As estratégias de comunicação do Futebol Clube do Porto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Daniela
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mota, Elísio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.6063/motricidade.27840
Resumo: Os gabinetes de comunicação dos clubes de futebol têm cada vez mais importância para o que ecoa nos media sobre as suas equipas. Este artigo tem, por isso, dois objetivos centrais. Primeiro, pretende-se, através da revisão da literatura, perceber a importância da comunicação no desporto. Depois, é ainda propósito do texto perceber se os media têm influência nas estratégias comunicacionais do Futebol Clube do Porto (FCP), a partir da perceção dos seus adeptos. Para cumprir estes objetivos, a análise recorre a técnicas de âmbito qualitativo e quantitativo, como entrevistas exploratórias a jornalistas e a elementos da comunicação do FCP e aplicação de um inquérito via questionário a uma amostra não probabilística por conveniência.
id RCAP_60c440846011e97a8fb042da28617382
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27840
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As estratégias de comunicação do Futebol Clube do PortoAs estratégias de comunicação do Futebol Clube do PortoOriginal ArticleOs gabinetes de comunicação dos clubes de futebol têm cada vez mais importância para o que ecoa nos media sobre as suas equipas. Este artigo tem, por isso, dois objetivos centrais. Primeiro, pretende-se, através da revisão da literatura, perceber a importância da comunicação no desporto. Depois, é ainda propósito do texto perceber se os media têm influência nas estratégias comunicacionais do Futebol Clube do Porto (FCP), a partir da perceção dos seus adeptos. Para cumprir estes objetivos, a análise recorre a técnicas de âmbito qualitativo e quantitativo, como entrevistas exploratórias a jornalistas e a elementos da comunicação do FCP e aplicação de um inquérito via questionário a uma amostra não probabilística por conveniência.Football clubs' communication offices are increasingly important for what echoes in the media about their teams. This article has, therefore, two central objectives. Firstly, a literature review aims to understand the importance of communication in sports. Then, it is also the purpose of the text to understand if the media influence the communication strategies of Futebol Clube do Porto (FCP) from the perception of their supporters. The analysis uses qualitative and quantitative techniques, such as exploratory interviews with journalists and FCP communication elements and applying a questionnaire survey to a non-probabilistic convenience sample to accomplish these objectives.Edições Sílabas Didáticas2022-12-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.6063/motricidade.27840por2182-29721646-107XFonseca, DanielaMota, Elísioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-31T13:45:34Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27840Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:26.297194Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As estratégias de comunicação do Futebol Clube do Porto
As estratégias de comunicação do Futebol Clube do Porto
title As estratégias de comunicação do Futebol Clube do Porto
spellingShingle As estratégias de comunicação do Futebol Clube do Porto
Fonseca, Daniela
Original Article
title_short As estratégias de comunicação do Futebol Clube do Porto
title_full As estratégias de comunicação do Futebol Clube do Porto
title_fullStr As estratégias de comunicação do Futebol Clube do Porto
title_full_unstemmed As estratégias de comunicação do Futebol Clube do Porto
title_sort As estratégias de comunicação do Futebol Clube do Porto
author Fonseca, Daniela
author_facet Fonseca, Daniela
Mota, Elísio
author_role author
author2 Mota, Elísio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Daniela
Mota, Elísio
dc.subject.por.fl_str_mv Original Article
topic Original Article
description Os gabinetes de comunicação dos clubes de futebol têm cada vez mais importância para o que ecoa nos media sobre as suas equipas. Este artigo tem, por isso, dois objetivos centrais. Primeiro, pretende-se, através da revisão da literatura, perceber a importância da comunicação no desporto. Depois, é ainda propósito do texto perceber se os media têm influência nas estratégias comunicacionais do Futebol Clube do Porto (FCP), a partir da perceção dos seus adeptos. Para cumprir estes objetivos, a análise recorre a técnicas de âmbito qualitativo e quantitativo, como entrevistas exploratórias a jornalistas e a elementos da comunicação do FCP e aplicação de um inquérito via questionário a uma amostra não probabilística por conveniência.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.6063/motricidade.27840
url https://doi.org/10.6063/motricidade.27840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-2972
1646-107X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Sílabas Didáticas
publisher.none.fl_str_mv Edições Sílabas Didáticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130752223281152