As estratégias de comunicação do Futebol Clube do Porto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.6063/motricidade.27840 |
Resumo: | Os gabinetes de comunicação dos clubes de futebol têm cada vez mais importância para o que ecoa nos media sobre as suas equipas. Este artigo tem, por isso, dois objetivos centrais. Primeiro, pretende-se, através da revisão da literatura, perceber a importância da comunicação no desporto. Depois, é ainda propósito do texto perceber se os media têm influência nas estratégias comunicacionais do Futebol Clube do Porto (FCP), a partir da perceção dos seus adeptos. Para cumprir estes objetivos, a análise recorre a técnicas de âmbito qualitativo e quantitativo, como entrevistas exploratórias a jornalistas e a elementos da comunicação do FCP e aplicação de um inquérito via questionário a uma amostra não probabilística por conveniência. |
id |
RCAP_60c440846011e97a8fb042da28617382 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27840 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As estratégias de comunicação do Futebol Clube do PortoAs estratégias de comunicação do Futebol Clube do PortoOriginal ArticleOs gabinetes de comunicação dos clubes de futebol têm cada vez mais importância para o que ecoa nos media sobre as suas equipas. Este artigo tem, por isso, dois objetivos centrais. Primeiro, pretende-se, através da revisão da literatura, perceber a importância da comunicação no desporto. Depois, é ainda propósito do texto perceber se os media têm influência nas estratégias comunicacionais do Futebol Clube do Porto (FCP), a partir da perceção dos seus adeptos. Para cumprir estes objetivos, a análise recorre a técnicas de âmbito qualitativo e quantitativo, como entrevistas exploratórias a jornalistas e a elementos da comunicação do FCP e aplicação de um inquérito via questionário a uma amostra não probabilística por conveniência.Football clubs' communication offices are increasingly important for what echoes in the media about their teams. This article has, therefore, two central objectives. Firstly, a literature review aims to understand the importance of communication in sports. Then, it is also the purpose of the text to understand if the media influence the communication strategies of Futebol Clube do Porto (FCP) from the perception of their supporters. The analysis uses qualitative and quantitative techniques, such as exploratory interviews with journalists and FCP communication elements and applying a questionnaire survey to a non-probabilistic convenience sample to accomplish these objectives.Edições Sílabas Didáticas2022-12-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.6063/motricidade.27840por2182-29721646-107XFonseca, DanielaMota, Elísioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-31T13:45:34Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27840Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:26.297194Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As estratégias de comunicação do Futebol Clube do Porto As estratégias de comunicação do Futebol Clube do Porto |
title |
As estratégias de comunicação do Futebol Clube do Porto |
spellingShingle |
As estratégias de comunicação do Futebol Clube do Porto Fonseca, Daniela Original Article |
title_short |
As estratégias de comunicação do Futebol Clube do Porto |
title_full |
As estratégias de comunicação do Futebol Clube do Porto |
title_fullStr |
As estratégias de comunicação do Futebol Clube do Porto |
title_full_unstemmed |
As estratégias de comunicação do Futebol Clube do Porto |
title_sort |
As estratégias de comunicação do Futebol Clube do Porto |
author |
Fonseca, Daniela |
author_facet |
Fonseca, Daniela Mota, Elísio |
author_role |
author |
author2 |
Mota, Elísio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Daniela Mota, Elísio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Original Article |
topic |
Original Article |
description |
Os gabinetes de comunicação dos clubes de futebol têm cada vez mais importância para o que ecoa nos media sobre as suas equipas. Este artigo tem, por isso, dois objetivos centrais. Primeiro, pretende-se, através da revisão da literatura, perceber a importância da comunicação no desporto. Depois, é ainda propósito do texto perceber se os media têm influência nas estratégias comunicacionais do Futebol Clube do Porto (FCP), a partir da perceção dos seus adeptos. Para cumprir estes objetivos, a análise recorre a técnicas de âmbito qualitativo e quantitativo, como entrevistas exploratórias a jornalistas e a elementos da comunicação do FCP e aplicação de um inquérito via questionário a uma amostra não probabilística por conveniência. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.6063/motricidade.27840 |
url |
https://doi.org/10.6063/motricidade.27840 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-2972 1646-107X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Sílabas Didáticas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Sílabas Didáticas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130752223281152 |