A Formação na Licenciatura em Educação Básica: o que pensam os alunos da Escola Superior de Educação de Bragança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Adorinda
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Rodrigues, Maria José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/12248
Resumo: Nos últimos anos houve alterações da formação de educadores/professores no quadro do Processo de Bolonha. O Decreto-Lei 43/2007 de 22 de fevereiro, determina a formação de educadores e professores do ensino básico (1.º e 2.º ciclo) em dois ciclos: o 1.º, correspondente à licenciatura em Educação Básica e o 2.º, correspondente ao mestrado, com uma duração variável, dependendo dos domínios em que é feita a formação. Este estudo incide sobre a Licenciatura em Educação Básica na Escola Superior de Educação de Bragança. Pretendemos refletir e partilhar a opinião dos alunos sobre o modelo de formação. Participaram no estudo alunos da Licenciatura e do 1.º ano dos mestrados em funcionamento no ano letivo 2011/2012 num total de 139 alunos. Os resultados evidenciam que os alunos estão globalmente satisfeitos com a formação oferecida. A análise dos dados apresentados deixou-nos muitas interrogações sobre o novo processo de formação.
id RCAP_60d5af5111a06794230589144c707029
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12248
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Formação na Licenciatura em Educação Básica: o que pensam os alunos da Escola Superior de Educação de BragançaEducação BásicaModelos de FormaçãoFormação de educadores e professoresNos últimos anos houve alterações da formação de educadores/professores no quadro do Processo de Bolonha. O Decreto-Lei 43/2007 de 22 de fevereiro, determina a formação de educadores e professores do ensino básico (1.º e 2.º ciclo) em dois ciclos: o 1.º, correspondente à licenciatura em Educação Básica e o 2.º, correspondente ao mestrado, com uma duração variável, dependendo dos domínios em que é feita a formação. Este estudo incide sobre a Licenciatura em Educação Básica na Escola Superior de Educação de Bragança. Pretendemos refletir e partilhar a opinião dos alunos sobre o modelo de formação. Participaram no estudo alunos da Licenciatura e do 1.º ano dos mestrados em funcionamento no ano letivo 2011/2012 num total de 139 alunos. Os resultados evidenciam que os alunos estão globalmente satisfeitos com a formação oferecida. A análise dos dados apresentados deixou-nos muitas interrogações sobre o novo processo de formação.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBGonçalves, AdorindaRodrigues, Maria José2015-11-03T11:58:55Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/12248porGonçalves, Adorinda; Rodrigues Maria José (2014). A Formação na Licenciatura em Educação Básica: o que pensam os alunos da Escola Superior de Educação de Bragança. EduSer - Revista de Educação. ISSN 1645-4774. 6:1, p. 18-331645-477410.34620/eduser.v6i1.57info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:28:58Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12248Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:41.721243Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Formação na Licenciatura em Educação Básica: o que pensam os alunos da Escola Superior de Educação de Bragança
title A Formação na Licenciatura em Educação Básica: o que pensam os alunos da Escola Superior de Educação de Bragança
spellingShingle A Formação na Licenciatura em Educação Básica: o que pensam os alunos da Escola Superior de Educação de Bragança
Gonçalves, Adorinda
Educação Básica
Modelos de Formação
Formação de educadores e professores
title_short A Formação na Licenciatura em Educação Básica: o que pensam os alunos da Escola Superior de Educação de Bragança
title_full A Formação na Licenciatura em Educação Básica: o que pensam os alunos da Escola Superior de Educação de Bragança
title_fullStr A Formação na Licenciatura em Educação Básica: o que pensam os alunos da Escola Superior de Educação de Bragança
title_full_unstemmed A Formação na Licenciatura em Educação Básica: o que pensam os alunos da Escola Superior de Educação de Bragança
title_sort A Formação na Licenciatura em Educação Básica: o que pensam os alunos da Escola Superior de Educação de Bragança
author Gonçalves, Adorinda
author_facet Gonçalves, Adorinda
Rodrigues, Maria José
author_role author
author2 Rodrigues, Maria José
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Adorinda
Rodrigues, Maria José
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Básica
Modelos de Formação
Formação de educadores e professores
topic Educação Básica
Modelos de Formação
Formação de educadores e professores
description Nos últimos anos houve alterações da formação de educadores/professores no quadro do Processo de Bolonha. O Decreto-Lei 43/2007 de 22 de fevereiro, determina a formação de educadores e professores do ensino básico (1.º e 2.º ciclo) em dois ciclos: o 1.º, correspondente à licenciatura em Educação Básica e o 2.º, correspondente ao mestrado, com uma duração variável, dependendo dos domínios em que é feita a formação. Este estudo incide sobre a Licenciatura em Educação Básica na Escola Superior de Educação de Bragança. Pretendemos refletir e partilhar a opinião dos alunos sobre o modelo de formação. Participaram no estudo alunos da Licenciatura e do 1.º ano dos mestrados em funcionamento no ano letivo 2011/2012 num total de 139 alunos. Os resultados evidenciam que os alunos estão globalmente satisfeitos com a formação oferecida. A análise dos dados apresentados deixou-nos muitas interrogações sobre o novo processo de formação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-11-03T11:58:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/12248
url http://hdl.handle.net/10198/12248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gonçalves, Adorinda; Rodrigues Maria José (2014). A Formação na Licenciatura em Educação Básica: o que pensam os alunos da Escola Superior de Educação de Bragança. EduSer - Revista de Educação. ISSN 1645-4774. 6:1, p. 18-33
1645-4774
10.34620/eduser.v6i1.57
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135267680944128