1.º CEB e uma na Secção C que incide num tópico central aos processos de transição entre os dois níveis do sistema educativo. A escolha do título “O Puzzle da Educação: diferentes intervenientes, contextos, aprendizagens” para este Relatório, vai ao encontro de todas as aprendizagens e vivências, que a par com diversos intervenientes, em diferentes contextos, tive oportunidade de contactar ao longo de todo o meu percurso académico.Loff, Philippe Bernard, 1955-Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Repositório ComumCortesão, Susana Isabel Vieira2016-04-22T12:48:10Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13261201335794porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:59Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13261Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:02.850126Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O puzzle da educação: diferentes intervenientes, contextos, aprendizagens |
title |
O puzzle da educação: diferentes intervenientes, contextos, aprendizagens |
spellingShingle |
O puzzle da educação: diferentes intervenientes, contextos, aprendizagens Cortesão, Susana Isabel Vieira Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica |
title_short |
O puzzle da educação: diferentes intervenientes, contextos, aprendizagens |
title_full |
O puzzle da educação: diferentes intervenientes, contextos, aprendizagens |
title_fullStr |
O puzzle da educação: diferentes intervenientes, contextos, aprendizagens |
title_full_unstemmed |
O puzzle da educação: diferentes intervenientes, contextos, aprendizagens |
title_sort |
O puzzle da educação: diferentes intervenientes, contextos, aprendizagens |
author |
Cortesão, Susana Isabel Vieira |
author_facet |
Cortesão, Susana Isabel Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Loff, Philippe Bernard, 1955- Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cortesão, Susana Isabel Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica |
topic |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica |
description |
O presente relatório final surge no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa I e II, do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. O objetivo deste trabalho é descrever e analisar o percurso formativo, assim como o conjunto de aprendizagens realizadas ao longo das práticas pedagógicas realizadas nos dois contextos educativos, um em Educação Pré-Escolar e o outro em Ensino do 1.º CEB. O documento divide-se em duas partes. A Parte I apresenta a contextualização e itinerário formativo das práticas de ensino supervisionadas (PES) realizadas em ambos os contextos. Esta parte caracteriza-se por conter uma descrição e análise crítico-reflexiva do conjunto das experiências realizadas nas PES, abrangendo elementos relativos aos contextos educativos de intervenção. A Parte II diz respeito às experiências-chave, sendo estas as dimensões que considerei serem importantes ao longo do meu itinerário formativo, em cada contexto de estágio. Ao todo, as experiências-chave são seis e apresentam-se em três secções, nomeadamente, três na Secção A que diz respeito ao contexto de Pré- Escolar, duas na Secção B relativa à realidade do Ensino do 1.º CEB e uma na Secção C que incide num tópico central aos processos de transição entre os dois níveis do sistema educativo. A escolha do título “O Puzzle da Educação: diferentes intervenientes, contextos, aprendizagens” para este Relatório, vai ao encontro de todas as aprendizagens e vivências, que a par com diversos intervenientes, em diferentes contextos, tive oportunidade de contactar ao longo de todo o meu percurso académico. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015-01-01T00:00:00Z 2016-04-22T12:48:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/13261 201335794 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/13261 |
identifier_str_mv |
201335794 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130015716081664 |