Ser educador de infância na creche: entre os discursos e as práticas (Um estudo multicasos)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ilda Clara Almeida da Cruz
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/724
Resumo: Dissertação de mest., Ciências da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2009
id RCAP_f7e43accc0e074ef97ba157828cb9c27
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/724
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ser educador de infância na creche: entre os discursos e as práticas (Um estudo multicasos)TesesEducadores de infânciaCrechePráticas educativasDissertação de mest., Ciências da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2009A presente dissertação enuncia o percurso de uma pesquisa empírica realizada com três educadoras de infância que desenvolvem a sua actividade profissional no contexto educativo, creche. Tenciona este trabalho compreender / interpretar o grau de concordância entre aquilo que as educadoras mencionam sobre as suas concepções de criança, de educação e de intervenção educativa, segundo os princípios teóricos que dizem adoptar, e as práticas educativas desenvolvidas com crianças da primeira infância. Pretende-se assim ter acesso ao grau de consistência existente entre o pensamento e a acção das educadoras, entre os discursos e as práticas. Elege-se como objecto de estudo a repercussão da inter-relação entre os saberes de referência e o saber-fazer do educador de infância, quer nas suas práticas profissionais quotidianas construídas e desenvolvidas no contexto educativo de creche, quer nos discursos produzidos em situação de entrevista relativamente a essas mesmas práticas. A presente investigação, tem as características de um estudo multicasos, inserindo-se num paradigma interpretativo, recorrendo a procedimentos de observação participante e a uma análise qualitativa de inspiração fenomenográfica, conducentes a uma narrativa dos «dizeres e dos fazeres» dos educadores de infância, ou seja, de diversas modalidades dos fenómenos educativos. Esta opção visa uma aproximação à realidade social, que possibilite compreender e interpretar o comportamento humano inserido no seu quadro referencial e interactivo, para que se possa apreender os sentidos expressos e ocultos dos seus comportamentos. Através destas opções metodológicas, visando a compreensão e interpretação do que significa Ser Educador de Infância na Creche constatámos globalmente uma sintonia entre os discursos e as práticas das educadoras participantes.Pinheiro, Augusto Luís de Brito HenriquesSapientiaRodrigues, Ilda Clara Almeida da Cruz2011-09-07T16:05:25Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/724por373.2 ROD*Ser Caveinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:11:32Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/724Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:55:02.237652Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ser educador de infância na creche: entre os discursos e as práticas (Um estudo multicasos)
title Ser educador de infância na creche: entre os discursos e as práticas (Um estudo multicasos)
spellingShingle Ser educador de infância na creche: entre os discursos e as práticas (Um estudo multicasos)
Rodrigues, Ilda Clara Almeida da Cruz
Teses
Educadores de infância
Creche
Práticas educativas
title_short Ser educador de infância na creche: entre os discursos e as práticas (Um estudo multicasos)
title_full Ser educador de infância na creche: entre os discursos e as práticas (Um estudo multicasos)
title_fullStr Ser educador de infância na creche: entre os discursos e as práticas (Um estudo multicasos)
title_full_unstemmed Ser educador de infância na creche: entre os discursos e as práticas (Um estudo multicasos)
title_sort Ser educador de infância na creche: entre os discursos e as práticas (Um estudo multicasos)
author Rodrigues, Ilda Clara Almeida da Cruz
author_facet Rodrigues, Ilda Clara Almeida da Cruz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinheiro, Augusto Luís de Brito Henriques
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Ilda Clara Almeida da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Educadores de infância
Creche
Práticas educativas
topic Teses
Educadores de infância
Creche
Práticas educativas
description Dissertação de mest., Ciências da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2009
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2011-09-07T16:05:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/724
url http://hdl.handle.net/10400.1/724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 373.2 ROD*Ser Cave
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133150485413888