A Formação na Licenciatura em Educação Básica: o que pensam os alunos da Escola Superior de Educação de Bragança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/12248 |
Resumo: | Nos últimos anos houve alterações da formação de educadores/professores no quadro do Processo de Bolonha. O Decreto-Lei 43/2007 de 22 de fevereiro, determina a formação de educadores e professores do ensino básico (1.º e 2.º ciclo) em dois ciclos: o 1.º, correspondente à licenciatura em Educação Básica e o 2.º, correspondente ao mestrado, com uma duração variável, dependendo dos domínios em que é feita a formação. Este estudo incide sobre a Licenciatura em Educação Básica na Escola Superior de Educação de Bragança. Pretendemos refletir e partilhar a opinião dos alunos sobre o modelo de formação. Participaram no estudo alunos da Licenciatura e do 1.º ano dos mestrados em funcionamento no ano letivo 2011/2012 num total de 139 alunos. Os resultados evidenciam que os alunos estão globalmente satisfeitos com a formação oferecida. A análise dos dados apresentados deixou-nos muitas interrogações sobre o novo processo de formação. |
id |
RCAP_60d5af5111a06794230589144c707029 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12248 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Formação na Licenciatura em Educação Básica: o que pensam os alunos da Escola Superior de Educação de BragançaEducação BásicaModelos de FormaçãoFormação de educadores e professoresNos últimos anos houve alterações da formação de educadores/professores no quadro do Processo de Bolonha. O Decreto-Lei 43/2007 de 22 de fevereiro, determina a formação de educadores e professores do ensino básico (1.º e 2.º ciclo) em dois ciclos: o 1.º, correspondente à licenciatura em Educação Básica e o 2.º, correspondente ao mestrado, com uma duração variável, dependendo dos domínios em que é feita a formação. Este estudo incide sobre a Licenciatura em Educação Básica na Escola Superior de Educação de Bragança. Pretendemos refletir e partilhar a opinião dos alunos sobre o modelo de formação. Participaram no estudo alunos da Licenciatura e do 1.º ano dos mestrados em funcionamento no ano letivo 2011/2012 num total de 139 alunos. Os resultados evidenciam que os alunos estão globalmente satisfeitos com a formação oferecida. A análise dos dados apresentados deixou-nos muitas interrogações sobre o novo processo de formação.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBGonçalves, AdorindaRodrigues, Maria José2015-11-03T11:58:55Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/12248porGonçalves, Adorinda; Rodrigues Maria José (2014). A Formação na Licenciatura em Educação Básica: o que pensam os alunos da Escola Superior de Educação de Bragança. EduSer - Revista de Educação. ISSN 1645-4774. 6:1, p. 18-331645-477410.34620/eduser.v6i1.57info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:28:58Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12248Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:41.721243Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Formação na Licenciatura em Educação Básica: o que pensam os alunos da Escola Superior de Educação de Bragança |
title |
A Formação na Licenciatura em Educação Básica: o que pensam os alunos da Escola Superior de Educação de Bragança |
spellingShingle |
A Formação na Licenciatura em Educação Básica: o que pensam os alunos da Escola Superior de Educação de Bragança Gonçalves, Adorinda Educação Básica Modelos de Formação Formação de educadores e professores |
title_short |
A Formação na Licenciatura em Educação Básica: o que pensam os alunos da Escola Superior de Educação de Bragança |
title_full |
A Formação na Licenciatura em Educação Básica: o que pensam os alunos da Escola Superior de Educação de Bragança |
title_fullStr |
A Formação na Licenciatura em Educação Básica: o que pensam os alunos da Escola Superior de Educação de Bragança |
title_full_unstemmed |
A Formação na Licenciatura em Educação Básica: o que pensam os alunos da Escola Superior de Educação de Bragança |
title_sort |
A Formação na Licenciatura em Educação Básica: o que pensam os alunos da Escola Superior de Educação de Bragança |
author |
Gonçalves, Adorinda |
author_facet |
Gonçalves, Adorinda Rodrigues, Maria José |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Maria José |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Adorinda Rodrigues, Maria José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Básica Modelos de Formação Formação de educadores e professores |
topic |
Educação Básica Modelos de Formação Formação de educadores e professores |
description |
Nos últimos anos houve alterações da formação de educadores/professores no quadro do Processo de Bolonha. O Decreto-Lei 43/2007 de 22 de fevereiro, determina a formação de educadores e professores do ensino básico (1.º e 2.º ciclo) em dois ciclos: o 1.º, correspondente à licenciatura em Educação Básica e o 2.º, correspondente ao mestrado, com uma duração variável, dependendo dos domínios em que é feita a formação. Este estudo incide sobre a Licenciatura em Educação Básica na Escola Superior de Educação de Bragança. Pretendemos refletir e partilhar a opinião dos alunos sobre o modelo de formação. Participaram no estudo alunos da Licenciatura e do 1.º ano dos mestrados em funcionamento no ano letivo 2011/2012 num total de 139 alunos. Os resultados evidenciam que os alunos estão globalmente satisfeitos com a formação oferecida. A análise dos dados apresentados deixou-nos muitas interrogações sobre o novo processo de formação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2015-11-03T11:58:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/12248 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/12248 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Adorinda; Rodrigues Maria José (2014). A Formação na Licenciatura em Educação Básica: o que pensam os alunos da Escola Superior de Educação de Bragança. EduSer - Revista de Educação. ISSN 1645-4774. 6:1, p. 18-33 1645-4774 10.34620/eduser.v6i1.57 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135267680944128 |