A supervisão pedagógica e o desenvolvimento da reflexividade de professores em formação inicial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/2723 |
Resumo: | Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010 |
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A supervisão pedagógica e o desenvolvimento da reflexividade de professores em formação inicialFormação inicial de professoresSupervisão pedagógicaReflexividadeTeses de mestrado - 2010Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010Este estudo insere-se na área da Supervisão Pedagógica e incide, essencialmente, sobre o desenvolvimento da reflexividade dos professores durante a formação inicial. Pretendeu-se saber quais as concepções que os formadores inquiridos têm, de reflexividade, e o modo como avaliam as competências reflexivas dos formandos. Foi desenvolvido um estudo exploratório, em que se adoptou como instrumento de recolha de dados um questionário aberto, aplicado a um grupo de 12 supervisores com formação académica diferenciada e cujos desempenhos correspondem ao 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e ao Ensino Secundário. No tratamento dos dados recorremos a uma abordagem de natureza qualitativa. O quadro conceptual engloba uma revisão da literatura sobre o conceito de reflexividade, concepções de supervisão pedagógica, modelos/cenários de supervisão e competências supervisivas. Faz-se, ainda, referência ao enquadramento legal da supervisão em Portugal. Os resultados obtidos permitiram constatar que os inquiridos gostam de exercer a função supervisiva, considerando-se modelos profissionais, disponíveis para partilhar os seus conhecimentos (saber, saber-fazer, saber-estar), apoiar/ajudar e avaliar os seus formandos. No exercício das suas funções, privilegiam dois tipos de competências, as pessoais e as científico-técnicas, sendo as competências pessoais referidas como as mais valorizadas. Através da análise dos dados obtidos, pudemos inferir que os supervisores inquiridos detentores de uma pós-graduação ou especialização na área da supervisão pedagógica compreendem melhor a relevância da reflexividade no desempenho profissional. Pudemos, ainda, constatar a não existência de uma uniformidade de critérios (critérios padrão) na avaliação das competências reflexivas.This is a study in the field of pedagogical supervision and its focus is mainly on the development of teachers’ reflection during the period of their initial education. It was intended to know what conceptions about reflexivity were supported by the teacher educators we inquired and also the forms they use to evaluate the reflective competencies of their trainees. An exploratory study was developed. For the purpose of data collection, we used an open questionnaire answered by twelve supervisors having diverse academic backgrounds and acting at different school levels – 1st, 2nd and 3rd cycles of Basic Education and Secondary Education. We followed a qualitative approach for data analysis. The conceptual framework was built upon a revision of the literature about conceptions of reflexivity, pedagogical supervision and their possible models/scenarios, and supervisory competencies. A reference is made also to the legal framework of pedagogical supervision in Portugal. The results allow us to think that the supervisors inquired like to perform their job, portraying themselves as professional role models, are open to share their knowledge, skills and attitudes, and to support/aid and evaluate their trainees. In the development of their action, they highlight two sets of competencies – personal and scientific / technical – the personal competencies being the most praised. By the analysis of the data we collected, we came to the conclusion that those supervisors who followed postgraduate studies or a specialization in the field of pedagogical supervision understand better the relevance of reflection for the professional performance. We found also that there are no consensual criteria (standards) for the evaluation of teachers’ reflective competencies.Esteves, Maria Manuela, 1949-Repositório da Universidade de LisboaNeto, Ana Cristina de Sousa Tavares, 1963-2011-03-16T16:24:43Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2723porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:43:12Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2723Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:01.182438Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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