Economia circular na pavimentação rodoviária com a avaliação da reciclagem futura dos materiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Ricardo Ribeiro de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13792
Resumo: As substituições de pavimentos rodoviários têm associados elevados orçamentos anuais aliados a uma enorme produção de resíduos, e consequentemente um grande consumo de recursos naturais. Desta forma, a multi-reciclagem de mistura betuminosa reciclada (MBR) apresenta-se como solução para parte de um problema, evitando assim a sua classificação como resíduo. Ao longo dos sucessivos ciclos de reciclagem é necessário a utilização de rejuvenescedores para recuperar as propriedades da fração de betume presente na MBR, logo se for utilizado rejuvenescedores diferentes a sua interação necessita de ser avaliada. De forma, a avaliar a interação entre dois rejuvenescedores de diferentes origens considerando dois ciclos de reciclagem de MBR em misturas com elevadas taxas de incorporação (75%) para camadas de desgaste para pavimentos rodoviários, foram realizados ensaios de caracterização do betume rejuvenescido, de comportamento mecânico, das características superficiais e das propriedades Marshall e volumétricas. Os resultados foram comparados com um caso de estudo anterior que utilizou três tipos de misturas betuminosas e sempre o mesmo rejuvenescedor para recuperá-las. Portanto, a interação entre dois rejuvenescedores diferentes, de amostras similares, no mesmo ciclo de reciclagem, não apresentou grandes variações nos ensaios e nas características da MBR, demonstrando uma boa compatibilidade entre os rejuvenescedores.
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