Museu do Traje: vestindo «novos» públicos de cor e tradição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, Ema de Jesus Subtil
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/24655
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educaional e Supervisão na Formação)
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spelling Museu do Traje: vestindo «novos» públicos de cor e tradição069.12069.02:687687:069.02Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educaional e Supervisão na Formação)Fruto das convulsões da sociedade dos nossos dias, a mediação tem vindo a revelar-se um caminho a percorrer e a adotar em várias frentes. Este projeto previu o estudo e intervenção no Museu do Traje de Viana do Castelo, sustentado na lógica da mediação cultural. Durante o percurso, foi observada a realidade museológica, diagnosticando-se as suas necessidades relativamente aos públicos. Desta forma, foram traçadas algumas propostas de intervenção, para as quais contribuiu a aproximação ao público escolar. Estas propostas tiveram como principal objectivo optimizar a oferta do Museu, tendo em vista a função educativa e pedagógica do mesmo e, essencialmente, a aproximação e criação de laços com o público. O trabalho desenvolvido previu também o estudo de outras variantes, tais como a observação de visitas guiadas e análise de iniciativas de mediação no Museu do Traje.As a result of the convulsions of today’s society, mediation is revealing itself to be a way to take in several fronts. This project was intended for the study and intervention in the Costume Museum of Viana do Castelo, based on a framework of cultural mediation. During the course of the project, the museological reality was observed, and its needs concerning the public were diagnosed. Consequently, some proposals of intervention were designed, in which the close contact with the public from schools was a considered contribution. These proposals had, as a main goal, the optimization of the Museum’s public offer, considering its educational and pedagogical functions, and were essentially meant to bring together and to establish a closer relationship between the Museum and the public. The work involved was also intended to study other variants, such as the observation of guided tours and the analysis of the iniciatives for mediation in the Costume Museum.Melo, Maria do CéuUniversidade do MinhoSaraiva, Ema de Jesus Subtil20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/24655porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:34:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24655Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:30:21.078342Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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