Projeto educativo: participação dos educadores de infância num agrupamento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/14360 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo estudar e compreender o projeto educativo e a participação dos educadores de infância na sua construção. Após uma análise exaustiva de obras referentes ao tema podemos dizer que o projeto educativo é um documento imposto pela política vigente e que deverá ser um vértice importante em toda a dinâmica escolar de um agrupamento e de uma escola. Abordamos uma temática complexa, “A hipocrisia”. Em todas as instituições, e com o objectivo comum de homogeneizar comportamentos e atitudes, a direção da instituição tende a bloquear determinadas ações dos seus funcionários. No agrupamento de escolas em estudo foi visível esta dinâmica no receio das respostas das educadoras e nas respostas padronizadas que fomos obtendo. Foram efetuadas entrevistas a nove educadoras de infância e a uma Coordenadora do Agrupamento. A análise das entrevistas revela respostas contraditórias e que poderão originar alguns questionamentos sobre a real importância do projeto educativo e a sua utilização por parte das educadoras. No decorrer das entrevistas algumas das educadoras recusaram gravar com medo de represálias, apesar de terem sido informadas sobre a confidencialidade de todo o processo. Foi ainda notório que algumas respostas foram dadas de forma “obrigatória” pois politicamente eram as mais corretas. No final deste percurso podemos concluir que o projeto educativo não é compreendido corretamente e é visto como um documento obrigatório e não como ferramenta de apoio ao ensino. Os educadores de infância, têm tido cada vez um papel mais ativo na elaboração do projeto educativo. Este trabalho vem reforçar a investigação em Portugal que mostra a construção e disponibilização de documentos orientadores da vida das escolas apenas para dar cumprimento a exigências de ordem legal. Ainda estamos longe da sua instrumentalização ao serviço de propósitos pedagógicos e didáticos da ação concreta dos educadores. |
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