Um estudo preliminar sobre o sentido de pertença aplicado em contextos de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Filipa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sousa, Bruno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/380
Resumo: Objetivo: Estudar o sentido de pertença, mais especificamente o brand attachment, no âmbito do comportamento dos estudantes em contextos de ensino superior tendo por base a relação afetiva que estabelecem entre estes e as instituições de ensino superior que frequentam.Metodologia: Seguiu um pressuposto pós-positivista e é de natureza quantitativa, pelo que consistiu na aplicação de inquéritos por questionário a estudantes universitários. Tendo em conta a natureza preliminar do estudo, foram feitas análises ao nível descritivo.Resultados: Tendo em conta que se trata de uma pesquisa preliminar, espera-se que os resultados do estudo demonstrem que o brand attachment pode ter um papel preponderante na relação entre o estudante e a instituição de ensino superior. Deste modo, é expectável que os estudantes que possuem uma conexão afetiva e emocional mais forte com as instituições de ensino superior onde estão matriculados, ou seja, aqueles que demonstram um maior nível de brand attachment pela respetiva instituição, sejam, também, aqueles que estão mais satisfeitos, comprometidos e confiantes com a mesma.Limitações da investigação: Neste ponto, pode apontar-se como principal limitação o facto de o estudo não ter tido em conta a perspetiva das instituições de ensino superior, uma vez que foi elaborado apenas sob a ótica do estudante (consumidor). Neste sentido, sugere-se a aplicação do estudo a outros contextos do ensino superior em pesquisas futuras, de forma a complementar este estudo, bem como o aprofundamento da análise através da adoção de uma abordagem multimétodo.Implicações práticas: Este estudo representa uma importante contribuição para a área de estudo do brand attachment, que tem vindo a ser alvo de análises recentes no âmbito do marketing, uma vez que funciona como como uma chamada de atenção para a pertinência das questões ligadas ao sentido de pertença e ao attachment.Originalidade e valor: Reflete sobre um tema e um contexto específicos de importância central, algo que não tinha, ainda, sido aprofundadamente explorado na literatura científica existente. Ao mesmo tempo, fornece dados importantes para que se compreendam as motivações e os interesses dos estudantes universitários e para que, dessa forma, se possam definir as melhores análises metodológicas a adotar e as estratégias de marketing mais adequadas à promoção de uma relação frutífera entre os estudantes e as instituições de ensino superior que estes frequentam.
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